Rio de Janeiro terá corrida contra racismo no dia 20 de novembro

A intervenção pretende mobilizar 120 pessoas

Do Webrun

No dia da Consciência Negra acontece a 1ª corrida “Sim à Igualdade Racial”, que celebra o lançamento da campanha de mesmo nome, no Rio de Janeiro. Promovida pela ID_BR tem como objetivo mobilizar a população para uma conscientização sobre o tema. Ao todo são esperadas cerca de 120 pessoas no evento. O evento é gratuito.

Os interessados podem confirmar a participação pelo Facebook, na página “Sim à Igualdade Racial”. A corrida, de cinco quilômetros será uma grande intervenção pelo roteiro histórico do Rio. A concentração será nos Arcos da Lapa e a chegada no Cais do Valongo, local que já foi a porta de entrada para milhares de escravos no Brasil, no século XIX.

Os 50 primeiros que chegarem ao local, e derem check in como participantes da corrida, ganharão a camisa da campanha “Sim à Igualdade Racial” e poderão fazer o percurso com ela.

Como parte das atividades do evento, a partir das 12h30, haverá um debate sobre o lançamento da campanha “Sim à Igualdade Racial”, com a CEO da ID_BR, Luana Génot, e, logo depois, a exibição de trechos do filme “A Princesa e o Sapo”, com discussão sobre a questão racial no filme e ainda a exposição Negro Nobre. Na chegada, no cais do Valongo, acontecerá um show do MC Aori e convidados e será feito um grafite com a logomarca da campanha Sim à Igualdade Racial.

De acordo com a CEO da ID_BR, Luana Génot, a campanha “Sim à Igualdade Racial” tem como intuito engajar continuamente a sociedade civil, independente da cor de pele ou raça, na luta contra o racismo e na reflexão sobre causas sociais que movem a população.

Informações
Data: 20 de novembro
Horário: 12h30 (Pré- corrida) – Debate sobre racismo
13h45 -14h Check in Corrida- Os 50 primeiros a chegarem na largada e derem check in como participantes da corrida, ganharão a camisa da campanha “Sim à Igualdade Racial”
14h (Arcos da Lapa) – Alongamento Afrovibe e largada

+ sobre o tema

Senado aprova Dia Nacional do Candomblé

O plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (30,) o PLC...

Não deixe a sua cor passar em branco – o que esperar para o Censo de 2010

  "Afastada a questão de desigualdade, resta na transformação biológica...

para lembrar

Luiza Bairros diz que evangélicos querem acabar com religiões africanas

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da...

Invisível e invizibilizado – ser negro no Brasil

Ana Helena Ithamar PassosCamila Camargo...
spot_imgspot_img

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas...
-+=