Silvio de Almeida: “Racismo faz parte do modo com que se estruturam as relações sociais no Brasil”

Silvio de Almeida, Presidente do Instituto Luiz Gama participará, na próxima sexta-feira (14), do seminário “A Periferia no Centro: cultura, narrativas e disputas”, organizado pela Fórum

Por Anna Beatriz Anjos na Revista Fórum

O advogado Silvio de Almeida, professor das universidades Presbiteriana Mackenzie e São Judas Tadeu e presidente do Instituto Luiz Gama, também participará, na próxima sexta-feira (14), do seminário “A Periferia no Centro: cultura, narrativas e disputas”, promovido pela Fórum, em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, e com apoio do SPressoSP e iG. Militante de longa data do movimento negro, é um dos mais importantes atores na discussão e combate ao racismo no Brasil.

Ao lado de Débora Maria (Mães de Maio), Douglas Belchior (UNEafro Brasil) e Dennis de Oliveira (professor da ECA-USP), Almeida debaterá a violência nas periferias. Ela é, em sua avaliação, resultado de uma política de segurança pública falaciosa, que, na verdade, “é uma política sistemática de assassinato de jovens negros e pobres”.

Confira, na entrevista que concedeu à Fórum, uma amostra do que será discutido no encontro (para participar , inscreva-se aqui).

Fórum – Qual a relação entre racismo e violência policial? A PM age, realmente, de forma seletiva?

Silvio de Almeida – O racismo é um elemento que faz parte do próprio modo com que historicamente se estruturam as relações sociais no Brasil. Não se compreende o Brasil, em seus aspectos políticos, econômicos e até mesmo jurídicos, sem a análise do racismo. Por este motivo não é surpresa que as instituições, dentre as quais a polícia, “funcionem” a partir da clivagem racial. A policia como parte do aparelho repressivo do Estado, por óbvio, coloca-se como ponto de lança do processo de violência que ao fim e ao cabo servirá para manter a estratificação social que se funda em diferenças de classe e de raça.

Fórum – Na sua avaliação, quais são os caminhos a serem seguidos, nas esferas institucionais e civis, para que o modelo de segurança pública brasileiro seja transformado?

Almeida – Em primeiro lugar, é necessário que se discuta o que é “segurança pública”, e esse debate tem que ir além dos espaços institucionais. Espaço público não é necessariamente espaço institucional. O que chega à maioria das pessoas é que segurança pública se reduz à repressão policial. E esse discurso, propagado em especial pelos meios de comunicação de massa em conluio com as “instituições”, é que tem “normalizado” e até legitimado a morte de milhares de jovens negros nas periferias deste país. As maiores vítimas da “segurança pública” têm sido os jovens negros, as mulheres e os gays. Eles têm morrido aos montes, todos os anos. E paradoxalmente o maior responsável por esse descalabro tem sido os os agentes do Estado encarregados da segurança pública. Desse modo, acho que temos que mostrar o quão falaciosa é a política de “segurança pública”, que na verdade é uma política sistemática de assassinato de jovens negros e pobres.

Temos que desmilitarizar a polícia, como medida urgente; temos que rever as políticas de encarceramento que só servem a interesses escusos; temos que rever a política de drogas; temos que tratar segurança pública com políticas de redistribuição de riqueza, reocupação dos espaços públicos que vêm sendo privatizados, acesso à moradia, acesso à educação e aumento da participação política. Isso para mim é “segurança pública”. O resto é naturalização do genocídio jovens negros e pobres.

Fórum – Por que, na sua opinião, é importante discutir a cultura de periferia neste momento?

Almeida – O que geograficamente se pode chamar de periferia hoje é o centro do que de mais vivo e original se tem produzido no campo da cultura. É no campo cultural que se constroem as narrativas legitimadoras da ação política. A cultura forma subjetividades. Quando a periferia se apropria disso é como se ecoasse um grande “não”. Um “não” à miséria, à violência, ao racismo, ao machismo e à homofobia. A produção cultural periférica carrega as energias que nos impulsionam para uma realidade renovada.

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Combater violência contra jovem negro será prioridade, diz Secretaria da Juventude

A socióloga Helena Abramo, representante da Secretaria Nacional de...

O esgotamento do modelo policial

Por Maurício Caleiro Em um intervalo de dois dias...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=