UniCEU, a faculdade da Prefeitura, firma convênio para abrir 3.810 novas vagas de Educação Superior

Convênio com o Ministério da Educação foi firmado nesta terça-feira (10) e vagas serão para 12 cursos oferecidos gratuitamente em 18 polos nos CEUs. Desde 2013, UniCEU matriculou 8.817 alunos, em 301 cursos de 32 polos

Do Capital.sp

Foi firmado na tarde desta terça-feira (10) mais um convênio entre a Prefeitura de São Paulo e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. O acordo possibilitará a abertura de 3.810 novas vagas de Educação Superior em cursos oferecidos gratuitamente pela rede Universidade nos Centros Educacionais Unificados (UniCEU) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). A assinatura aconteceu em cerimônia no CEU Água Azul, na região de Cidade Tiradentes, extremo leste da capital paulista.

As vagas, que serão abertas já no segundo semestre deste ano, abrangem 12 cursos diferentes, espalhados por 18 polos da UniCEU, localizados em todas as regiões da capital paulista. Entre os cursos que serão oferecidos estão licenciaturas em Pedagogia, Artes, Matemática, Biologia, Computação e Educação Física, além de tecnólogo em Design Educacional e também, mestrado profissional.

A medida amplia as oportunidades para o paulistano mais pobre conseguir o primeiro diploma ou até se especializar, facilitando o ingresso no mercado de trabalho e melhorando sua renda. “Já somos uma das maiores redes municipais de Educação Superior. É difícil um município manter uma rede própria de Educação Superior como São Paulo está fazendo”, disse o prefeito Fernando Haddad.

“São 32 CEUs com Universidade Aberta, mais 14 que estamos preparando o credenciamento, ou seja, os 46 CEUs terão universidade em toda a cidade. Transformar cada bairro da cidade em um bairro universitário é o sonho de qualquer educador”, completou.

“Para a juventude, esse aumento de 3.810 vagas será uma grande oportunidade para a nossa comunidade se empoderar, para que meu filho possa daqui há seis anos, fazer a faculdade dentro da nossa própria comunidade”, afirmou a estudante de Pedagogia na UniCEU e liderança da Cidade Tiradentes, Ariane Raquel Ferreira. “Esse sonho vai se tornar cada vez mais real para toda a nossa comunidade”, finalizou.

Criada em 2013 pelo prefeito Fernando Haddad, a UniCEU já beneficiou 8.817 alunos matriculados em 301 cursos de Educação Superior, oferecidos nos 32 polos da rede nos CEUs. Do total de cursos oferecidos, 64 foram de aperfeiçoamento, 187 de especialização, 40 de licenciatura e dez de bacharelado. Atualmente, 5.662 alunos estão com cursos na UniCEU em andamento e mais de 200 já estão com os diplomas nas mãos.

“São poucas as vagas que a gente tem em universidades públicas e para o jovem que mora aqui na Cidade Tiradentes é difícil ir estudar em um local tão distante. Agora, se em todos os CEUs nós tivermos uma universidade, nenhum jovem vai desistir de estudar e essa é a coisa mais importante que um pai pode querer para o seu filho e que um jovem pode querer para ele mesmo, que é continuar a estudar”, disse o secretário municipal da Educação, Gabriel Chalita.

“É muito importante que esses espaços, centros como os CEUs ofereçam cursos desde a pré-escola ou Educação Infantil até a graduação ou a pós-graduação. Por isso, esse é um dia muito importante para a CAPES”, afirmou o presidente da CAPES, Carlos Afonso Nobre.

A ampliação da rede UniCEU está entre as prioridades do município e além de oferecer mais vagas de mestrado profissional no segundo semestre, um dos objetivos é levar os cursos de Educação Superior para outros 14 CEUs que ainda não são polo do projeto, chegando a 46 unidades. Com outros 14 novos CEUs que tem obras em andamento, que já serão abertos credenciados como polos pelo MEC, São Paulo atingirá 60 polos.

“Daqui cinco ou dez anos, nós podemos ter a maior rede de universidade pública municipal do país com 60 mil alunos de licenciatura, de graduação, de curso superior de tecnologia, de mestrado profissional e até doutorado. Por que não oferecer doutorado para as nossas professoras? Podemos ter uma grande rede”, afirmou o prefeito Haddad.

UniCEU
A UniCEU é uma parceria estratégica com o Governo Federal e as instituições de ensino superior públicas que visa ofertar qualificação profissional aos munícipes da cidade de São Paulo e região. Oferece ensino superior público, gratuito e de qualidade social.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, implantou 32 Polos de Apoio Presencial, sendo 18 polos em 2013 e 14 polos em 2014, para oferta de cursos de licenciatura, aperfeiçoamento, bacharelado e pós-graduação, em parceria com o Ministério da Educação e a CAPES no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), na modalidade Educação à Distância. Funcionam atualmente 32 unidades da UniCEU, sediadas em 31 CEUs e na EMEF Gilberto Dupas, na Vila Nova Cachoeirinha.

A UniCEU é totalmente gratuita, mas para fazer os cursos é necessário passar por um processo seletivo. São cursos de Engenharia, Pedagogia, Matemática, Língua Portuguesa, Química, Física, Biologia, Educação Física e de pós-graduação em diversas áreas. As aulas são presenciais e à distância.

Cada unidade oferece infraestrutura física, tecnológica e pedagógica suficiente ao atendimento dos alunos matriculados na UniCEU. Nas unidades, acontecem os momentos presenciais, como avaliações, videoconferências, práticas laboratoriais, além do acompanhamento e orientação dos tutores. Cada unidade é composta, no mínimo, por secretaria acadêmica, sala de coordenação, sala de tutoria, laboratório de informática, biblioteca, web conferência, espaços de uso compartilhado e salas de aula.

Em 2015, por meio do Decreto nº 56.178, foi instituída a Rede UniCEU. Em 17 de março deste ano, foi emitido um novo Decreto (nº 56.877), para a implementação e multiplicação dos Polos de Apoio Presencial, que têm por objetivo a ampliação da oferta de cursos em São Paulo.

Veja as unidades ou polos da UniCEU na cidade de São Paulo.

FOTOS
Crédito: Fernando Pereira/SECOM

+ sobre o tema

Professores indígenas ocupam Secretaria de Educação da Bahia

  Um grupo de 60 professores, alunos e pais indígenas...

Antonio Candido indica 10 livros para conhecer o Brasil

  Quando nos pedem para indicar um número muito limitado...

Resultado da segunda chamada do ProUni sai nesta segunda-feira

Brasília – Os estudantes que se inscreveram no Programa...

Em São Paulo, 46% dos alunos admitem ter passado de ano sem aprender a matéria

Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil Quase metade (46%)...

para lembrar

Estudantes protestam contra exigência do Enem para Ciência sem Fronteiras

Nova regra para concorrer a bolsas de estudo no...

USP assina acordo experimental para participar do Enade

Além da prova, a universidade estadual paulista participará das...

A campanha dos professores para denunciar Paes e Cabral

Charge do Vitor Teixeira, via Facebook do site do SEPE,...
spot_imgspot_img

73% dos jovens sem educação básica completa querem voltar a estudar, aponta levantamento

Dos mais de 9 milhões de jovens fora da escola que não concluíram a educação básica, cerca de 7 milhões ainda têm a intenção de retomar os...

‘O Avesso da Pele’: livro que debate racismo é censurado em escolas de 3 estados por reação equivocada ao conteúdo, alertam especialistas

Especialistas ouvidas pelo g1 afirmam que a justificativa apresentada pelos governos do Mato Grosso do Sul, de Goiás e do Paraná para recolher os...

Programa Pé de Meia exige gestão integrada entre ministérios

O programa federal Pé de Meia, que prevê o pagamento de uma bolsa mensal e outros bônus para alunos de baixa renda matriculados no ensino médio público,...
-+=