Usain Bolt: 9 curiosidades sobre os 9 ouros do mito em Olimpíadas

A lenda jamaicana do atletismo diz ter se despedido dos Jogos no Rio de Janeiro

no Terra

Usain Bolt conquistou na noite de sexta-feira o que ele alega ser seu último ouro olímpico. No revezamento 4×100 m, se tornou tricampeão em três provas, sendo ouro nos 100 m, 200 m e 4×100 m em 2008, 2012 e 2016. A despedida perfeita para o maior e mais veloz corredor de todos os tempos.

O que resta para se contar sobre as participações olímpicas de Bolt? Existem histórias além dos ouros? Existem. Abaixo, o LANCE! separou nove curiosidades sobre as campanhas olímpicas que renderam nove ouros ao raio:

usain bolt3

Correu menos de 8 minutos olímpicos 

Bolt corre as provas mais curtas do atletismo. Assim, o tempo que passa realmente disputando provas é muito baixo. Somando suas quatro participações olímpicas (ele disputou as eliminatórias dos 200 m em 2004), ele não correu nem sete minutos. Como não há medição exata dos tempos feitos no revezamento, já que não é feita a largada do modo tradicional e há passagem de bastão, não é possível afirmar exatamente o tempo – mas, se somados aos seus tempos individuais as marcas completas dos revezamentos, Bolt participou de provas que, somadas, demoraram 7 min 33s para terminar.

2004, a estreia 

Em Atenas-2004, Bolt chegou à Grécia com 17 anos e o segundo melhor tempo da temporada nos 200 m: 19s93. Mas, tendo sofrido uma distensão na parte posterior de sua coxa pouco antes dos Jogos, correu mal: fez 21s05 em sua eliminatória e foi eliminado. É sua única derrota em Olimpíadas.

Derrota em bateria

Ou quase isso. Na verdade, Bolt só não atravessou a linha de chegada na frente em Olimpíadas naquela prova em 2004 e também em uma eliminatória em Pequim-2008. Na quinta bateria da primeira fase dos 200 m, terminou em 2°, atrás de Rondel Sorrillo, de Trinidad e Tobago. Sorrillo acabaria eliminada na fase seguinte, enquanto Bolt seguiu para o ouro com recorde mundial.

2016 Rio Olympics - Athletics - Semifinal - Men's 200m Semifinals - Olympic Stadium - Rio de Janeiro, Brazil - 17/08/2016.    Usain Bolt (JAM) of Jamaica leads during the race. REUTERS/Edgard Garrido   FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS.
2016 Rio Olympics – Athletics – Semifinal – Men’s 200m Semifinals – Olympic Stadium – Rio de Janeiro, Brazil – 17/08/2016. Usain Bolt (JAM) of Jamaica leads during the race. REUTERS/Edgard Garrido FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS.

Três recordes mundiais 

Dos nove ouros, quatro foram conquistados com recordes mundiais batidos por Bolt. Em Pequim-2008, fez a melhor marca do mundo nos 100 m (9s69), 200 m (19s30) e no revezamento 4×100 m (37s10). Em 2012, o último recorde em Jogos: 36s84 com o revezamento jamaicano.

De equipe, mas nem tanto 

Bolt é o líder do time jamaicano no revezamento, mas nunca correu uma bateria eliminatória da prova – sempre apareceu só para a final. Além disso, em 2008 não fechou a prova, dando a honra para Asafa Powell.

Nuggets

O recorde mundial dos 100 m que Bolt bateu em 2008 teve “combustível” curioso. Ele revelou em biografia que a única alimentação que teve no dia da decisão foram nuggets de frango. Com uma soneca no meio. Além disso, fez a marca corrrendo com os cadarços desamarrados.

200 m, não à toa sua prova preferida

Usain Bolt já declarou diversas vezes que os 200 m são sua prova preferida. E em 2012, quando conquistou o bicampeonato, se tornou o primeiro na história a ser bi na prova.

Tricampeão de tudo 

No Rio de Janeiro, ele se tornou o primeiro tri dos 100 m, tri dos 200 m e tri do revezamento 4×100 m. Nenhum outro membro das equipes jamaicanas que venceram os revezamentos esteve presentes nos três ouros – só Bolt.

O ouro com “falha” 

As aspas deixam claro que é apenas uma figura de linguagem. Mas o fato é que o último ouro individual de Bolt em Jogos Olímpicos veio na única vez que ele não melhorou o tempo conquistado em sua prova anterior. Em todos os títulos nos 100 m, ele melhorou a marca das eliminatórias para a final. Nos anteriores dos 200 m, também. Mas, no Rio, ele fez o mesmo tempo da semifinal na decisão: 19s78. Não por acaso, a final de 2016 foi a única sob chuva.

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

Seminário aborda discriminação

A UEFA junta-se às federações holandesa e inglesa...

Provei que não sou marginal, desabafa Felipe após título carioca

Mesmo sem defender pênalti, goleiro do Flamengo se sentiu...

para lembrar

Ellen DeGeneres é acusada de racismo após postar foto com meme de Bolt

Críticada por vários fãs, a imagem postada por Ellen...

Olimpíadas 2012: Etiópia tem os dois melhores tempos para a final

  Os países africanos comprovaram nesta quarta-feira (8) sua tradição...

Brigid Kosgei: a maratonista mais rápida da história que correrá a São Silvestre

Queniana mãe de gêmeos e filha de mãe solo...
spot_imgspot_img

Rebeca Andrade lidera Brasil à prata por equipes no Pan-Americano

Rebeca Andrade estreou com uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo, a campeã olímpica liderou o Brasil ao pódio por equipes em...

Queniano Kelvin Kiptum quebra recorde da maratona em Chicago

O corredor queniano Kelvin Kiptum venceu a Maratona de Chicago, na manhã deste domingo (8), completando o percurso de 42,195 quilômetros pela cidade americana em duas...

Ouro para o Brasil: Rebeca Andrade é bicampeã no salto no Mundial de Ginástica

Rebeca Andrade conquistou, neste sábado, a medalha de ouro no Mundial de Ginástica no salto. A brasileira, atual campeã olímpica, superou a norte-americana Simone Biles, que...
-+=