Samba: Raiz, memória e ligação entre Brasil e África

Um dos continentes mais complexos do mundo, a África não pode ser resumida e tampouco tratada como uma coisa só. Com 54 países, a região que deu origem a raça humana possui uma diversidade cultural e étnica encontrada em poucos cantos do planeta. Para ilustrar este conceito basta tentar definir em uma tacada o que é a cultura do Brasil, que assim como a África também foi colonizado e recebeu as mais variadas influências.

por Sara Arlindo e Kauê Vieira no Afreaka

Para manter distância dos estereótipos é preciso primeiro entender o conceito e toda a amplitude da palavra cultura. De acordo com a sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana, ideias, costumes, leis, crenças e conhecimentos adquiridos a partir do convívio social. Não existe cultura superior ou inferior, melhor e pior e sim culturas distintas. Ao entender este pensamento é possível compreender melhor a influência de África e toda a sua diversidade ao longo da história brasileira.

Visando evitar uma abordagem genérica e ao mesmo tempo superficial, a análise da presença africana no Brasil neste artigo se limitará ao samba. Apesar do gênero musical ter sido criado e estabelecido em terras brasilis, a palavra é derivada do nome africano semba, um dos estilos musicais mais populares de Angola e que em quimbundo – uma das línguas do país, significa umbigada. O semba se caracteriza por movimentos que resultam no encontro do corpo do homem com o da mulher; o cavalheiro segura seu par pela cintura e puxa-a para si provocando um choque entre os dois, que resulta na umbigada. Contudo, não existe um consenso acerca de seu nascimento, já que uma outra vertente de pesquisadores afirma que a palavra é originária do umbundo, língua falada falada pelo grupo étnico Ovimbundos. Descendentes das populações bantu, eles chegaram à região no início do segundo milênio e ocupam hoje as faixas centrais e costeiras de Angola.

The-Batuque-practiced-in-Brazil-of-the-19th-century-in-a-painting-by-Johann-Moritz-Rugendas

 

Como pode-se perceber a origem africana pouco se assemelha com o que veio a se tornar o samba tupiniquim. Produto cem por centro brasileiro, a semente do gênero musical atravessou o Oceano Atlântico trazida por escravos em meados do século 19. Foi na Bahia, maior porta de entrada de africanos que chegavam ao então Brasil Colônia que o samba começou a tomar forma, o ritmo então chamado de batuque, maxixe, chula, entre outros nomes, simbolizava a dança. No centro de um círculo e ao som de palmas, um coro e objetos de percussão, o dançarino solista, sempre requebrando, dava umbigadas no companheiro o chamando para dançar e posteriormente sendo substituído pelo outro. Foi no Rio de Janeiro, considerado berço do ritmo mais popular do país que o samba tomou a forma atual.

O estilo foi levado ao Rio ainda no começo do século 20, trazido pelos migrantes baianos e lá encontrou um parceiro ideial: o carnaval. Iniciava-se ali um casamento perfeito e que deu muitos frutos para a nossa música popular. O primeiro samba de sucesso gravado no Brasil foi Pelo Telefone, em 1917, cantado por Bahiano e com letra escrita por Mauro de Almeida e Donga, marcou o início do reinado da canção carnavalesca. Posteriormente a composição foi regravada por Martinho da Vila, que deu uma nova roupagem para a melodia do começo do século. A faixa foi lançada em 1973 e fez parte do repertório do disco Origens.

Entretanto foi na década de 1930 que o estilo caiu de vez nas graças do povo. Um grupo de músicos comandados por Ismael Silva fundou, nas redondezas do bairro Estácio de Sá, a primeira escola de samba, Deixa Falar. Eles transformaram o gênero, dando lhe contornos modernos, inclusive introduzindo novos instrumentos, como o surdo e a cuíca, isso para que melhor se adequasse ao desfile de carnaval. Talvez o personagem mais importante nesta história seja Noel Rosa, que promoveu a união entre  o samba do morro e o do asfalto, ou seja, as classes mais pobres dividiam com os mais favorecidos o encanto pelo estilo. Para isso, ele contou com o auxílio do rádio, que na época vivia um de seus momentos mais importantes e tocou sem parar o gênero para as famílias brasileiras. Uma das canções favoritas de todos era Com que Roupa?, um samba bem-humorado que sobrevive até os dias de hoje. Quem também contribui para este avanço foi o então presidente Getúlio Vargas, que chamava o samba de “música oficial do Brasil”. Com isso os grandes compositores como Dorival Caymmi, Adoniran Barbosa e Ary Barroso caíram de vez nas graças da população.

Carnaval4

Ao longo do século 20 o samba se desenvolveu ainda mais e seguiu em diversas direções, do samba canção às baterias de escolas de samba. Um de seus estilos mais notáveis é a bossa nova, criada por membros da classe média carioca, dentre eles João Gilberto e Antônio Carlos Jobim. Estes músicos foram responsáveis, nos anos 1960, pelo resgate da obra de nomes como Nelson Cavaquinho, Zé Keti e Clementina de Jesus, o que fez com que o público descobrisse uma gama de artistas até então esquecidos. Durante o fim dos anos 1970 e toda a década seguinte uma enxurrada de novos artistas, como o próprio Martinho da Vila, Bezerra da Silva, Beth Carvalho e Clara Nunes dominavam as paradas de sucesso. Após um período de hiato – em função da música de discoteca e do rock nacional, o samba retornou com força nos anos 1980, encabeçado por Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Joveilna Pérola Negra, entre outros.

É fato que até os dias de hoje uma característica nunca mudou: as letras consideradas tristes e que acompanhadas de instrumentos de percussão (tambores, surdos e timbau), um violão e cavaquinho, seguem cantando a rotina das comunidades mais pobres, falando de amor, desilusões e exaltando a esperança, características notáveis da gente brasileira. Por ser tocado com força e alegria, o samba é tido como um lamento alegre do negro. Atualmente o samba é um dos gêneros mais tocados de Norte a Sul do Brasil e descreve como poucos a personalidade do nosso povo.

“Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar. O morro foi feito de samba, de samba pra gente sambar.”

Leia também:

10 canções obrigatórias para entender o samba

+ sobre o tema

Livros angolanos expostos em Lisboa serão matéria de estudo

Lisboa (do correspondente) – Alguns dos 50 títulos...

Fifa se desculpa por desrespeito de consultora a africanos e sul-americanos

A Fifa pediu desculpas pelas declarações desrespeitosas a africanos...

Fundação Palmares quer que Cais do Valongo, no Rio, vire patrimônio da humanidade

Brasília – A Fundação Cultural Palmares quer tornar o...

para lembrar

spot_imgspot_img

Em autobiografia, Martinho da Vila relata histórias de vida e de música

"Martinho da Vila" é o título do livro autobiográfico de um dos mais versáteis artistas da cultura popular brasileira. Sambista, cantor, compositor, contador de...

Como as escolas de samba nos ensinam sobre ancestralidade

Desde que foram criadas, escolas de samba têm sido espaços de ensino e aprendizado. Carregam no nome a sua missão: ser escola. Ensinam sobre...

Samba, amor e Hip Hop

A quem nunca viu o samba amanhecer, Geraldo Filme aconselhava que fosse ao Bixiga para ver, ao quilombo da Saracura, à sede da Vai-vai....
-+=