Vídeo da PM mostra ligações reais de mulheres violentadas

Pedidos de socorro de mulheres que foram agredidas ou presenciaram agressões a outras parentes nos últimos três meses em Santa Catarina baseiam um vídeo da Polícia Militar (PM) divulgado na manhã desta quarta-feira. A gravação (veja abaixo), segundo a corporação, foi feita com a intenção de proporcionar reflexão e discussão sobre o tema neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Do DC, por ÂNDERSON SILVA

Trecho do vídeo divulgado pela PM-SC

Foto: Reprodução / PM / PM

Segundo o subchefe da Comunicação Social da PM, tenente-coronel Alessandro Marques, os relatos vieram de quatro centrais do 190 do Estado. O vídeo divulgado nas redes sociais da corporação traz casos como a tia que encontrou a sobrinha morta pelo companheiro e a filha que viu a mãe ser agredida pelo pai.

No fim do vídeo, em contraponto à ação dos agressores, foi feita a simulação da resposta da PM a casos como esses. Dos 41.940 casos de mulheres que foram vítimas de alguma forma de agressão física no Estado no ano passado, 19.469 foram violentadas dentro de suas residências.

— A gente tem a crença de que esta não é uma data comercial. Usamos esses áudios reais para que outras mulheres se encorajem e busquem seus direitos — disse o tenente-coronel.

O subchefe destaca que o vídeo não é uma homenagem, mas sim para que o tema seja discutido a fim de evitar novas agressões:

— Hoje não é um dia de homenagem, e sim para propormos a reflexão e os diálogos de respeito à mulher. É incrível que as pessoas que trabalham no 190 ainda tenham que ouvir esses tipos de relatos.

+ sobre o tema

Arthur, transexual de 13 anos: “Acham que só quero chamar atenção”

Mesmo enfrentando preconceito e incompreensão fora de casa, o...

O discurso da tolerância como domesticação

Apenas uma sociedade profundamente intolerante pode invocar a necessidade...

Sem alarde nem preconceito Vigor aborda homossexualidade em anúncio para Facebook

Pode até ser que abordar homossexualidade em 2014 já...

Expulso de casa por ser gay, jovem divulga vídeo de briga com os pais

Pais evocam argumentos bíblicos para dizer que filho gay...

para lembrar

spot_imgspot_img

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...

A cada 24 horas, ao menos oito mulheres são vítimas de violência

No ano de 2023, ao menos oito mulheres foram vítimas de violência doméstica a cada 24 horas. Os dados referem-se a oito dos nove...
-+=