Seguranças pegam criança pelo braço e a expulsam de shopping no DF;

Publicitária filmou ação; criança teria mexido em comida de clientes.
Shopping disse que apura o caso e tomará medidas, caso necessário.

Por> Mateus Rodrigues Do: G1

Imagens feitas por uma cliente do shopping Conjunto Nacional, em Brasília, mostram o momento em que dois seguranças levam um garoto pelos braços para fora do prédio. O menino chora e diz que os agentes o estão machucando. Um terceiro segurança acompanha a ação e tenta barrar a filmagem, mas o grupo segue caminho até a saída do shopping. Já depois da catraca do estacionamento, a criança é liberada e sai correndo em direção à área externa.

Fiquei chocada. É uma criança, provavelmente estava morrendo de fome. Poderiam repreender, mas não precisavam da violência. Foi um abuso enorme”

O caso aconteceu na tarde de sexta-feira (7). A filmagem foi feita pela publicitária Malu Rodrigues, de 29 anos. Segundo ela, a vítima era moradora de rua. Quando perguntou aos seguranças sobre o motivo da ação, eles disseram que o menino colocou a mão no prato de clientes na praça de alimentação, afirmou.

“Fiquei chocada. É uma criança, provavelmente estava morrendo de fome. Poderiam repreender, mas não precisavam da violência. Foi um abuso enorme”, diz.

Em nota, o Conjunto Nacional afirma que “tomou conhecimento do ocorrido e que está apurando as informações. O empreendimento abrirá processo interno e tomará as medidas cabíveis caso seja necessário.”

Malu conta que foi ao shopping com uma amiga e ouviu os gritos da criança assim que chegou à praça de alimentação. “Ainda nem tinha feito o pedido. Ouvi alguém gritando ‘me larga, me larga, estão me machucando’ e de repente apareceram três seguranças com esse menino, que deve ter uns 8, 9 anos”, diz Malu. Quando eles se afastaram um pouco, ela diz que pegou o celular por impulso e correu para filmar.

A ação da cliente teria incomodado os seguranças. “Eles foram pela escada de serviço, onde ninguém passa. Acho que não queriam dar na vista. Quando um dos caras me viu, ficou extremamente irritado, tentou barrar minha passagem. Fiquei com medo porque não sabia para onde estavam levando”, diz.

Malu diz ainda que, ao desligar o celular, foi intimidada pelos seguranças. “Eles vieram para cima de mim, falaram ‘se acontecesse com você, você ia chamar a gente’, mas continuei argumentando que nada justificava aquela agressão”.

 

 

+ sobre o tema

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga...

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente...

para lembrar

Só o PCC ameaça São Paulo?

Por Antonio Martins Breve dossiê revela: onda de assassinatos que...
spot_imgspot_img

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Instituto Odara lança dossiê sobre a letalidade policial que atinge crianças negras na Bahia

O Odara - Instituto da Mulher Negra torna público o documento “Quem vai contar os corpos?”: Dossiê sobre as mortes de crianças negras como consequência...

Polícia Civil de Alagoas prende homem por injúria racial e ameaça

A Polícia Civil, por meio da seção de capturas da Dracco, realizou nesta terça-feira (9), o cumprimento de um mandado de prisão contra um...
-+=