Racismo, futebol, alegria e carnaval

Não existe racismo? Quando uma criança negra não ouve falar de seus iguais na escola, o que isso significa?

Por  Xico Paiva, no Blog do Acélio 

Resposta/desculpa: os professores não foram formados para trabalhar temáticas étnicas e raciais na sala de aula, além disso, não existem materiais pedagógicos adequados.

Um fato: os materiais não somente existem como são abundantes, assim como cursos para professores.

Não existe racismo? Quando um jovem negro é morto pela polícia, o que isso significa? Resposta/desculpa: ele era suspeito. Por que os negros sempre são suspeitos?

Fato: mais de 70% dos jovens mortos no Brasil são negros, entre 15 e 29 anos.

Não existe racismo? Se uma mulher negra é hostilizada por causa de seu cabelo, o que isso significa?

Resposta/desculpa: a culpa é dela que podia ter alisado o cabelo. Em outras palavras ele devia negar sua “identidade” e entrar na moda, no padrão.

Fato: existe um padrão estético de beleza que nega a existência da beleza negra. A mulher negra, para esse padrão, é um adorno carnavalesco.

Não existe racismo? Nos meios de comunicação de massa os negros são relegados a papeis subalternos, o que isso significa?

Resposta/desculpa: os meios de comunicação só retratam a realidade. Ser negro não é real, é ficcional ainda mais com diploma.

Fato: os meios de comunicação, em geral, discriminam as pessoas negras. Por isso, os jornalistas e apresentadores negros em grandes veículos são pouquíssimos ou inexistentes.

Não existe racismo? As pessoas são contra as cotas raciais, o que isso significa? Resposta/desculpa: apenas defendem o mérito. Não há mérito em ter sobrevivido a um holocausto de quatro séculos no Brasil?

Fato: a universidade pública não deve ser privilégio de alguns, como foi até bem pouco tempo, deve ser ocupada pelos sujeitos na mesma proporção que eles existem na sociedade.

Não existe racismo? Se você não ver pessoas negras em cargos de alta representação social, o que isso significa?

Resposta/desculpa: existe sim! Eu conheço um negro, uma negra que ocupa um cargo e tal, assim assado.

Fato: pessoas negras em cargos de alta representação social fora do mundo artístico e esportivo são exceções.

Não existe racismo? Se você por ser negro é acompanhado pelo segurança do supermercado, da loja, do shopping, dentre outros; o que isso significa?

Resposta/desculpa: foi só um mal entendido.

Fato: por que o mal entendido é sempre com uma pessoa negra? As representações sociais dos grupos são construídas a partir da forma como os sujeitos são expostos. Como as populações negras são apresentadas de forma estereotipada: negro x pobreza, negro x violência; o saldo é uma imagem irreal e preconceituosa.

Não existe racismo? Se as pessoas seguram as bolsas com mais força quando passam por um homem negro, o que isso significa?

Resposta/desculpa: não pensei que era ladrão, não. Sempre faço isso mesmo.

Fato: durante séculos as elites coloniais para justificar a escravidão cunharam uma imagem negativa das populações negras. Ainda hoje, existe a tendência de associação do negro a coisas negativas: “a coisa está preta”.

Não existe racismo? Em uma blitz a pessoa negra é quase sempre parada, o que isso significa? Resposta/desculpa: é só procedimento de rotina.

Fato: pessoas negras são tratadas como suspeitas.

Não existe racismo? Os negros são maioria da população carcerária do Brasil; o que isso significa?

Resposta/desculpa: negros são violentos.

Fato: é grande o número de crianças negras que abandonam ou desistem dos estudos, que vivem em locais em que as políticas públicas são precárias ou inexistentes e quando adultas encontram maior dificuldade de acesso ao mercado de trabalho.

Negamos o racismo por uma causa simples: ele não combina com o país que imaginamos ser. O país da alegria, do futebol e do carnaval.

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Xô Racismo !

Fonte: Revista Viracão Por Paloma Klisys* O desejo de domínio, controle...

Sete pessoas são presas por racismo contra filha de Bruno Gagliasso

Uma adolescente de 14 anos que usava perfil falso...

OAB/SP lança nota de repúdio

Fonte: Afropress S. Paulo - O presidente...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=