Vibrafonista norte-americano Bobby Hutcherson morre aos 75 anos

Enviado por / FonteDo Rolling Stone

O músico Bobby Hutcherson, admirado vibrafonista de jazz norte-americano, morreu na última segunda, 15, aos 75 anos de idade. Segundo o New York Times, ele morreu em casa, em Montara, na Califórnia, depois de anos batalhando contra um enfisema pulmonar.

Hutcherson ficou conhecido pela produção nos anos 1960, quando foi da cidade natal dele, Los Angeles, até Nova York, para alavancar a carreira musical. Segundo o Pitchfork, a partir de 1963, ele foi um dos pioneiros no uso do vibrafone no jazz, levando – ao lado de Andre Hill e Jackie McLean – a gravadora Blue Note para um lado mais experimental.

Bobby Hutcherson lançou mais de 40 álbuns e participou de muitos outros durante toda a carreira. O primeiro disco liderando uma banda foiDialogue (1965), seguido por Components (1965), que contém a canção mais famosa dele, “Little B’s Poem”, inspirada pelo filho dele, Barry.

O vibrafonista foi detido por posse de maconha enquanto estava no Central Park, em 1967, e se mudou de volta para Los Angeles. Ele, contudo, seguiu lançando discos pela Blue Note, incluindo parcerias com o saxofonista Harold Land, antes de sair da gravadora em 1977, quando foi para a Columbia.

Considerado um dos nomes mais importantes do jazz norte-americano, Hutcherson ainda voltou à Blue Note para lançar o álbum Enjoy the View em 2014. Ele se apresentou no Brasil em 2007, passando por Rio de Janeiro e São Paulo, no extinto Tim Festival, como convidado especial do show do Joey DeFrancesco Trio.

+ sobre o tema

Lançamento do livro/CD/DVD ‘O Jongo do Tamandaré’

    Saiba Mais:  Jongo Cacuriá AS DANÇAS...

Gal Martins: O movimento que faz a diferença

Como Gal Martins levou a linguagem da dança contemporânea...

Sessão solene pelo centenário do “Sambista Pé Rachado”

O sambista Pé Rachado se vivo completaria 100...

para lembrar

Documentário aborda preconceito contra cantoras negras no Heavy Metal

  Um novo vídeo jornalístico da Global Television foca...

A música política do Rapper Azagaia – por Joseh Silva

Em letras de enorme sucesso, e num estilo que...

Cinema de cabelo duro

"Pelo Malo" traça vasto panorama da sociedade venezuelana...
spot_imgspot_img

Um bispo nêgo brasileiro

Uma das primeiras coisas que somos apresentados quando iniciamos nossos estudos e compreensão sobre a História é a chamada linha do tempo. O professor...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...
-+=