Sapphire – Mulher Negra Raivosa – Reconhecendo estereótipos racistas internacionais – Parte IX

Você já viu isso em filmes e quadros de humor, certeza: a mulher irritada, que bate e grita com o marido, é ela que manda na porra toda e que faz “”””o papel do homem””””, ela tá sempre puta da vida, nunca sorri e vai te mandar tomar no cu quando você menos perceber.

por Suzane Jardim no Medium Corporation

Sapphire

Bem, durante a escravidão existia o culto à verdadeira feminilidade, ideologia que marcou qual era o padrão de comportamento feminino na época — mas obviamente esses padrões do que é ser mulher só valiam para as mulheres brancas de classe média.

A Sapphire é o total oposto disso: ela é a mulher forte e castradora, que domina o homem, rouba seu papel e geralmente afasta suas crianças e seu companheiro de tão escrotona que ela é.

Ela é uma Mammy sem o mínimo carinho maternal, sem a mínima paciência.

Cientistas sociais do pós escravidão afirmavam que a culpa do desemprego, pobreza e suposta passividade do homem negro pra crescer na vida não era de qualquer política social ou econômica, mas sim, do status matriarcal da dominância da mulher negra descontrolada sobre o homem — “se você não doma nem sua mulher, como quer ter um emprego?” — pois é….

O nome Sapphire veio da personagem da comédia Amos ’n’ Andy, um estereótipo disso tudo que acabamos de falar.Sapphire00

Amos ’n’ Andy - Sapphire00

Então, em resumo, esse foi o estereótipo primário da Mulher Negra Raivosa — a Angry Black Woman que muitos de vocês conhecem.

Aquele que coloca a mulher negra como perigosa, instável, dominada pelas emoções, incapaz de agir racionalmente, como alguém que merece a solidão e que não ligará pra isso pois é muito forte e não precisa do mínimo carinho, cuidado ou atenção.

hattie - Sapphire3 Sapphire - jezebel-gracejones Sapphire- Pepsi Sapphire1 Sapphire2 Sapphire4 Sapphire5 Sapphire6 Sapphire7 Sapphire8 Sapphire9

LAS VEGAS, NV - MAY 18: Singer Nicki Minaj attends the 2014 Billboard Music Awards at the MGM Grand Garden Arena on May 18, 2014 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Frazer Harrison/Getty Images)
LAS VEGAS, NV – MAY 18: Singer Nicki Minaj attends the 2014 Billboard Music Awards at the MGM Grand Garden Arena on May 18, 2014 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Frazer Harrison/Getty Images)

Sapphire11 Sapphire12 woman-screaming-1080x675

leia também: 

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Atleta grega é expulsa dos Jogos por racismo no Twitter

A saltadora grega Paraskevi Papahristou, de 23 anos,...

Justiça recebe denúncia por racismo contra professora da UFPR

O juiz Mauro Bley Pereira Junior, da 3ª Vara...

Professora negra vence processo de crime racial contra diretora de escola

A professora e pedagoga de Ciências Sociais, Neusa Maria...

Comissão da Uepa vai ‘julgar’ professora acusada de racismo

Em no máximo 30 dias, Universidade deverá divulgar a...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=