Racistas ameaçam policial e jornalista

Fonte: Írohín Jornal Online –

A delegada Margarette Barreto, chefe da Delegacia de Crimes Raciais de São Paulo, e o jornalista Dojival Vieira, editor de Afropress – Agência Afro-Étnica de Informação, parceira de ViaPolítica, sofrem, na Internet, ataques e ameaças da organização criminosa White Power . Reproduzimos, abaixo, trechos do editorial de Afropress – www.afropress.com – onde Dojival Vieira denuncia a violência e a ação dos racistas e pede o fim da impunidade para os criminosos.

Afropress – A mais recente investida dos bandos nazi-racistas, que há um ano nos atacam e ameaçam sistematicamente, expondo em uma página na Internet as fotos da chefe da Delegacia de Crimes Raciais de São Paulo, delegada Margarette Barreto, e do editor da Afropress, jornalista Dojival Vieira, e apontando a ambos como “inimigos” da organização, demonstra até que ponto está chegando a ousadia de criminosos racistas que operam à margem da lei.

A White Power (Poder Branco), que assume a autoria das ameaças, é uma facção criminosa de caráter nazi-racista, que tem entre seus princípios a defesa do neonazismo e da supremacia branca. Combate e ataca sistematicamente negros, judeus, nordestinos, latinos, ciganos, enfim, todas as pessoas que não fazem parte do seu bizarro mundo de racismo e violência.

Fotos de Hitler e da suástica são o material de propaganda mais visível da facção que opera a partir de São Paulo e teve, nos últimos dias, três dos seus membros presos pela Polícia distribuindo cartazes em que pregam contra as ações afirmativas e as cotas: “Vestibulando branco. Hoje eles roubam sua vaga nas universidades públicas. E chamam isso de direitos iguais. Se você não agir agora, quem nos garante que eles não roubarão vagas nos concursos públicos? Devemos assegurar a existência de nossa raça e o futuro de nossas crianças brancas”.

A atitude de uma organização de caráter racista ao ameaçar nada menos que a maior autoridade policial – a Chefe da Delegacia de Crimes Raciais – que tem como função justamente o combate aos crimes dessa natureza, é mais do que aparenta: é um aberto desafio às leis e às autoridades constituídas.

E mais: sem uma atitude de firmeza de todos os que amam a liberdade, a igualdade e a democracia, e sem a punição de criminosos que andam às soltas ameaçando, por quaisquer pretextos, quem não está de acordo com a sua ideologia que tantos males já causou à humanidade, caminhamos a passos muito largos para o fim do estado democrático de direito e para a barbárie.

Eis a razão do porque, da nossa parte, não resta outra alternativa. É hora de dizer um Basta! É hora de exigir das autoridades responsáveis, em especial do Secretário de Segurança Pública e do Ministro da Justiça – responsáveis, segundo a Constituição, pela manutenção da ordem e da segurança de cada cidadão brasileiro – providências imediatas. Ambos têm ao seu dispor uma Polícia muito bem aparelhada (a de São Paulo é mais bem aparelhada do país) e serviços sofisticados de inteligência que, se acionados, identificarão rapidamente os criminosos e os punirão na forma e com os rigores da Lei.

Nossa atitude tem a firmeza que o momento exige: a segurança pessoal e a integridade física do jornalista Dojival Vieira, editor de Afropress, é, a partir desse momento, de inteira responsabilidade do senhor Secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu, e do Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

Não vamos nos intimidar com ameaças de bandidos nazi-racistas, que querem suprimir os direitos e as liberdades fundamentais, tão duramente conquistadas na luta contra a ditadura. Mantemos a duras penas o projeto Afropress, buscando fazer um jornalismo sério, crítico, fundado nos princípios éticos fundamentais, no respeito aos direitos da pessoa humana e com foco na temática racial e étnica. A Afropress existe exatamente para contrapor-se à estratégia da invisibilidade da temática racial que tem sido a regra na mídia convencional.
Somos um veículo necessário, como demonstram as estatísticas de acesso que revelam um interesse crescente, não apenas no Brasil, mas também nos Estados Unidos e países da Europa.

O silêncio e a omissão diante de criminosos que se apresentam em aberto desafio às leis do estado democrático de direito e às autoridades constituídas – significaria contribuir para um retorno ao estado de barbárie – que a civilização humana moderna há séculos superou.(…)

(…) Por tudo isso, jamais terão nosso silêncio. Nem rendição. Venceremos!

Matéria original: Racistas ameaçam policial e jornalista

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

PSDB e PMDB perdem prefeituras; PT, PSD e PSB ganham peso

O PSDB saiu menor das urnas, em comparação...

Por conta de impasse, entre o MEC e Secretária da Educação, aluno pode perder vaga na universidade

      Um impasse entre o Ministério da Educação (MEC) e...

Jessé Souza: Escravidão é o que define sociedade brasileira

Reescrever a história dominante de que a corrupção é...

Haddad tem 49%, e Serra, 33%, diz Ibope

O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (17), a segunda pesquisa de intenção...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=