Turbante faz a cabeça de baianos e turistas neste verão

Enviado por / FonteDo Verão da Bahia 

“Cabelo raspadinho, estilo Ronaldinho. Cabelo pintado ou V-O. Cabelo embaraçado, encaracolado, rastafári, rock’n roll”. O refrão da música, que se eternizou na voz do cantor e compositor Bell Marques, traduz os vários estilos de cabelo que encontramos, ao passear pelas ruas de Salvador. Todavia, neste verão, o turbante tem feito a cabeça de baianos e turistas. Com suas estampas étnicas, o adereço caiu no gosto popular e, cada vez mais, vem conquistando novos adeptos.

Quem deseja pular o Carnaval de Salvador, de visual novo, na moda, e ainda fazer bonito, deve apostar nessa indumentária secular que, além de adornar a cabeça, carrega uma grande carga histórica para povos de países como Índia, Paquistão, Afeganistão, e principalmente os da África.

O turbante ou torço consiste em uma tira de pano que é enrolada sobre a cabeça. Pode ser amarrado de várias formas e usado por homens e mulheres. Além disso, o Ojá, como é chamado pelos adeptos das religiões de matriz africana, é usado como forma de proteção para reter a energia do orixá e manter o equilíbrio entre o corpo e o espírito. Segundo a pesquisadora e designer, Thaís Muniz, em alguns países da África, a exemplo do Senegal, o turbante faz parte da moda cotidiana.

De passagem pelo Pelourinho para conhecer os atrativos turísticos da região, as norte-americanas, da Filadélfia, Solana Yemaya Hoffmann-Carter e Ella Cuda experimentaram a última moda da Bahia e ficaram encantadas com os modelos criados pela designer.

Outras tendências – Já o arco de flores feitas de pano e amarrado em fitas de seda em formato de coroa ou passadeira, é outro acessório bastante utilizado pelas adolescentes. Mais comum nas cidades litorâneas da Bahia, o arco dá um ar sofisticado a quem o usa. Mais opções para enfeitar as madeixas neste verão são a utilização de apliques, para alongar os cabelos, e as tradicionais tranças que embelezam e dão charme às garotas.

Foto em destaque: Reprodução/ Verão da Bahia 

+ sobre o tema

Exposição sobre orixás aborda religião e cultura negras, em Brasília

Mostra 'Geometria, símbolos e cores' fica em cartaz no...

Sambista da Vez – Websérie para tempos de isolamento

SEGUNDA TEMPORADA DA WEBSÉRIE SAMBISTA DA VEZ - RICARDO...

Festa das Ciatas celebra mulheres do samba e na culinária

Em sua segunda edição, a Festa das Ciatas em...

para lembrar

Descobertas fascinantes de um jovem doutor da física

Esconda grãos de feijão – ou de arroz, milho,...

Rio de Janeiro recebe encontro de cinema negro

Com recorde de inscrições, o evento homenageia os 80...
spot_imgspot_img

Em Paris para a alta-costura da Chanel, Xênia França fala sobre moda, música e reconhecimento internacional

Única celebridade brasileira convidada para o desfile de alta-costura da Chanel, em Paris, Xênia França vem colhendo os louros da longa carreira na indústria...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...
-+=