Sharpeville é no Brasil!

Era o dia 21 de março de 1960 e a cidade de Johanesburgo, capital da África do Sul, havia sido tomada por milhares de pessoas, em sua maioria negras, que protestavam contra a chamada Lei do Passe. Tal lei obrigava a população negra a portar um cartão de identificação especificando os locais onde estavam autorizadas a circular. Eram os terríveis anos da sociedade do apartheid, regime de segregação racial que vigorou na África do Sul de 1944 até 1990.

Por Luis Gustavo enviado para o Portal Geledés 

Os manifestantes prosseguiam pacificamente até o bairro de Sharpeville, quando foram surpreendidos por rajadas de metralhadoras disparadas indiscriminadamente pelos soldados do exército. O saldo foi assustador: 69 pessoas mortas e 186 feridas.

Esse episódio entrou para história como o “Massacre de Sharpeville” e, para que não caísse no esquecimento, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

Passados 57 anos do Massacre de Sharpeville, constata-se que a luta dos negros ainda não terminou e que é necessário avançar significativamente no combate à discriminação racial nos quatro cantos do globo.

São várias as práticas racistas que pipocam pelo mundo, contaminando diferentes esferas da sociedade, seja nos esportes, política, educação e até mesmo em instituições religiosas. Nos EUA, por exemplo, jovens negros são covardemente assassinados pela polícia e seus algozes não são punidos. No Brasil, os diversos relatórios elaborados pela Anistia Internacional condenam o tratamento diferenciado dado a brancos e negros por agentes da segurança pública e o sistemático desrespeito aos direitos humanos da população negra. São frequentes os “equívocos” policiais que resultam em constrangimento e assassinato de pessoas pertencentes a determinado seguimento da população.

Dados publicados no Mapa da Violência 2016 apontam que, em 2014, morreram 158,9% mais jovens negros que brancos vítimas de disparos com arma de fogo. É como se a chacina de Sharpeville se repetisse rotineiramente entre nós, brasileiros.

Há, leitor, uma página sombria que compõe a história desse país. O regime escravista que vigorou por essas paragens por quase 400 anos forjou uma chaga definitiva no DNA nacional e gangrenou as possibilidades de acesso à cidadania plena aos egressos do cativeiro.

A discriminação racial é um escárnio. Ela provoca um estreitamento da visão de mundo, apequena e obscurece a realidade do nosso destino comum. Ainda que o racismo seja atuante e tenha manchado definitivamente a história da espécie humana, é possível construir outras formas de relação, despidas de preconceitos e pautadas pelo respeito ao outro.

Nos anos em que esteve no cárcere, Nelson Mandela escreveu:

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se aprendem a odiar, elas podem aprender a amar.”

Refletir sobre esse ensinamento é primordial nos tempos atuais, sobretudo para que construamos juntos uma sociedade em que todos possam desfrutar integralmente a plenitude de sua cidadania independentemente da cor da pele.

*Luis Gustavo Reis é professor e editor de livros escolares.

+ sobre o tema

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho....

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

Selo Sesc lança Relicário: Dona Ivone Lara (ao vivo no Sesc 1999)

No quinto lançamento de Relicário, projeto que resgata áudios...

para lembrar

“Quanto menos armas, menos violência”, diz coronel da PM

Secretário de Defesa Social de Aracaju rechaça proposta de...

Assassinato de negros nos EUA vira pivô de movimento por igualdade racial

Black Lives Matter chamou atenção para a impunidade de...

“A favela é um campo de extermínio do povo negro”

Em entrevista à TV 247, André Constantine, do movimento...
spot_imgspot_img

Brasil e EUA voltam a articular plano contra discriminação racial; veja como funciona o acordo entre os países

O Brasil e os Estados Unidos promoveram a primeira agenda entre congressistas e a sociedade civil desde a retomada do acordo de cooperação bilateral...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...
-+=