STF define cronograma de julgamento do mensalão

Leitura do relatório do ministro Joaquim Barbosa começa em 1º de agosto

Por: Isabela Azevedo

O STF (Supremo Tribunal Federal) definiu nesta quarta-feira (6) o cronograma de julgamento do mensalão. Serão duas fases. A primeira será destinada à leitura do relatório do ministro Joaquim Barbosa e às sustentações orais da acusação e da defesa. A segunda será composta pelos votos dos ministros.

O processo do mensalão possui 38 réus, entre eles, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Eles são acusados de integrar um esquema de compra de votos de parlamentares em troca de atuações favoráveis ao governo Lula no Congresso. O escândalo foi revelado em 2005, durante o primeiro mandato de Lula.

O julgamento terá início em 1º de agosto, às 14h, com a leitura do relatório abreviado do ministro Joaquim Barbosa, principal relator do processo. Em seguida, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, fará a sustentação oral para acusar os réus.

A partir do dia 2 de agosto, os advogados dos réus terão uma hora cada para falar pela defesa. O STF estima que a defesa ocupará as cinco horas diárias das sessões, de segunda a sexta, até o dia 14 de agosto.

A segunda fase está programada para começar no dia 15 de agosto, com o início da leitura do voto de Barbosa (que pode durar mais de um dia). Ao contrário da primeira fase, não haverá limite de horas diárias para as sessões. Depois, será a vez do relator revisor, ministro Ricardo Lewandowski, proferir seu voto. Os demais ministros vão ler suas conclusões em seguida.

O presidente do tribunal, Carlos Ayres Britto, será o último a ler seu voto. Ele se aposenta no início de novembro deste ano.

O STF ressalta que não há data definida para o fim da segunda fase, já que não há previsão de quanto tempo os ministros vão demorar a ler seus votos.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

O avanço dos mandatos coletivos

A cidade com o maior Índice de Desenvolvimento Humano...

Chegou a hora do basta – por Sakamoto

No quarto dia de...

Pós-Obama, negros estão mais otimistas quanto ao futuro

Pesquisa divulgada ontem mostra também que a avaliação do...

para lembrar

“É uma reforma da Previdência muito perversa com as mulheres”

Ao mesmo tempo em que dificulta o acesso à...

Programas assistenciais representam 28% da renda dos mais pobres, diz IBGE

Os programas de transferência de renda, como o Bolsa...

De apertos e sinhazinhas

Ainda bem menina descobri que as roupas e a...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=