Rio Claro realiza II Conferência de Promoção à Igualdade Racial

Após cinco pré-conferências, realizadas entre os dias 14 e 26 deste mês, sendo três convocadas pela Comissão Organizadora do evento e duas por livre iniciativa de interessados na discussão, a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (II Compir) será aberta às 19 horas desta sexta-feira, 28, em Rio Claro.

A solenidade de abertura e a plenária final, que acontecerá no sábado, 29, das 8 às 17 horas, ocorrerão no Auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM). Com o tema “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil Afirmativo”, a II Conferência Municipal de Promoção à Igualdade Racial precede as conferências Regional, Estadual e Nacional.

Para a solenidade de abertura estão confirmadas as presenças de autoridades municipais e dos seguintes convidados: Edson Franco, presidente da Unegro, Evaldo Ribeiro de Oliveira, do Neab/UFSCar, e Netinho de Paula, secretário de Igualdade Racial do Município de São Paulo. A deputada estadual Leci Brandão confirmou participação na programação de sábado, quando serão debatidas e aprovadas as propostas para a formulação do Plano Municipal de Igualdade Racial.

Quatro temas principais constam do Regimento Interno da II Compir, aprovado pela Comissão Organizadora Municipal: I – Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; II – Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios; III – Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial – Sinapir (órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias); IV – Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão; mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.

“Para facilitar e subsidiar a discussão dos temas centrais propostos serão abordados assuntos em grupos específicos, como educação, saúde, trabalho e renda, comunidades tradicionais, juventude, gênero, LGBT, idoso, cultura esporte e lazer, moradia terra e patrimônio”, explica a assessora de Integração Racial e presidente da comissão organizadora da II Compir, Kizie de Paula Aguiar Silva. Ela enfatiza a “importância da participação popular no processo” e observa que a “promoção da igualdade racial está extremamente ligada ao desenvolvimento do Brasil” notando ainda que “o compromisso do enfrentamento e combate ao racismo é um dever de todos, não só da população negra e de militantes”.

 

Fonte: Canal Rio Claro 

+ sobre o tema

EUA aprovam produção de 1ª pílula para prevenir transmissão do HIV

Truvada, do laboratório Gilead Sciences, foi autorizado por agência...

Livro sobre espetáculo Cabaré da Raça é lançado

Cartão de visita da companhia negra de maior...

Livro infantil apresenta a história dos afrodescendentes em Salto

Obra é de autoria da escritora Katia Auvray. ...

para lembrar

UFMG promove colóquio sobre quilombos e educação

Conversas sobre quilombos e educação é o tema...

Reaja ou será morta! Uma Campanha para além da conjuntura.

  Com palavras fortes e posturas sem vacilações,...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=