Site de relacionamentos para brancos causa polêmica nos EUA

Um site de relacionamentos para pessoas brancas causou polêmica nos Estados Unidos nesta semana. Intitulado White People Meet, ele também pode ser usado por negros que queiram encontrar uma pessoa branca para marcar um encontro.

Por Lucas Agrela, do Exame

O fundador do site Sam Russell, de 53 anos, garante que não houve motivação de cunho racista para a criação da página e que ela seria somente um local para conhecer homens e mulheres de cor branca.

size_810_16_9_whitepeoplemeeet-com

Foto: Reprodução/White People Meet/

“O site é para oferecer oportunidades iguais”, disse Russel ao Washington Post. “A última coisa no mundo que sou é racista. Eu namorei uma mulher negra uma vez. Ajudei a criar o seu pequeno filho negro…Eu acredito que é hipocrisia dizer que ‘um grupo pode fazer isso, mas o outro não pode’.”

Russel teve a ideia de criar o site junto com sua esposa no ano passado, quando reparou que muitos comerciais sobre sites de encontros protagonizados pessoas negras passavam na TV. O White People Meet cobra uma mensalidade de 4 dólares para que os usuários possam trocar mensagens entre si.

Para promover a página, Russel e sua esposa colocaram um outdoor na cidade de West Valley na semana passada, de acordo com o Salt Lake Tribune.  Apesar de estar no ar desde agosto, o site tinha 35 membros em 31 de dezembro.

O White People Meet não oferece a possibilidade de realizar buscas homossexuais. Quando você coloca o seu sexo como “homem” a opção de pesquisa fica congelada na categoria “mulher”.  A idade pode ser mudada, com opções entre 18 e 100 anos.

Leia Também: ‘Meu Black é Assim’: Em resposta a festa sem negros, jovens compartilham fotos de seu black power

Em reação à reportagem publicada pelo Washington Post, internautas fizeram chacotas e comentários de repúdio à página de encontros entre brancos. “Eu não tenho nada contra asiáticos, uma vez eu fui até comer no Panda Express [restaurante de culinária japonesa]”, declarou um usuário do Facebook, em tom de deboche.

Vale notar que 77% dos habitantes dos Estados Unidos são brancos e já existem outros aplicativos de paquera, como Tinder, Happn, Grindr e Brenda – e o uso deles é gratuito, apesar de haver recursos pagos.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Consul do Haiti :Todo lugar que tem africano lá tá f…

A diplomacia do preconceito, da intolerância e do racismo   E...

Racismo de John Mayer

John Mayer usou o Twitter para se desculpar...

‘Prefiro que a loira me atenda’, diz cliente a atendente negra em restaurante

Após ser atendida pela funcionária branca e de cabelos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=