Roteirista da Globo acredita que foi expulso em show de Ludmilla por racismo

“Éramos os únicos negros do lugar”, diz Fabrício Santiago

Por Sandro Nascimento Do Uol

O ator e roteirista da Globo, Fabrício Santiago, foi expulso do show da cantora Ludmilla pelos seguranças da casa de show Palaphita, no último sábado (15), na zona Sul do Rio. Ele diz que foi vítima de preconceito racial.

Em seu perfil no Facebook, Santiago explica que a confusão iniciou quando seu primo, Vitor, subiu ao palco junto com outros três rapazes à convite da cantora. “Porém, em determinado momento, ele resolveu tirar a camisa, mas imediatamente os seguranças o tiraram do palco”, conta.

O autor relata que após seu primo recolocar a camisa, o problema começou. “Um dos seguranças, que continuou  incomodado, avançou de formar extremamente desrespeitosa, escurraçando o meu primo pra fora do local como se fosse criminoso (real, aquele mesma cena que vemos quando alguém arruma briga na festa e é colocado pra fora). Foi literalmente expulso, sem nenhuma explicação”, diz.

Fabrício Santiago conta que após conversar com o chefe da segurança, eles voltaram  à casa de show Palaphita. “A verdade é que pra nós, a festa já tinha terminado. E a gente resolveu ir além, criando coragem pra ir em busca do tal brutamonte, na intenção de questioná-lo. Sacamos o celular e perguntamos: ‘Por quê?’. Usando o cinismo, ele não fez questão nenhuma de responder. Realmente queríamos entender o motivo da expulsão e quando falamos em colocar nossos direitos em questão, foi o bastante pra sermos expulsos novamente. Mas dessa vez agimos rápido: chamamos testemunhas e a polícia”, relatou.

Ao final da postagem, o autor destacou a ausência de negros na casa de shows: “A triste realidade, é que além de mim, meu primo, dois amigos, Ludmilla e suas dançarinas, as pessoas que trabalhavam na faxina e os próprios seguranças, não existiam nenhum outro negro no local”.

Procurado pela reportagem do NaTelinha, Fabrício Santiago afirma que tudo aconteceu pelo fato dos envolvidos serem negros: “Com toda certeza. Éramos os únicos negros do lugar. Se meu primo tivesse feito algo de errado, eu seria o primeiro a brigar com ele. Infelizmente, não conseguiria provar que foi racismo, porque esse tipo de preconceito é extremamente velado. Eles não verbalizaram nenhuma ofensa racista,  mas ficou bem claro o que aconteceu”.

Também consultado, o empresário Mário Andrade, dono do Palaphita, informa que está apurando o ocorrido e destaca que repreende qualquer preconceito de raça, cor e sexualidade. Mário ainda diz que vai entrar em contato com Fabrício Santiago para resolver todo o mal entendido.

Revelado como ator na temporada 2006 de “Malhação”, Fabrício Santiago atualmente se dedica à carreira de autor e mantém contrato como roteirista na Globo. Recentemente, colaborou nas novelas “Malhação Sonhos” e “Totalmente Demais”.

Leia o desabafo do autor na íntegra pelo Facebook e os comentários de apoio que vêm recebendo:

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Atleta grega é expulsa dos Jogos por racismo no Twitter

A saltadora grega Paraskevi Papahristou, de 23 anos,...

Justiça recebe denúncia por racismo contra professora da UFPR

O juiz Mauro Bley Pereira Junior, da 3ª Vara...

Professora negra vence processo de crime racial contra diretora de escola

A professora e pedagoga de Ciências Sociais, Neusa Maria...

Comissão da Uepa vai ‘julgar’ professora acusada de racismo

Em no máximo 30 dias, Universidade deverá divulgar a...
spot_imgspot_img

Alaíde Costa e Ludmilla são exemplos relevantes de mulheres que venceram preconceitos no mundo da música

Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é dia de saudar Alaíde Costa e Ludmilla, duas cantoras e compositoras brasileiras, ambas cariocas e ambas negras, que venceram...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Ludmilla recebe medalha após iniciativa por doação de sangue

A cantora Ludmilla foi agraciada na noite de quinta-feira (24) com a medalha Pedro Ernesto, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, depois de...
-+=