Racismo e negritude – Afroempreendedorismo – Bloco 2

O racismo é o principal obstáculo ao afroempreendedorismo. Mas não é só: o sistema tributário brasileiro também desfavorece os negros que pretendem abrir um pequeno negócio. “Racismo e Negritude” é o tema da Reportagem Especial desta semana. No segundo capítulo, de cinco capítulos, conheça a Rede Brasil Afroempreendedor, associação de empresários negros, recém-criada e presente em 12 estados brasileiros

Do Câmera 

A advogada gaúcha Mariana Ferreira dos Santos, de 28 anos, é especializada em mercado imobiliário e sócia de duas empresas: uma construtora e uma consultoria imobiliária e financeira. Na consultoria, ela e o irmão, Daniel, de 26 anos, estão inovando o mercado imobiliário, com uma solução que facilita o caminho da compra da casa própria. Com um diferencial: perto do local de trabalho.

Funciona como uma compra coletiva: um grupo de funcionários de uma empresa contrata a consultoria de Mariana para que ela negocie com uma grande construtora, em nome dos clientes, uma torre inteira de apartamentos. Cada um vai pagar pelo seu, mas o poder de barganha ao se negociar 20 ou 30 apartamentos é muito maior do que se cada pessoa for sozinha comprar o seu imóvel. E o mais importante: os imóveis ficam sempre em um raio de 5 km do local de trabalho dos compradores. Mariana fala das vantagens disso para o trabalhador:

“Mesmo que tu não tenhas renda, que sejas uma pessoa que use o transporte público, você vai ficar presa no trânsito, quanto se tu fores uma pessoa que tem dinheiro e tem seu próprio carro também vai ficar presa no trânsito. Então, afeta todo mundo.”

A proposta traz benefícios também às empresas empregadoras, pois o funcionário que mora perto chega menos cansado e menos estressado ao trabalho e, portanto, rende mais. Sem falar que há menos carros e menos trânsito e poluição para o resto da cidade. O projeto rendeu aos jovens empresários a participação em um processo seletivo para conquistar financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O objetivo desse processo seletivo é favorecer o surgimento, no Brasil, das primeiras empresas milionárias de propriedade de pessoas negras.

Agora eu pergunto: até aqui alguém tinha imaginado a Mariana e o Daniel como jovens negros?

A competência deles deveria dispensar a descrição sobre cor da pele. Mas não dispensa. Ouça o relato da Mariana:

“Como a gente trabalha, às vezes, com torres inteiras de incorporações, então 4, 5, 6, 7 milhões uma torre e, simplesmente, chegar o proprietário de uma das empresas com que a gente está em negociação e falar: ‘olha, estou esperando ainda a Mariana vir aqui para falar’. […] Uma das pessoas falou: ‘a Mariana é aquela sentada ali, ela foi uma das primeiras a chegar à reunião’. E ele ficou estarrecido. Não participou da reunião, não levou nosso trabalho com o mínimo de seriedade. Acho que nunca passou pela cabeça dele uma mulher negra discutindo tamanho, volume de recursos.”

As empresas da Mariana e do Daniel fazem parte da Rede Brasil Afroempreendedor, uma associação de empresários negros recém-criada e que já está presente em 12 estados brasileiros. Eu conversei com o Adilton de Paula, do Instituto Adolpho Bauer, que ajudou a criar a rede. Ele me contou que o racismo ainda é o principal obstáculo enfrentado pelos empreendedores negros no Brasil. O problema é tão grave que afeta a autoestima desses empresários:
“Quando essa pessoa vai a um banco pedir empréstimo, quando vai pedir fomento, quando vai pedir credenciamento de um projeto, sempre olham pra ele e dizem ‘não’ sem muitas vezes sequer analisar o projeto com mais profundidade, porque a análise é a análise do olhar: é negro, não vai dar certo. Por tanto ouvir falar, também é introjetado pela população negra, que não se vê alvo e com condições de sonhar grande, de pensar grande e de construir projetos de grande magnitude.”

O sistema tributário brasileiro também não é favorável aos afroempreendedores, que são, em sua maioria, micro ou pequenas empresas sem empregados. A pesquisadora Grazielle Custódio, do Inesc, Instituto de Estudos Socioeconômicos, é autora de um estudo sobre o impacto da carga tributária em função de gênero e raça. Ela explica como o cenário atual favorece as grandes empresas, em geral, de propriedade de homens brancos:

“As grandes corporações, principalmente as multinacionais, conseguem, exatamente pela sua característica de multinacional, realizar uma série de manobras e fazer com que seus lucros sejam sempre considerados em um país de paraíso fiscal. Com isso, ela deixa de pagar o tributo dentro do país em que ela deveria estar pagando. Então, a grande não está pagando tributo, o pequeno e o médio estão. Quando isso acontece, a gente tem uma situação de extrema injustiça fiscal, porque a gente desregula a capacidade de competição no mercado.”

Outra injustiça apontada pelo estudo é o fato de os impostos incidirem mais sobre o consumo e não sobre o patrimônio. O deputado Reginaldo Lopes, do PT mineiro, diz quem sofre mais com isso:

“O pobre paga mais impostos porque o preço final do produto no consumo já está ali embutido o preço da carga tributária. Ele já compra o produto com aquela carga tributária transferida pra ele. O cidadão que ganha um milhão por mês, ao chegar no supermercado paga por um pacote de arroz o mesmo preço do trabalhador assalariado ou uma família do Bolsa Família.”

Ao distribuir a população entre mulheres e homens, e brancos e negros, e olhar para a renda de cada grupo, a pesquisadora Grazielle Custódio, do Inesc, encontrou o seguinte quadro: entre os mais pobres, estão as mulheres negras; e, entre os mais ricos, estão os homens brancos. A conclusão, portanto, é simples: se proporcionalmente o pobre paga mais impostos e as mulheres negras são as mais pobres, são elas que pagam mais impostos no Brasil.

 

Reportagem – Verônica Lima
Edição – Mauro Ceccherini
Produção – Íris Cary, Cristiane Baker e Gabriela Pantazopoulos
Trabalhos Técnicos – Carlos Augusto de Paiva

Leia Também:

Racismo e negritude – Autoestima – Bloco 1

+ sobre o tema

Uneb terá concurso com 221 vagas para professor

Inscrições começam no dia 12 de janeiro No ibahia A Universidade do...

Empresas pretendem contratar nº maior de mulheres após maternidade

O Brasil está um ponto percentual acima da média...

Comércio oferece 17.272 vagas para o Dia dos Namorados

- Fonte: Folha Online - Três postos de intermediação...

para lembrar

Oito direitos humanos fundamentais do trabalhador

Por:Caiubi Miranda Blog Direitos Humanos no Trabalho Depois de quase trinta...

‘Mentalidade’ é obstáculo para empreendedoras brasileiras, diz especialista

Arancha González é diretora do International Trade Centre –...

Governo estende seguro desemprego para 216,5 mil trabalhadores

Fonte: Canal Rural Gabriel Jabur/ Agência Brasília/Fotos Públicas O governo vai...

Ministério do Trabalho capacitará 25 mil trabalhadores

Fonte: O Reporter -   Brasília - Até...
spot_imgspot_img

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em mais de 20% com políticas públicas que removessem as dificuldades impostas às mulheres no mercado...

Homens ocupam seis em cada dez cargos gerenciais, aponta IBGE

As mulheres são maioria entre os estudantes que estão em vias de concluir o ensino superior, no entanto são minoria em relação a posições...
-+=