Vaticano afasta padre que revelou ser gay em entrevista

O padre polonês Krzystof Charamsa, que participou de coletiva de imprensa com o namorado, fez declarações com o intuito de incentivar a Igreja Católica a mudar de posição sobre a homossexualidade

Na Revista Fórum 

O Vaticano afastou neste sábado (03/10) o monsenhor Krzystof Charamsa de sua posição na Congregação para a Doutrina da Fé, braço doutrinal do Vaticano onde trabalhava desde 2003, após o padre polonês declarar que é gay e que tem um parceiro de longa data.

charamsaynovio-200x300

A revelação foi dada em uma entrevista publicada hoje no jornal Il Corriere della Sera, o de maior tiragem da Itália, em que Charamsa, de 43 anos, fala sobre a sua vida pessoal e assegura que tem orgulho de ser homossexual.

Mais tarde, o padre polonês realizou uma coletiva de imprensa com o seu parceiro, um homem espanhol, e ativistas da causa LGBT em um restaurante de Roma, reportou a Reuters. A meta era incentivar a Igreja Católica a alterar o seu posicionamento conservador a respeito da homossexualidade.

Em comunicado, o Vaticano disse que a demissão de Charamsa não tem relação com seus comentários sobre sua vida pessoal, mas destacou que a entrevista foi um ato “grave e irresponsável”.

As revelações de Charamsa ocorrem às vésperas do Sínodo sobre a Família. Entre os dias 4 e 25 de outubro, bispos vão se reunir no Vaticano para discutir diversos temas referentes à família, incluindo a possibilidade de maior abertura aos gays dentro da instituição familiar.

Para o padre polonês, papa Francisco tem sido “fantástico” por ter feito com que a Santa Sé “redescobrisse a beleza do diálogo”, reportou a Ansa. Após saber da demissão, o monsenhor afirmou que dedicava “o fato de se assumir aos muitíssimos sacerdotes homossexuais que não tem força de sair do armário”.

“O amor homossexual é um amor que tem a necessidade da família. Toda pessoa, também os gays, lésbicas e transexuais, leva no coração o desejo de amor de familiaridade”, afirmou Charamrsa.

+ sobre o tema

Transenem: o cursinho de BH que está colocando trans e travestis na universidade

Com 35 anos, Raul Capistrano já tinha deixado de...

Discriminação impede que pessoas LGBT tenham acesso à saúde, alerta OPAS

Para Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), saúde universal significa...

Homem é condenado a 14 anos de prisão por crime de ódio contra homossexual

Um homem foi condenado a 14 anos de prisão...

Pai e filha mudam de gênero juntos nos EUA

Caso ocorreu em Detroit e chamou atenção no mundo Do...

para lembrar

Padres belgas acusados de pedofilia abrigam jovens no Brasil

Religiosos belgas saíram da Europa após suspeitas de abusos...

Com nova igreja definida, padre vítima de racismo só espera “ser acolhido”

Grupo de moradores pediu sua saída de paróquia em...

Padre consegue vaga de passista na Grande Rio

Depois de muita oração e aulas de samba no...
spot_imgspot_img

Padre consegue vaga de passista na Grande Rio

Depois de muita oração e aulas de samba no pé, a graça foi alcançada. Padre Bráulio Francisco Tibúrcio, de 41 anos, conseguiu a tão...

Com nova igreja definida, padre vítima de racismo só espera “ser acolhido”

Grupo de moradores pediu sua saída de paróquia em Adamantina. Pároco deve assumir santuário em Dracena, conforme decisão da Diocese. No Mídiacon News   Apesar da mobilização pela...

Padres belgas acusados de pedofilia abrigam jovens no Brasil

Religiosos belgas saíram da Europa após suspeitas de abusos de crianças; um deles acumula acusações também no Brasil Por Chico Siqueira no Terra Acusados de pedofilia...
-+=