“Se o consultório falasse, contaria que fui vítima de abuso sexual”

E #seoconsultoriofalasse? Se o consultório falasse, contaria que eu fui vítima de um abuso sexual. Contaria também que, por trás de paredes seguras – protegidas pelo sigilo, pela falta de testemunhas e pela autoridade do profissional da saúde ali em exercício -, incontáveis mulheres são vítimas como eu, todos os dias.

Do Nós, mulheres da periferia

O meu abusador foi um acupunturista, que pegou nos meus seios e tentou me beijar. Eu estava seguindo o que ele falava para finalizar a sessão, e ele se sentiu no direito de me tocar, me deixando absolutamente desconfortável. Naquele momento, sentindo as mãos dele em mim, eu pensava – e tinha certeza – de que aquilo não tinha que estar acontecendo.

Meu corpo não teve reação, apenas nojo! A reação veio na tentativa do beijo, barrado pelas minhas mãos. Mas ele já tinha me violado de qualquer jeito… Foi difícil acreditar que fui abusada, apesar da certeza que eu tinha desde o início. Precisei contar pra alguém pra ter a confirmação de que sim, eu estava certa, que merda! Mais um abuso pra minha vida, mas dessa vez com um destino mais difícil de lidar, porque envolve a coragem em denunciar.

Essa coragem só vem se existe muito apoio, daqueles que a gente não duvida e apenas confia. Desses que dão chão mesmo. Passa muita coisa pela cabeça, dá mil medos, dá mil coragens também, depois o medo bate de novo. É muito julgamento, é muita culpabilização da vítima! Vem muita raiva, nojo, indignação! E vem o choro da sensação de total impotência!

Temos que falar, falar, falar, falar, falar, falar, falar, falar!!!!!! Vamos fazer um escândalo!!!! Chega de calar, abusador gosta de silêncio e medo. Demorei pra ter coragem pra escrever esse relato. Vamos contar para o mundo que existe gente desse tipo e que somos abusadas sistematicamente? Cada vez que contei essa historia pra uma pessoa, ouvi uma outra de volta. Todo mundo tem uma história pra contar. #seoconsultoriofalasse, o que ele revelaria?

 Tenho certeza que há outras historias de consultório a serem contadas. Desabafe… #seoconsultoriofalasse, teríamos defesa; como ele não fala, a gente precisa falar!

*Maria* é uma mulher negra, moradora de São Paulo e, por segurança,  pediu sigilo de sua identificação e localidade. 

+ sobre o tema

O retorno do goleiro Bruno, entre a ressocialização e o cinismo

Atleta condenado pelo assassinato de Eliza Samudio é novamente...

Conectas cobra apuração rígida de mortes provocadas por ação da PM

Operação em Paraisópolis evidencia descaso da segurança pública com...

Pandemia amplia canais para denunciar violência doméstica e buscar ajuda

Entre as consequências mais graves do isolamento social, medida...

para lembrar

spot_imgspot_img

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...

A cada 24 horas, ao menos oito mulheres são vítimas de violência

No ano de 2023, ao menos oito mulheres foram vítimas de violência doméstica a cada 24 horas. Os dados referem-se a oito dos nove...
-+=