Resultados da pesquisa Sergio Ricardo denuncia violência de PMs no Vidigal

O músico, pintor e cineasta Sergio Ricardo, 83, morador da Favela do Vidigal, escreveu artigo denunciando uma dupla de policiais militares, apelidados pelos moradores de “Patati e Patatá”, que segundo relatos recebidos por ele tem “espalhando terror aos tapas” e invadido lares: “A população está sendo tratada como se fossem marginais, crianças são interrogadas aos tapas até provar que não são aviões de droga, daí a um rosário de abusos aterrorizando os moradores mais humildes que não sabem mais o que fazer. Abandono tem limites. Se eles constituem a ala rejeitada da sociedade capitalista, nem por isso têm que ser tratados como bichos, ou como bandidos”, afirma.

Por Sergio Ricardo Do Brasil247

Parto do princípio que a sociedade brasileira não se constitui somente dos privilegiados e que os menos favorecidos nao tenham que arcar com o sacrifício do terror do abandono e achincalhe como estão vivendo os habitantes do bairro próximo do Largo do Santinho, na favela do Vidigal. Os moradores não podem sair nem chegar à suas casas após as oito da noite, porque invariavelmente são abordados por policiais, basicamente a dupla “Patati e Patatá”, espalhando terror aos tapas e invasões de lares.

Até que se prove a inocência, a população está sendo tratada como se fossem marginais, crianças são interrogadas aos tapas até provar que não são aviões de droga, daí a um rosário de abusos aterrorizando os moradores mais humildes que não sabem mais o que fazer. Abandono tem limites. Se eles constituem a ala rejeitada da sociedade capitalista, nem por isso têm que ser tratados como bichos, ou como bandidos.

A agressão à dignidade que lhes resta para enfrentar com trabalho, ainda de escravos, merece pelo menos o respeito e a atenção das autoridades e da sociedade, quanto mais não seja, pela mão de obra que lhes cabe neste latifúndio chamado Brasil.

Que na pior das hipóteses os senhores “Patati e Patatá” (nome que lhes dão os moradores) sejam substituídos enquanto prosseguir a caça às raposas do tráfico, cujo resquício garantem existir. A medida se faz premente pela perspectiva de uma reação que já está contaminando a paciência dos habitantes de toda a favela. Como a desse que vos fala. Está faltando inteligência estratégica e humana para resolver um problema que não compete ao trabalhador braçal oferecer solução. Não é o roto que tem que pagar pelo esfarrapado.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

A democracia, a surdez e por que (infelizmente) nossos motivos pra lutar ainda são os mesmos

Muitas coisas acontecem em dez anos, inclusive nada. Por EMICIDA, no...

Extermínio tolerado

Waldik Gabriel Chagas, 11 anos, tinha o olhar esperto...

Vidas negras ainda não importam

Na sua essência mais absoluta, o racismo é o...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=