Racismo na internet: meme no Facebook convoca ao boicote de médicos cotistas

Imagem racista dizia: ‘Desde que inventaram as cotas, não dá mais para confiar em profissionais de cor! Recuse cotista! Boicote ao despreparo!’

Do Carta Maior 

Um meme – tipo de linguagem comum no Facebook que, normalmente, expressa uma opinião com humor – convoca ao boicote de médicos cotistas. Na imagem, publicada na semana passada na rede social, uma mulher branca questiona a competência de um médico negro, pois ele poderia ter acessado a universidade pelo sistema de cotas.

Mais do que manifestar posição contrária ao mecanismo de ação afirmativa, a imagem expressa racismo e deve ser denunciada. A opinião é do coordenador da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh), Carlos Alberto Santos de Paulo.

Cotas2

Para ele, a expansão do racismo nas redes sociais deve-se ao “aparente anonimato” e à insatisfação com essa política. “O Estado assumiu o compromisso de buscar equalizar as oportunidades historicamente obstruídas. E, nesse sentido, a reação é natural, sobretudo, porque se está tirando um privilégio que até então não fora questionado”, declarou.

O meme já foi retirado da página “Sou fã do Levy desde quando ele disse que aparelho excretor não reproduz”, mas permanecem outras postagens contrárias ao sistema de cotas. A página em si faz referência a uma declaração do então candidato a presidência da República pelo PRTB, Levy Fidelix, muito criticada no ano passado por ser considerada homofóbica.

O coordenador da Semidh orienta os ofendidos a denunciarem esse tipo de atitude no próprio Facebook, usando a hashtag #HumanizaRedes, uma iniciativa do governo federal, que busca garantir mais segurança na rede e enfrentar as violações aos direitos humanos no ambiente virtual.

Leia Também “Todo preconceituoso é covarde. O ofendido precisa compreender isso”, Mario Sergio Cortella

Ele disse ainda que o indivíduo que se sentir ofendido pode procurar diretamente a Polícia Civil. O coordenador avalia, entretanto, que os órgãos de segurança não estão suficientemente preparados para acolher esse tipo de demanda, podendo “descaracterizar e desqualificar a ofensa”

“As instituições de segurança pública não estão preparadas objetivamente para recepcionar essa demanda, temos ainda que fazer uma discussão muito séria sobre como lidar com isso”, lamenta.

O Saúde Popular faz opção de não reproduzir o meme, pois poderia contribuir com a propagação deste tipo de mensagem na internet. Confira o texto original:

Médico negro: “Olá, sou o médico que vai te atender hoje”.
Paciente: “Ih, será que dá pra confiar?”.

“Desde que inventaram as cotas, não dá mais para confiar em profissionais de cor! Recuse cotista! Boicote ao despreparo!”.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

ROSELI FISCHMANN: Currículo de desigualdades

A crise desencadeada pelo Enem é proporcional à sua...

Cotas, o branqueamento e a discriminação racial

Durante a última semana, houve bastante repercussão sobre a...

Estudante negro cotista se forma com o melhor desempenho da turma

Edgar Nascimento teve a melhor nota média no curso...

A professora, o aluno negro, as cotas e o racismo que muita gente não quer ver

Na ultima semana nos deparamos com a mais nova...
spot_imgspot_img

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...

O Brasil branco é um produto de cotas

Quem observa a oposição às cotas raciais nas universidades e no serviço público é capaz de pensar que o Brasil nunca adotou cotas anteriormente. Errado. O...

Folha ignora evidências favoráveis às cotas raciais

Na quinta-feira (7), pela oitava vez, esta Folha publicou um editorial ("Cotas sociais, não raciais") explicitando sua posição ideológica sobre as cotas raciais, negando os evidentes resultados...
-+=