Treine mais – Por Fernanda Pompeu

É fato. Existem tantas maneiras de aprender quanto lições a ensinar. Eu, por exemplo, aprendo e me inspiro lendo sobre como outras pessoas fazem seus trabalhos. Adoro saber como começaram, erraram, insistiram, acertaram e finalmente imprimiram uma marca pessoal.

Lendo essa gente, presto bastante atenção na parte do sucesso delas. Nos elementos e experiências que tornaram aquele profissional digno de um perfil redigido – lembrando que perfis são fotos tiradas com palavras.

Percebo que a parte do sucesso costuma ser coincidente com a duração do esforço. Sendo que entendo sucesso como qualidade do trabalho, sem necessariamente resultar em fama e dinheiro. Pois para ter fama e dinheiro é necessário que mais um ingrediente apareça. A sorte.

Mas a sorte não visita a todos. Então é melhor contar com o esforço do que com ela. Explico melhor, não há excelência sem trabalho. Todas as pessoas nascem com talentos mas, excetuando uma minoria de gênios, para desenvolver os talentos será necessário treinar e treinar.

Por mais custoso e chato que seja, o aperfeiçoamento caminha passo a passo. Mais para tartaruga do que para avião. Então, o desenhista das tirinhas que nos fazem morrer de sorrir, desenha todos os dias na prancheta ou no computador.

A atriz que chora tão convincente quanto gargalha, ensaia todos os dias. A cronista de textos ligeiros, passa horas lendo textos profundos. Treinam também o leitor, o espectador, o ouvinte. Pois por toda vida se aprende a ler, ver, ouvir.

O segredo de fazer bem está na disciplina de fazer todos os dias, acreditando numa melhora que às vezes levará décadas. De devotar uma dedicação amorosa ao seu ofício. Sem o luxo de sábados e domingos e sem a escravidão de bater pontos físicos ou eletrônicos.

Talento trabalhado é atleta no treino. É suor mesmo sem gota. Concentração na matéria escolhida. Percepção de que saltar do ruim para o médio é fácil. Do médio para o bom é mais difícil. Do bom para o ótimo é dificílimo.
Tentar alcançar a excelência naquilo que fazemos é tarefa enorme, na qual nem o mais poderoso talento dará conta. Ele terá que arranjar um parceiro que responde pelo nome de trabalho. Talento que dá certo é talento que treina.

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

Meritocracia: Aos 35 anos, filha de Luiz Fux é nomeada para vaga de desembargadora

Nesta segunda, 7, duas horas depois da indicação da...

Bolsonarismo ataca democracia de todas as formas

O risco democrático que o bolsonarismo representa não se...

Herança maldita: na Era Hartung, mais da metade das vítimas de homicídios foi de jovens

  O Ministério da Justiça lançou, em parceria com o...

O que pensa o ministro Arthur Chioro sobre a saúde da mulher – por: Fátima Oliveira

Preocupada com o silêncio sepulcral do novo ministro da...

para lembrar

Embate entre tucanos por Aécio está longe de terminar

Apesar do esforço do governador de Minas Gerais, Aécio...

Gonzaga: Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por Leno F. Silva "Gonzaga – de pai...

Americanos elegem primeiros deputados muçulmanos e indígenas

Primeiro governador abertamente gay foi outro marco; social-democrata Alexandria...

“A mídia está cheia de estereótipos da mulher negra”

Por: Ana Paula Maravalho     A formação...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=