Um triste cenário que não pode ser naturalizado

O sofrimento a que vem sendo submetidas as crianças e mulheres das favelas do Rio de Janeiro, como o Complexo do Alemão, Acari entre outras, com operações sistemáticas e em horários de fluxo escolar vem sendo altamente danoso para esta população. O fato é que estes episódios recorrentes e cada vez mais severos vêm produzindo danos que vão além dos tristes índices de letalidade juvenil, impossibilidade de locomoção e paralisação de serviços essenciais.

Por Mônica Francisco Do Jornal do Brasil

Não podemos naturalizar questões como essas. É preciso que se dê visibilidade cada vez maior aos danos “colaterais” dessa forma de gestão das ações ligadas à implementação da política de segurança pública.

O aumento dos casos de sofrimento mental, stress, hipertensão, diabetes, depressão e síndrome do pânico, embora não quantificados, podem ser observados e fazem parte dos depoimentos diários, ouvidos por exemplo, por Lúcia Cabral da ONG Educap no Complexo do Alemão.

Este triste cenário infelizmente não é encontrado somente no Alemão. É o modo de gestão destinado à espaços populares. É a mutilação cotidiana da cidadania de milhares de crianças e mulheres pobres, sujeito a todo tipo de abusos e violações, por conta da criminalização da pobreza.

É imperativo buscarmos juntos, sociedade e instituições, um caminho para a mudança desse quadro, ou perdemos todos e todas.

+ sobre o tema

Governo prevê mais de R$ 665 milhões em ações para jovens negros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica...

Documento final da CSW leva parecer de organizações negras do Brasil

Em parceria estabelecida entre Geledés - Instituto da Mulher...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com...

para lembrar

Zulu Araújo – O galã do preconceito

Primeiro domingo de setembro, ano 2011, século XXI, após...

Mas há racismo no Brasil?

Apesar da herança africana no Brasil, escritor brasileiro Luiz...

Se não há paz para nossos filhos, que não haja paz para os brancos

Não sabe, minha senhora, eu morro, sem ver mais...
spot_imgspot_img

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial chocantes e sua não punição, como nos recentes casos de abuso...

O homem branco brasileiro de condomínio e o ato simbólico de “descer”

No documentário Um Lugar ao sol (Daniel Mascaro, 2009), sobre moradores de coberturas, temos um clássico exemplo de como a arquitetura brasileira revela a...

Por que as altas desigualdades persistem?

Com o fim da escravidão, nutria-se a esperança de que a liberdade proporcionaria uma gradual convergência nos indicadores socioeconômicos entre brancos e negros. Porém essa...
-+=