Racismo leva árbitro a suspender partida

Rentería, atacante do San Marcos, comemorou gol, e os torcedores do Iquique começaram a xingá-lo

 

No Planeta Esporte 

 

Sede da Copa América de 2015, o Chile registrou neste domingo (23) mais um caso de racismo no continente, quando ofensas contra o venezuelano Emilio Rentería levaram o árbitro a suspender o duelo entre San Marcos de Arica e Iquique.

Rentería, atacante do San Marcos, acabava de comemorar um gol marcado aos dois minutos do segundo tempo, quando os torcedores do Iquique começaram a gritar insultos racistas.

Visivelmente afetado, o atleta começou a chorar no meio do gramado, enquanto companheiros de equipes e jogadores do time adversário tentavam confortá-lo.

Apesar disso, a partida continuou até os 26 minutos, quando a torcida rival voltou a ofender o atleta, o que motivou a decisão do juiz Julio Bascuñán de suspender o jogo.

O venezuelano já havia sido vítima de racismo há duas semanas, quando foi chamado de “macaco” e “negro de merda” por torcedores do O’Higgins.

Na ocasião, o governo chileno tinha afirmado que queria “deixar um recado claro” para que atos como esse não se repitam, mas o episódio lamentável deste sábado mostra que as medidas não foram suficientes.

Os casos de racismo vêm se multiplicando no futebol sul-americano. No Brasil, houve vários incidentes nos últimos meses, o de maior repercussão envolvendo o goleiro Aranha, do Santos, ofendido por torcedores do Grêmio.

Na Argentina, o atacante Teófilo Guttiérez, maior destaque do River Plate, foi chamado de “negro de merda” por um radialista e, no Peru, o brasileiro Tinga ouviu vários gritos de “macaco”, quando jogava com o Cruzeiro contra o Real Garcilaso.

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Polícia investiga caso de racismo contra professor

  Professor de História registrou boletim de ocorrência...

A certeza da impunidade: O racismo tem cara e endereço eletrônico

A gente precisa conversar sério sobre racismo com a...

Homem é preso por suposta atitude racista em Uberlândia

Segundo síndico do prédio, essa mesma atitude racista já...

Como não criar filhos racistas

Se o seu maior medo é ter um filho...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=