Show de Emicida em Brasília é interrompido

Policiais fizeram varredura no local do show, alegando que não havia alvará para a realização da 3ª Conferência Nacional de Juventude. Participantes foram atacados com bombas de gás lacrimogêneo 

Milhares de jovens representantes de movimentos sociais estão reunidos esta semana em Brasília para a 3ª Conferência Nacional de Juventude, e Emicida foi convidado a fazer o show de abertura do evento na última quarta-feira (16.12) para os 2.500 delegados credenciados. Seriam duas horas de apresentação, com participações especiais de Karol Conka, Drik Barbosa, Raphão Alaafin, Muzzike e Rico Dalasam.

Pouco mais de meia hora após o início, porém, o chefe de gabinete de Jaime Recena, Secretário de Turismo do Distrito Federal, chegou com homens do Bope para fazer uma varredura no local do show, argumentando que não havia alvará para apresentação.
Posicionada no Portão 6, de acesso ao palco, a polícia impediu cerca de 500 pessoas credenciadas de entrarem no local. A noite que seria de confraternização pela democracia, terminou com a multidão dispersada por cassetetes e bombas de gás lacrimogêneo.

Gabriel Medina, Secretário Nacional de Juventude, tentava mediar a situação e chegou a ser ameaçado de prisão. Diante da instabilidade, por volta das 23h00 a produção decidiu encerrar o show pela metade.
Ao blog, Medina falou: “A organização lamenta o ocorrido. O evento tinha alvará e esperávamos muito pelo show do Emicida”. O problema, segundo ele, foi de entendimento e inadequação por parte da instituição policial: “ela vê com receio o tipo de orientação cultural marcado pelo rap, que foi o escolhido pelo evento. Ainda há muito preconceito contra o hip hop. Temos aqui jovens representantes dos movimentos negro, LGBT, que não são bem entendidos pela polícia”, completou, deixando claro que a ordem não partiu do governador do Estado, Rodrigo Rollemberg que, ao saber do ocorrido, mediou as negociações para a continuidade do evento no dia seguinte.

Horas antes, a presidenta citou Emicida em seu discurso na abertura oficial da Conferência, e falou sobre a “epidemia de violência contra a juventude, especialmente a juventude negra”. Ao lado do ex-presidente uruguaio José Mujica, ela havia pontuado: “Não mudaremos o Brasil fechando escolas, isso é certo. Nós também não vamos mudar o Brasil reprimindo movimentos pacíficos com forças policiais”.

+ sobre o tema

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais...

Geledés faz em Santiago evento paralelo para discutir enfrentamento ao racismo nos ODS

Geledés - Instituto da Mulher Negra realiza, de forma...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços,...

As mulheres que se rebelam contra venda de meninas para casamentos no México

Inicialmente, Claudia* não havia pedido dinheiro em troca da...

para lembrar

A chacina da família de PMs e a subcultura da vingança policial

Como uma tragédia desperta os instintos mais baixos da...

São Paulo: homenagem à Rota foi aprovada sob protestos

  Sob protesto de militantes negros e ativistas...

Por que você não foi na Cooperifa, Douglas?

Enquanto Vila Medeiros queimava em protesto pela morte...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=