AM tem menor taxa de denúncia de violência contra a mulher pelo Disque 180, aponta ranking

Lista foi divulgada em setembro deste ano e o Amazonas está na 27ª posição. De 100.000 mulheres, somente 12 utilizam Central de Atendimento para denunciar

Por  OSWALDO NETO

O Amazonas possui a menor taxa de registros de casos de violência contra a mulher do país por meio do Disque 180, segundo dados da Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). O ranking nacional foi divulgado em setembro deste ano e será apresentado durante o seminário “Violências Silenciadas e Silenciosas: Um olhar ao redor”, nesta sexta-feira (21), na Universidade Nilton Lins.

Com o objetivo de avaliar o aumento da violência doméstica no Brasil, o evento irá discutir os efeitos da Lei Maria da Penha e também sugerir medidas que deem mais visibilidade à ação, conforme informou a procuradora da Mulher no Senado, senadora Vanessa Grazziotin.

“O evento é parte, no Estado, dos 16 dias de ativismo, um movimento mundial que luta contra esse tipo de violência, que mata e destrói lares e famílias. Temos que chamar a atenção do Poder Público e do Judiciário para que a lei funcione em sua plenitude, além de fazer com que os julgamentos sejam mais céleres”, disse.

O seminário inicia às 19h desta sexta-feira na Universidade Nilton Lins, localizada na avenida Professor Nilton Lins, Zona Centro-Sul.

Durante o evento, está prevista uma mesa redonda composta pela senadora e autoridades que tratam do assunto como a coordenadora do programa Ronda no Bairro Maria da Penha, da Polícia Militar, capitã Adriana Salles, pela vice-presidente do Conselho Estadual do Direito da Mulher, Graça Prola, e Jaiza Fraxe, juíza da 1ª Vara Federal.

Disque 180

O ranking foi divulgado em setembro deste ano. Com 196 casos, Manaus é a quarta capital que menos denuncia crimes contra a mulher. A tabela ainda informou que o Amazonas está em último lugar na taxa de registro. Para cada 100.000 mulheres, somente 12,95 informam sobre agressões sofridas.

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um serviço ofertado pela SPM com o objetivo de receber denúncias ou relatos de violência, reclamações sobre os serviços da rede e de orientar as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para os serviços quando necessário.

 

Fonte: A Crítica

+ sobre o tema

Ato das trepadeiras contra mais um femicídio na MPB

Não é um problema do RAP, não é um...

Para Mulheres Negras, a quem o estupro diz respeito, raça precedeu questões de gênero – Por Maria Rita

Estupro é sempre CRIME Apesar das mudanças legislativas, da implementação...

Aluna é punida após denunciar estupro em universidade nos EUA

Antes que pudesse se mudar para um dormitório na...

Fé, menina. De homem pra homem.

30 homens estupraram uma menina. 30! e sabe o que mais? eles...

para lembrar

Nicarágua realiza fórum sobre violência contra a mulher

O Parlamento nicaraguense promoverá nesta quinta-feira (24) um fórum...

Chefe bate em funcionária em órgão do Governo de Minas

"Estou com muito medo dele fazer alguma coisa contra...

Feministas protestam no julgamento do New Hit

Esta semana que passou, como muitas de vocês sabem,...

Em Minas Gerais, tornozeleira eletrônica evita que homem volte a atacar mulher

Cintia Sasse A Lei Maria da Penha é admirável não...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=