Salões de beleza em MS vão orientar mulheres contra violência doméstica

Profissionais multiplicarão informações contra a violência doméstica.
Projeto será uma das ações realizadas em março, mês das mulheres.

Do G1

Uma ação inédita no país contra a violência doméstica será iniciada em março, mês da mulher. É o projeto “Mãos emPENHAdas Contra a Violência”, promovido pelo poder judiciário de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e da 3ª Vara da Violência Doméstica e Familiar de Campo Grande.

A iniciativa terá a parceria de salões de beleza, que serão multiplicadores de informações sobre todas as formas de violência doméstica e familiar contra as mulheres. Os estabelecimentos terão um selo de parceria para identificar a participação na campanha.

O trabalho foi apresentado na segunda-feira (20), às representantes de salões de beleza, na Casa da Mulher Brasileira. A ideia é capacitar cabeleireiras, manicures e depiladoras a reconhecer nas clientes traços de violência doméstica e familiar.

As profissionais poderão dar conselhos sobre a existência de medidas protetivas e outras providências contra o agressor. A capacitação dos profissionais está marcada para o dia 13 de março.

Estatística
Desde o início do ano até esta quarta-feira (22) foram registrados 718 boletins de ocorrência por violência doméstica em Mato Grosso Sul. A maioria dos casos é de mulheres agredidas pelos companheiros. Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)

Serviço
Denúncias sobre casos de violência doméstica podem ser feitas em qualquer unidade policia, e todos são encaminhados à Casa da Mulher Brasileira para investigação. O local fica na rua Brasília, no Jardim Imá, perto do Aeroporto Internacional de Campo Grande. O atendimento é 24 horas no local. O telefone para contato é (67)  3304-7575 e para denúncias é o 180.

O local é um espaço onde as mulheres sul-mato-grossenses podem receber atendimento humanizado e integrado, da Polícia Civil através da Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres (DEAM), Juizado Criminal, Defensoria Pública e Promotoria do Ministério Público.

Lá também funciona uma brinquedoteca, para onde são levadas crianças filhas das vítimas da violência doméstica, durante o tempo em que estiverem recebendo atendimento

+ sobre o tema

Trinta Homens

Trinta. Vinte e nove Vinte e oito Vinte e sete Vinte e seis Vinte...

Luiza Brunet e a síndrome da gaiola de ouro. Por Nathalí Macedo

Luiza Brunet teve quatro costelas quebradas pelo então companheiro,...

Estudante cabo-verdiana é assassinada no Brasil

Namorado, de nacionalidade brasileira, poderá ser o autor do...

para lembrar

Seafro monitora estatísticas de mulheres negras vítimas de violência

=O Núcleo de Saúde, Gênero e Religiões de Matiz...

Marido espanca mulher e depois apanha de vizinhos

Um homem de 30 anos foi detido por policiais...

Mulheres da Paraíba exigem ética da mídia local

Só este ano, 73 mulheres foram assassinadas na Paraíba....

CPMI investigará casos da violência contra mulher no Amazonas

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=