Viola Davis é a 1ª mulher negra a ganhar Oscar, Emmy e Tony de atuação

Ao subir no palco da 89ª edição do Oscar para receber o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, Viola Davis também fez história. Neste domingo (26), ela passou a integrar um dos mais prestigiados “clube” de atores e atrizes do mundo.

Com a vitória por seu papel em Um Limite Entre Nós, de Denzel Washington, a atriz se tornou a 23ª atriz a completar a chamada Tríplice Coroa de Atuação (em inglês, Triple Crown of Acting), termo usado para descrever atores que foram premiados nos três diferentes veículos: cinema, teatro e TV, respectivamente com o Oscar, Tony e Emmy.

Viola é a primeira mulher negra a completar a Tríplice.

Antes de Um Limite Entre Nós, Davis havia ganhado um Emmy em 2015 de Melhor Atriz em Série de Drama por seu trabalho em How to Get Away with Murder e dois prêmios Tony, o primeiro em 2001 por seu trabalho em King Hedley II e depois em 2010 por sua atuação na versão da Broadway de Um Limite Entre Nós (Fences).

Com tal feito, ela se junta ao seleto grupo que reúne grandes astros e estrelas como Jessica Lange, Helen Mirren, Al Pacino e Ingrid Bergman.

E não pense que completar a tríplice é algo fácil. Meryl Streep, por exemplo, ainda não recebeu os três prêmios em sua carreira.

Vale lembrar que a artista negra que mais perto chegou de entrar para o seleto grupo de estrelas premiadas foi Whoopi Goldberg. Ela também completou a tríplice, mas o Tony foi entregue pelo seu trabalho de produção em Thoroughly Modern Millie, e não por seu trabalho como atriz.

O Oscar

Ao receber a estatueta, Viola Davis fez um discurso emocionado:

“Existe um lugar em que se reúnem todas as pessoas que tem grande talento. E é no túmulo. As pessoas me perguntam o tempo todo: “Que tipo de histórias você quer contar Viola?”. E eu respondo: “Vocês têm que exumar esses corpos, essas histórias, as pessoas que quiseram e nunca conseguiram conquistar seus sonhos. Eu consegui. Eu me tornei uma artista. E esta é a única profissão que celebra o que significa viver uma vida.”

Um Limite Entre Nós (Fences) ganhou data de estreia no Brasil no dia 2 de março.

A trama retrata a vida de Troy Maxson (Denzel Washington) e os conflitos que permeiam suas relações sociais e familiares. Casado com Rose (Viola Davis), ele ganha a vida como catador de lixo, em uma América hostil aos negros.

A partir do momento que seu filho Cory (Jovan Adepo) decide seguir carreira no beisebol (um antigo sonho de Try), a convivência entre eles começa a ficar cada vez mais complicada.

+ sobre o tema

Mano Brown responde a Lobão

Lançando o livro Manifesto do Nada na Terra do...

Mulher nigeriana lança rede de TV de entretenimento

Uma mulher que pode ser considerada a Oprah Winfrey africana...

Representação de negros nos quadrinhos segue estereótipos, revela pesquisa

Existe estereotipização na forma como os negros são retratados...

‘No Brasil, o preconceito aparece como um vírus’, declara Taís Araújo para revista

O jornalista Lauro Jardim escreveu há uma semana na Veja que a Fifa teria preterido Camila...

para lembrar

Ferramenta anticolonial poderosa: os 30 anos de interseccionalidade

Carla Akotirene, autora de Interseccionalidade, pela Coleção Feminismos Plurais,...

Jéssica Ellen, de ‘Totalmente demais’, fala de racismo: ‘Precisamos ser representados’.

Dandara dos Palmares lutou pela libertação dos negros no...

Carta aberta a Beatriz, Joacine e Romualda

Mais de 45 anos depois da ditadura, temos a...

Primeiro Emprego

Recentemente o jornal O Estado de São Paulo publicou...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=