Quando entro numa escola, tenho a sensação momentânea de ser uma “celebridade” !!!!

Quando entro numa escola, tenho a sensação momentânea de ser “celebridade”. Pode ser como professora de sociologia, professora substituta ou como visitante para dar alguma oficina/palestra/roda de conversa – o primeiro dia é sempre uma “festa”. As reações dos alunos são as mais diversas possíveis: expressões faciais de susto, estranhamento, admiração, curiosidade, um colega cutucando o outro, uns cochichando, outros correndo para chamar os outros “pra ver”, correm pra porta da sala, dão uma espiadinha na sala de professores, os menos tímidos me fazem pequenos interrogatórios e o assunto claro, além da minha idade (porque me acham muito nova) sempre chega no cabelo. Os comentários que chegam diretamente a mim são elogios: “muito linda!”, “pô que massa”, “mó estilo”, “como é que você faz?”, “adorei seu cabelo!”, “queria deixar o meu assim”, “maneiro” etc. Os cochichos entre eles só Deus pra saber hahaha.

Enviado por Eliane Quintiliano via Guest Post para o Portal Geledés

Eu acho antes de tudo muito interessante esse incomodo (tanto positivo quanto negativo) que causo nas pessoas ao deixar meu cabelo natural, mas a escola tem sempre um ‘ar’ especial. Hoje aconteceu uma situação muito engraçada, na escola onde fui participar de uma roda de conversa, certo momento estava caminhando sozinha pelo corredor em direção ao auditório, os alunos estavam em horário de aula. Apareceram dois meninos que provavelmente voltavam do banheiro, levaram um susto (literalmente) quando me viram e um deles apontou e falou rindo:

– Credo!Olha o cabelo da mulher véi! – O outro riu junto. Os dois meninos PARDOS de mais ou menos uns 11 anos, cabelo raspado máquina 2.

O primeiro entrou na sala. O segundo no entanto foi me seguindo, desviando quando eu olhava pra trás para “não ser visto”. De repente ele pega no meu cabelo, me pegando de surpresa e repreendi o menino falando pra ele parar e que se quisesse tocar, deveria pedir autorização.

– Credo! Por que seu cabelo é assim??!! – em tom de reprovação.
– Por que eu sou negra, ele é crespo. Se o seu cabelo crescer ele também vai ficar assim igual ao meu! (Falei isso porque além de pardo e feições negras, era possível ver um pouco da espessura e estrutura do fio de cabelo embora raspado. -sou quase especialista nisso rs)

Ele olhou com olho arregalado pra mim falou “até parece” e saiu correndo. Que cena cômica ( e triste ao mesmo tempo) cheguei em casa rindo contando o caso pra minha irmã e meus pais e fiquei mais pensativa ainda sobre como as pessoas realmente desconhecem as características do próprio corpo, a estrutura do cabelo crespo é estranha pra muita gente, até mesmo pra quem o tem!
O crespo deveria ser um “cabelo comum” já que pretos e pardos são mais da metade da população no entanto, nos ensinam a odiá-lo.O que é uma pena.

Quanto ao menino, espero que eu tenha ajudado a ficha dele cair de que mesmo raspado o cabelo dele é crespo e que tenha sido válida a experiência de ter tocado no meu blackPOWER macio e la-cra-dor hahaha.

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Ana Maria Gonçalves fala de leituras, escritas e produção literária negra

Em outubro, a Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do...

USP, até quando para tão poucos?

Por: DANTE PEIXOTO, JOANA SALÉM e PAULO TAUYR  ...

E elas, não são mulheres?

A intelectual Sueli Carneiro, em seu artigo sobre Gênero...

Campanha Nacional pelo Direito à Educação – Posicionamento Público

"O direito à educação das crianças é o seu...

para lembrar

Acesso ao pré-natal é pior para meninas negras e indígenas, diz pesquisadora da UFBA

O racismo na sociedade brasileira começa a afetar pessoas...

Vivas à Biblioteca Inaldete Pinheiro

A primeira vez que estive com Inaldete Pinheiro foi...

SISU: Matrícula de aprovados na 1ª etapa da seleção do Enem termina sexta

A matrícula dos aprovados na primeira etapa do Sisu...

Marina Silva: ‘Não temos o direito de ser estúpidos’

Nenhum apoio a Luiz Inácio Lula da Silva nestas eleições é...
spot_imgspot_img

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...
-+=