Quesito raça/cor passa a integrar todos os sistemas de informação do SUS

Foi publicada nesta quinta-feira (02/02), no Diário Oficial da União, a Portaria nº 344 do Ministério da Saúde (MS), que dispõe sobre o preenchimento do quesito raça/cor nos formulários dos sistemas de informação em saúde. O documento é resultado de articulações entre o órgão e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). Acesse aqui.

Do Seppir

Neste contexto, foi realizada uma reunião entre o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e a titular da SEPPIR, Luislinda Valois, em janeiro deste ano. Durante o encontro, a Secretária ressaltou a importância da celeridade no processo de publicação, a fim de cumprir determinações previstas no Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288).

Entre os objetivos da Portaria, constam subsidiar o planejamento de políticas públicas que levem em consideração as necessidades específicas de cada grupo racial/étnico; a melhoria da qualidade dos sistemas de informação do Sistema Único de Saúde (SUS) no que tange à coleta, ao processamento e à análise dos dados desagregados por cor, etnia e gênero; e a promoção da equidade.

Segundo o texto, a coleta do quesito e o preenchimento do campo denominado raça/cor serão obrigatórios aos profissionais atuantes nos serviços de saúde, de forma a respeitar o critério de autodeclaração do usuário, dentro dos padrões utilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, são cinco classificações: pretos ou pardos (indivíduos dos dois grupos são considerados negros), brancos, amarelos e indígenas.

Saúde da população negra

As disposições sobre o preenchimento do quesito raça/cor nos sistemas de informação do SUS atendem aos objetivos da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), que define os princípios, a marca, os objetivos, as diretrizes, as estratégias e as responsabilidades de gestão, voltados para a melhoria das condições de saúde dos afro-brasileiros. Acesse aqui informações sobre a PNSIPN.

Década Afro

A Portaria estabelece o comprometimento do Ministério da Saúde em apresentar anualmente Relatório Sistematizado acerca da Situação de Saúde da População Negra no Brasil, reafirmando o compromisso do órgão em contribuir para a implementação do programa de ação e atividades no âmbito da Década Internacional de Afrodescendentes. Proclamado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o decênio será celebrado de 2015 a 2024.

Histórico

No Brasil, é recente a utilização do recorte racial para analisar dados relacionados ao campo da saúde, apesar de o IBGE coletar estas informações. Ressalte-se que a inclusão do quesito raça/cor nas estatísticas oficiais de saúde era uma reivindicação do movimento negro, algo que começou a se tornar realidade nos anos 1990.

+ sobre o tema

Estudo indica que DSTs atingem mais os homens negros no Brasil

Fonte: Diário de Pernambuco - O total de homens negros...

Dennis de Oliveira: O plebiscito, os médicos e a contradição entre Casa Grande e Senzala

A presidenta Dilma Rousseff buscou retomar a iniciativa política...

Promotoras Legais Populares do Geledés recebem netos de Nelson Mandela em atividade de prevenção a AIDS

   Por: Nilza Iraci Fotos: Renato Oliveira As Promotoras Legais Populares do...

Irmãos albinos relembram momentos ao lado de fotógrafo Alexandre Severo

Amanda Miranda Kauan, hoje aos 10 anos, não se esquece...

para lembrar

Estudo indica que DSTs atingem mais os homens negros no Brasil

Fonte: Diário de Pernambuco - O total de homens negros...

Risco e escolha

A noção de risco em saúde orienta o processo...

Cerca de 100 especialistas em HIV estavam em avião da Malásia

Mortes de dezenas de destacados especialistas na área provocam...

Vacina de hepatite A passa a ser oferecida em todo o país este mês

Paraná, São Paulo e Roraima eram últimos estados que...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...
-+=