SENAI realiza cursos de informática para jovens negros

“Mesmo estando dentro de uma faculdade, sofri racismo institucional por parte de professores, coordenadores, e até pela polícia. Certa vez, cheguei a ser abordado de forma truculenta por policiais, mas quando viram minha carteira de presidente do Diretório Central dos Estudantes, o tratamento mudou. Enquanto ativista da juventude negra, farei de tudo para trazer mais cursos e novas oportunidades para a nossa comunidade, fazer de tudo para ter novas parcerias de ensino continuado”, garantiu Igor Ramon Queiroz Gama, que articulou, por meio do Coletivo Quilombo, a seleção dos alunos que participaram dos cursos de inclusão digital realizados pelo SENAI, por meio do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), na Unidade Móvel do SESI. A solenidade de entrega dos certificados foi realizada na manhã dessa quinta-feira, 15 de dezembro, no Centro de Educação do Trabalhador do SESI (CET).

Do O Rio Branco 

Ao todo, 18 jovens negros em situação de vulnerabilidade social participaram de 30 horas de capacitação em informática básica. O grupo foi selecionado de acordo com os critérios estabelecidos pela militância negra, nos bairros Geraldo Fleming, Bairro da Paz, Parque das Palmeiras e Conquista. O formando Remulo Willian de Souza, 25, afirma que dará continuidade à sua qualificação profissional. “Gostei muito da metodologia de ensino, tivemos professores competentes, não faltei nem uma aula. Se tivermos outras oportunidades, estarei novamente participando”, agradeceu.

Estiveram presentes na solenidade o diretor regional do SENAI, João César Dotto; a gerente de educação profissional, Geane Reis de Farias; a coordenadora pedagógica da educação continuada do SESI, Izanilda Cruz; o secretário de Indústria e Desenvolvimento (Sedens), Sibá Machado; a chefe do Departamento de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sedjuh), Almerinda Cunha; e a consultora especial das ações do PSAI, Rose Scalabrin. Na ocasião, os formandos ainda participaram de uma palestra sobre racismo, ministrada pela técnica de formação da Sedjuh, Gorete da Silva Pinto e Almerinda. “Se nós, negros, não refletirmos e não tomarmos a direção da nossa história, ninguém vai mudar esse mundo cruel para nós”, sentenciou Cunha.

UNIÃO – De acordo com Scalabrin, este foi o primeiro curso de muitos que ainda serão realizados para este público. “Já negociamos parcerias para a unidade móvel ir a todas as regionais de Rio Branco. Este momento deve ser muito bem aproveitado”, ressaltou. “Esse tipo de ação interessa muito a nós, da Sedens, pois trabalhamos com desenvolvimento e devemos, portanto, dialogar com todas as áreas, sobretudo a educação. Por isso, fiz questão de estar aqui, apoiando essa iniciativa e as parcerias que foram feitas, e agradecer a essas oportunidades que estão sendo oferecidas”, elogiou Sibá Machado.

O diretor regional do SENAI, João César Dotto, explica que o PSAI, inicialmente, era restrito ao público de pessoas com deficiência. “Com o tempo, o programa foi crescendo com um olhar voltado para a mulher, o povo indígena, o negro, idosos, todas as minorias. Trata-se de um programa de inclusão de pessoas. Para ganharmos reforço, firmamos parceria com o Estado, através das secretarias da Mulher e de Direitos Humanos”, contextualizou. “A nossa proposta, no entanto, é que inclusão seja feita o tempo todo na instituição, sem turmas específicas, mas unir todas as turmas”, finalizou.

+ sobre o tema

Carta aberta: É preciso aperfeiçoar o relatório do PNE

CARTA ABERTA DAS ENTIDADES E MOVIMENTOS EDUCACIONAIS É PRECISO APERFEIÇOAR...

44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro, aponta pesquisa Retratos da Leitura

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil anuncia resultados de...

Orgulho! Lorrayne Isidoro ficou em 18º lugar em Olimpíada Internacional de Neurociências

Lorrayne Isidoro enfrentou diversos obstáculos para chegar até a...

Leandro Karnal: professor que festejou ataque a estudante é “co-autor da violência”

O limite da liberdade de expressão Por Leandro Karnal Do DCM Conquistamos...

para lembrar

Educadores: militarização de colégios reflete falência do sistema educacional

Para estudantes de dez colégios públicos de Goiás, a...

A cor da intelectualidade

“A cor está para o Brasil como o gelo...

Michelle Obama visita África

Primeira Dama vai visitar Libéria e Marrocos do Voa Portugues A...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=