Stephanie Ribeiro ministra curso sobre a solidão da mulher negra

A afetividade é um dos temas mais delicados à comunidade negra, em especial às mulheres negras. Para discutir o assunto, Stephanie Ribeiro e o Coletivo coordenam um encontro de formação sobre a solidão da mulher negra.

Texto / Pedro Borges
Imagem / Divulgação

Do Alma Preta 

No dia 18 de março, sábado, das 14h às 18h, Stephanie Ribeiro coordena curso sobre a solidão da mulher negra. A formação, organizada em conjunto do Coletivo Dijejê, acontece no Aparelha Luzia, Rua Apa, 78, centro. As inscrições podem ser feitas aqui.

O curso tem 20 vagas e oferece às e aos participantes a possibilidade de discutir um dos principais problemas da comunidade negra, e em especial das mulheres negras, a afetividade. No último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado em 2010, os números apontavam que 52,52% das mulheres negras não viviam em união, independente do estado civil.

A pesquisa também aponta como as preferências afetivas de homens negros e mulheres negras são distintas. De acordo com o documento, “homens pretos tenderam a escolher mulheres pretas em menor percentual (39,9%) do que mulheres pretas em relação a homens do mesmo grupo (50,3%)”.

A partir dos dados, Jaqueline Conceição, fundadora do Coletivo Dijejê, aponta para a relevância da participação de mulheres e homens negros no debate. “Esperamos receber toda mulher negra, assim como aguardamos os homens negros. A afetividade é um problema do nosso grupo étnico, e precisa ser compreendida na sua totalidade”.

Para o encontro, o local escolhido foi o Aparelha Luzia, espaço que abriga diversas atividades políticas e culturais da comunidade negra na cidade. “O Aparelha é um ponto de ressignificaçao do que é ser preto, e isso também passa pelo afeto e pela afetividade. Em última instância, o curso também vai ser um ambiente para nós negros e negras repensarmos formas de compartilhar e construir afetos”, explica Jaqueline.

A curadoria da formação fica por conta de Stephanie Ribeiro, arquiteta, ativista e pesquisadora de temas ligados a negros e negras no Brasil e no mundo. O Coletivo Dijejê junta-se à Stephanie Ribeiro na coordenação das atividades.

+ sobre o tema

O verdadeiro peso do racismo no dia a dia

Diante do cenário do país, não tem como ignorá-lo....

Rosa Parks

O marco inicial deste movimento se deu no sul...

Atenta aos sinais por Flávia Oliveira

Vibro com datas que trazem reflexões sobre temas, pessoas,...

para lembrar

Após anunciar gravidez, Juliana Alves fala sobre a primeira gestação

Grávida de quatro meses, Juliana Alves revelou que será...

O que significa ser fruto de um país que foi colonizado?

Em meio à preparação do editorial de moda da...

Onde andará a boa e velha liberdade?

Sempre, sempre, sempre que a gente falava nela, tinha...
spot_imgspot_img

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou e de onde vim.Tenho orgulho da mulher que me tornei.Aprendi desde muito cedo, a amar...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...
-+=