Veja alguns flagrantes, fotos e vídeos da greve geral

Contra reformas, estudantes de escolas privadas acordam bairro chique de FHC e carrão força passagem; veja o flagrante, fotos e vídeos da greve geral

no Viomundo

Cidades e terminais vazios, bloqueios feitos por manifestantes, repressão em São Paulo; pelo menos as horas iniciais da greve geral foram fortes em várias cidades do Brasil; de madrugada, a via que leva ao aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, ficou fechada.

 

Da Redação, com Caio Castor, Jornalistas Livres, Mídia Ninja e colaboradores do Twitter e Facebook*

Ruas vazias no centro de São Paulo, quando normalmente estão cheias no mesmo horário em outros dias da semana.

Terminais de ônibus e rodovias bloqueadas.

Ônibus, metrô e trens não circulavam na maior metrópole do país.

A greve geral contra as reformas trabalhista e da Previdência do usurpador Michel Temer começou forte em várias partes do Brasil.

Logo cedo, uma passeata atravessou o bairro nobre do Higienópolis e acordou os moradores com gritos de “vem pra rua, vem contra a reforma”.

Os alunos distribuíam panfletos (ver ao lado) que pegavam de surpresa quem estava na rua.

Eram, por incrível que pareça, os secundaristas de escolas chiques do bairro, tendo à frente ciclistas da Polícia Militar e atrás automóveis de pais que discordam da greve, buzinando.

Se está em seu apartamento da rua Rio de Janeiro, no bairro, o ex-presidente FHC, apoiador do governo Temer, pode ter acordado com a gritaria dos alunos — o trajeto deles passou a mais ou menos 200 metros de onde mora o tucano.

Numa esquina do bairro, quando os estudantes tentaram fechar um cruzamento, um motorista forçou passagem contra a barreira humana usando o automóvel de uma tonelada (veja a cena abaixo):


Em São Paulo, a PM reprimiu trancaços no centro e helicópteros acompanhavam as tentativas de fechar vias à distância.

A TV Globo fez ar de surpresa nos seus telejornais matinais, segundo registro do jornalista Luis Costa Pinto, no Poder 360:

O bloqueio evidente do noticiário sobre a greve, em suas vésperas, na maior emissora de TV aberta, a Globo, produziu desde as primeiras horas do dia um fato patético: os telejornais do começo da manhã dessa mesma emissora tiveram de cobrir a paralisação como se houvesse uma surpresa no ar. Não era: a greve geral era já então notícia velha e a estratégia de escondê-la, velhacaria. Tentar conter notícias contrárias à orientação da direção de veículos de comunicação é erro velho na História dos meios de comunicação conservadores do Brasil. Isso sempre se converteu em vitória dos fatos sobre os arautos do conservadorismo. A crise paradigmática do comício das “Diretas Já” no Vale do Anhangabaú em São Paulo, em 1984, escondido pela mesma Globo para servir à ditadura militar que se esvaía então, parecia ter sido lição histórica. Não foi, e o erro se repete no caso dessa greve geral.

O prefeito de São Paulo, João Dória havia divulgado um vídeo espantoso contra a greve dirigido aos 135 mil funcionários públicos da cidade.

Nele, defendeu o direito de greve, por exemplo, aos domingos!

O plano de Dória de oferecer viagens de Uber e 99 aos funcionários foi engavetado, demonstrou que ele é um administrador sem noção do que isso representaria em gastos públicos e provocou boicote de simpatizantes da paralisação às duas empresas.

A hipocrisia do milionário ficou clara depois que foi revelado que ele divulgou, sem criticar, greve contra o governo de Dilma Rousseff marcada para um dia de trabalho, quinta-feira, 11 de julho de 2013.

+ sobre o tema

Um balanço da justiça com as próprias manchetes – Por Saul Leblon

Celso de Mello x mídia: ressaca de um...

Obama precisa se justificar perante o Congresso sobre ação militar na Líbia

A Casa Branca enviou, nesta quarta-feira, um dossiê de...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

para lembrar

Mino Carta e a Herança da Casa Grande

Não quero que os ricos chorem, dizia o líder...

Pesquisa Sensus aponta empate entre Serra e Dilma

Pesquisa Sensus encomendada pelo Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores...

Serra prometeu à Chevron mudar regras do pré-sal

Wikileaks revela que José Serra, então pré-candidato do PSDB...

Nas eleições, se não acredita, eu vou sonhar pra você ver

Por: FÁTIMA OLIVEIRA Tá no sangue. Nas eleições acabo como...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=