SMPIR lança portal sobre emprego e população negra em São Paulo

SERVIÇO:

Lançamento do portal São Paulo Diverso

Dia 16 de setembro de 2015, às 09h

Prefeitura de São Paulo – Viaduto do Chá, 15 – auditório 7º andar

 

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em São Paulo, um cidadão negro recebe renda média domiciliar até 2,5 vezes menor do que um cidadão branco, além de ter menos acesso ao emprego formal, representando 32,5% dos empregados enquanto o percentual entre a população branca é 66,3%. Ainda, afrodescendentes ocupam apenas 3% dos cargos ligados à chefia ou gerência, e, mesmo quando apresentam igual nível de escolaridade, recebem 31,5% (homens) e 37,5% (mulheres) menos que pessoas da cor branca para a mesma ocupação.

 

Estes e outros dados estarão disponíveis, a partir do dia 16 de setembro, on-line no portal São Paulo Diverso, uma plataforma eletrônica com informações e serviços sobre a população afrodescendente do município de São Paulo. Neste dia a plataforma irá ao ar pela primeira vez em um evento de lançamento, na sede da Prefeitura de São Paulo, com a presença do secretário municipal da igualdade Racial, Maurício Pestana.

 

O projeto faz parte de um conjunto de iniciativas inclusivas promovidas pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que visa estimular o desenvolvimento econômico e social dos afrodescendentes na capital. Durante o evento será divulgada a programação preliminar do 2º Fórum São Paulo Diverso, que acontece em 05 de novembro, com o tema “Investindo na igualdade de oportunidades para encontrar novos talentos”. Os painéis reunirão altos executivos, representantes do poder público, e empreendedores negros, que discutirão o panorama da diversidade racial no mercado de trabalho.

 

Portal São Paulo Diverso

 

O  portal São Paulo Diverso foi criado com o objetivo de contribuir para a ampliação da diversidade no mercado de trabalho, além de divulgar informações gerais sobre programas de ações afirmativas nos setores público e privado. A plataforma aproximará candidatos e empresas por meio da Comunidade SP Diverso no LinkedIin, e oferecerá dicas práticas e materiais para capacitação profissional.

 

Iniciativas inclusivas como essa têm se mostrado ferramentas eficazes para a promoção da igualdade no ambiente profissional. A Prefeitura de São Paulo é hoje exemplo para o resto do país, por meio da Lei nº 15.939/13, com o maior programa de ação afirmativa no setor público. Desde o primeiro concurso com as cotas, mais de 1.000 servidores já foram incluídos nos cargos de procuradores, contadores, professores e auditores fiscais. Para Maurício Pestana, Secretário de Promoção da Igualdade Racial, “o poder público é exemplo de construção de uma sociedade igualitária, mostrando às grandes corporações que o negro também pode ocupar cargos estratégicos”.

 

As diferenças étnicas e de gênero encontradas no mercado de trabalho foram tema de discussões do São Paulo Diverso – Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo, em outubro do ano passado. O evento propiciou debates que revelaram a dificuldade das empresas em localizar candidatos afrodescendentes para seus postos mais qualificados. Assim, o site que leva o nome do Fórum surge para tentar reverter esse problema de empregabilidade, e funcionar como um espaço permanente de debate para a população negra.
Para desenvolver o  portal São Paulo Diverso a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial contou com as parcerias do BID e da Microsoft, que aplica diferentes programas de diversidade em suas unidades ao redor do mundo. “A Microsoft acredita que a tecnologia é capaz de transformar vidas. Ao apoiar a SMPIR na sua visão de promover a diversidade no mercado de trabalho, esperamos contribuir para a inclusão no país”, diz José Renato Roda, Gerente de Consultores da área de Serviços da empresa no Brasil e responsável pela arquitetura do site.

 

Informações e Credenciamento: Camila Gonçalves – (11) 97326-9170

+ sobre o tema

São Paulo diverso

Por: Mauricio Pestana Desde a assinatura da Lei Áurea (1888),...

Concurso do Hospital das Clínicas abre 1120 vagas

O hospital abriu um concurso com vagas para diversos...

O fosso entre brancos e negros no mercado de trabalho

Em 13 anos, renda de pretos e pardos avançou...

Governo do Paraná abre dois concursos para 234 vagas e cadastro

Cargos englobam todos os níveis de escolaridade.Os salários vão...

para lembrar

Escritórios de advocacia derrubam barreira elitista para melhorar inclusão racial

O curso de direito da Faculdade Zumbi dos Palmares...

Grupo de defensores da União repudia ação contra Magazine Luiza por trainee só para negros

O Grupo de Trabalho de Políticas Etnorraciais da Defensoria...

Inclusão racial vem ganhando peso como tendência ESG

Provocado a opinar sobre a política de cotas raciais,...
spot_imgspot_img

Como inteligência artificial impacta empregos no mundo e no Brasil, segundo FMI

A inteligência artificial deverá afetar quase 40% de todos os empregos no mundo, de acordo com uma nova análise do Fundo Monetário Internacional (FMI). A diretora-gerente do...

“Enem dos Concursos” reserva 20% das vagas para negros

O governo federal reservou 20% das 6,6 mil vagas do Concurso Nacional Unificado para candidatos negros. A totalidade das vagas está dividida entre nível...

Programa com apoio da ONU quer garantir 3.000 lideranças negras até 2030

A 99jobs colocou no ar plataforma que servirá de vitrine para o programa 10.000 Trainees Negros, que pretende, até 2030, incluir 3.000 profissionais negros em...
-+=