UNESCO e rádio espanhola lançam iniciativa contra racismo e discriminação no futebol

Sem respeito não há futebol. Esta é a campanha lançada pela UNESCO e a rádio espanhola PRISA para combater racismo, xenofobia e comportamentos machistas ou homofóbicos dentro e fora de campo.

Da ONU 

Foto: iStock.com

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a rádio espanhola PRISA, integrante da Cadena Sociedad Española de Radiodifusión, apresentaram em janeiro (24) a campanha “Sem respeito não tem jogo” (Sin respeto no hay juego). O objetivo é combater o racismo e a discriminação no futebol.

A campanha foi baseada nas conclusões e recomendações do relatório da UNESCO Cor? Que Cor?, lançado em 2015, e será implementada no primeiro semestre deste ano com uma mensagem simples e clara: sem respeito, não há futebol.

O objetivo é “tirar de campo” o racismo, a xenofobia e comportamentos machistas ou homofóbicos. Juan Luis Cebrián, diretor-executivo do grupo PRISA, ressaltou a importância do acordo entre o grupo e a UNESCO, recordando que o futebol é uma poderosa ferramenta para alcançar um amplo setor da sociedade. “Nós queremos promover a consciência e fazer com que a opinião pública incorpore os princípios de tolerância”, disse.

A diretora-geral adjunta de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO, Nada Al-Nashif, lembrou que o poder simbólico do esporte e seus códigos universais de respeito estão entre os veículos mais efetivos para o combate da desigualdade e a promoção da diversidade e da tolerância na sociedade. “A luta contra o racismo no esporte não deve ser opcional. É por isso que é tão importante essa iniciativa ser apoiada por três dos clubes de futebol mais prestigiados no mundo atualmente”, afirmou. Participaram do evento os presidentes dos três clubes por ela citados: o italiano Juventus e os espanhóis Real Madrid e Barcelona .

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Skinheads suspeitos de assassinato

Grupo teria matado guardador de carros no Centro Histórico...

Ele perguntou se eu preferia maçã, conta vítima de racismo em Confins

Preso em flagrante por injúria racial, advogado terá que...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=