Guest Post »
Vem aí BATEU UMA ONDA FORTE – Criatividade para empreender

Vem aí BATEU UMA ONDA FORTE – Criatividade para empreender

10 jovens serão selecionados para três dias de imersão

na Casa Brota – Coworking de favela

O GatoMÍDIA abre as inscrições para a imersão BATEU UMA ONDA FORTE – criatividade para empreender. O objetivo é aguçar  e potencializar a criatividade tendo como referência a favela, espaço de inventividade e de criação coletiva. A imersão é destinada a jovens negros, moradores de favelas do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, com idade entre 14 a 29 anos.

Enviado para o Portal Geledés 

Nos dias 26, 27, 28 de maio, dez jovens selecionados ficarão três dias dentro da Casa Brota – Coworking de Favela, no Complexo do Alemão, junto com o time de mentores composto por Jéssica Cerqueira, produtora cultural e coordenadora do QuebradaMaps, Marcelo Magano, ator e palhaço, Pedro Cruz, publicitário e Thamyra Thâmara, jornalista e idealizadora do GatoMÍDIA. E com a participação especial da Monique Evelle, criadora da organização Desabafo Social e a Kumasi, marketplace para empreendedores afrodescendentes.

 

Por meio da mentoria em processos de criatividade, comunicação, gestão de projetos, co criação, auto performance, autoconhecimento, autogestão e empreendedorismo, cada participante irá aprender a aplicar metodologicamente suas ideias e desenvolver projetos e negócios que tenham como público alvo a classe C e D.

 

Segundo a pesquisa realizada pelo instituto Data Favela, quatro em cada dez moradores de favelas têm vontade de empreender.  Entre os moradores que pretendem ter o próprio negócio, 63% querem empreender dentro da favela onde vivem. Ainda segundo a pesquisa,  56% dos futuros empreendedores das favelas brasileiras pertencem à classe C, 38% são da classe baixa e 7% da classe alta.

 

A juventude das favelas e periferias convivem diariamente com ambientes de escassez e ausência do estado. Porém, o que a primeira vista parece uma “falta de” se torna uma “potência de”. É justamente nesse ambiente de escassez que a criatividade é aguçada e potencializada. Acreditamos que saber produzir e criar em ambiente adversos é uma habilidade diferenciada que pode ser potencializada e replicada metodologicamente.

 

+infos:

→ Inscriçoes até 19 de maio: https://goo.gl/forms/7ESuU11NjqhFC2bn1

→ os 10 selecionados receberão bolsa auxílio.

Sobre o GatoMÍDIA
O ​ GatoMÍDIA ​é um projeto de vivência e aprendizado em mídia e tecnologia formado por comunicadores da periferia. Criado em 2013, no Complexo do Alemão, tem como objetivo estimular jovens e negros a produzirem sua própria comunicação e formarem suas redes e conexões. Trabalhamos para a construção de um mundo mais justo, igualitário e afetivo através da viabilização de diferentes narrativas, promoção de visibilidade e novas oportunidades.

Sobre a Casa Brota
Casa Brota – coworking de favela é uma casa colaborativa localizada no Complexo do Alemão que acredita na troca, partilha e afeto como elementos importantes para o bem viver que se aprende e pratica em comunidade. Tendo como inspiração a favela com toda sua criatividade, rataria, gambiarras, sons, cores, vibrações e energia. Tudo isso remixado com novas mídias, tecnologia, inovação social, empreendedorismo e afrofuturismo.

 

Escreva um comentário e participe!

Related posts