VIII Jornada Internacional de Mulheres Escritoras.

A Jornada das mulheres escritoras acontece dias 28 e 29 de agosto, na cidade de São José do Rio Preto,  tem como objetivo reunir escritoras e escritores de diversos países e propiciar ao público – leitores, pesquisadores, críticos e interessados em geral – um espaço para o diálogo e a troca cultural sobre literatura.

Por Mônica Aguiar , do Mulher Negra

 O evento contará com as presenças para além de Angola,  Panamá, Chile, Paraguai, México, Portugal e do Brasil escritoras do Rio de Janeiro, da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo.

 

Na abertura do evento acontecerá apresentação da Tássia Camargo, com poemas de Cecília Meirelles e homenagem à escritora Chilena Pia Barros .

 

A Jornada Internacional de Mulheres Escritoras é um evento anual que reúne na cidade do Estado de São Paulo escritoras de vários países com o objectivo de criar mecanismos que possam viabilizar uma melhor e mais eficaz comunicação entre as redes de escritoras e divulgar a escrita literária e os trabalhos críticos de mulheres tradutoras, pesquisadoras, jornalistas e educadoras.

 

A Escritora Ngonguita Diogo tem presença

 Confirmada no Encontro 

images
Durante o evento,  a escritora angolana vai apresentar palestra com  tema “O papel das mulheres na cultura angolana” e promoverá em suas obras literárias  autógrafos.

Ngonguita Diogo, pseudónimo literário de Etelvina da Conceição Alfredo Diogo, nasceu no dia 4 de Maio de 1963 em Cazengo (Ndalatando), Kwanza Norte, e começou a escrever artisticamente em 2004.

É membro do Movimento Lev’arte de Angola e tem públicos os livros “No Mbinda o Ouro é Sangue” (2010) reeditado no Brasil, “Weza a Princesa” (2010) reeditado em Portugal, “Sinay” (2011) reeditado no Brasil, “A Minha Baratinha” (2011), “Acudam Maria do Rangel” (2013) e “Da alma ao Corpo” (2014).

Tem ainda editado um CD de poemas intitulado “E Assim Virei Maria” e publicou poemas no suplemento “Vida e Cultura” do Jornal de Angola, assim como nos semanários O Independente e Agora.

Dias 28 e 29 de Agosto 

Inscrições no local.

Locais: Sala de Uso Múltiplo e Teatro SESC RIO PRETO

+ sobre o tema

Mulheres negras enfrentam barreira maior no mercado de tecnologia

O Brasil tem mais negros (56%) e mulheres (52%),...

Marina: Paradoxos

 Há algo perturbador na performance eleitoral de Marina da...

para lembrar

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem...

Sobre a solidão da mulher negra

Esse texto é sobre a solidão da mulher negra. Por Albertina...

Morre em Salvador a líder religiosa Makota Valdina

A educadora, líder religiosa e militante da causa negra,...

Mulheres Maravilhosas: Cristiane Sobral

Não me lembro exatamente como entrei em contato com...
spot_imgspot_img

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou e de onde vim.Tenho orgulho da mulher que me tornei.Aprendi desde muito cedo, a amar...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...
-+=