Show de machismo! Faixa de torcida diz que mulheres não deveriam ir ao estádio

Durante partida do Lyon, bandeira exibida pela torcida rejeitava presença de mulheres no estádio, sugerindo que elas fossem para a cozinha

Do O DIA

França – Em um ato condenável, a torcida do Olympique de Lyon deu mais uma prova de que o machismo ainda ronda o mundo do futebol. Em contraste com o crescente número de mulheres indo ao estádio e acompanhando o esporte, os torcedores franceses exibiram bandeiras que reforçavam a ideia de que “lugar de mulher é na cozinha”.

Durante a partida contra o LOSC Lille, torcedores levantaram duas bandeiras, cada uma com o desenho de um boneco simbolizando um homem e uma mulher. No caso da bandeira que representava os homens, a faixa afirmava ele deveria estar no estádio.

Por outro lado, a faixa com uma mulher afirmava claramente que ela estava no ‘lugar errado’. Para esses torcedores, as mulheres presentes deveriam estar na cozinha, ao invés de assistirem aos jogos de seu time de coração.

O momento foi captado pela TV francesa e repercutiu nas redes sociais. Muitos usuários criticaram a atitude da torcida do Lyon e chegaram a sugerir que as jogadoras do time feminino do clube se recusassem a jogar, como forma de protesto.

A ex-diretora da Federação Francesa de Futebol, Dominique Crochu, também criticou a atitude e questionou a falta de controle do conteúdo exibido nas bandeiras que entram nos estádios.

A equipe feminina do clube francês é, inclusive, uma das mais fortes da Europa, ao contrário do time masculino. Na última temporada, venceram o campeonato francês e a Champions League feminina, sem perder nenhuma partida e com média de 5 gols por jogo.

+ sobre o tema

Feministas indicam desafios para avanço das políticas para as mulheres

Em reunião com a ministra da Secretaria de Políticas...

Graciliana Selestino Wakanã: ‘O que a gente quer é viver bem’

Graciliana Selestino Wakanã, do povo Xucuru Kariri, fala sobre...

Vozes femininas disputam espaço na Rio+20

"Se alguém acha que somos invisíveis, está na hora...

Agressor de mulher terá que pagar gastos do INSS

Medida começará por Espírito Santo e Brasília, mas deve...

para lembrar

Homens e mulheres concordam: o preconceito de gênero interfere no salário

De 13 perguntas da pesquisa Mitos & Verdades, feita...

Mulher Negra Brasileira Um Retrato – Rebecca Reichmann

A opinião publica brasileira raramente reconhece ou critica os...

Diálogos Feministas: Análise de conjuntura e desafios para a defesa da democracia

Esta publicação traz uma síntese do debate realizado: uma...

Thorning-Schmidt é nomeada primeira-ministra da Dinamarca

A líder dos social-democratas dinamarqueses, Helle Thorning-Schmidt, foi oficialmente...
spot_imgspot_img

Sonia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em Física no Brasil: ‘é tudo ainda muito branco e masculino’

Sonia Guimarães subverte alguns estereótipos de cientistas que vêm à mente. Perfis sisudos e discretos à la Albert Einstein e Nicola Tesla dão espaço...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=