Violência mostra o fracasso do modelo de gestão pública em áreas fundamentais

Todo o destaque dado ao passado dramático do jovem rapaz acusado pela morte trágica do médico na Lagoa Rodrigo de Freitas, não é capaz, e por muito tempo não será capaz de nos fazer enxergar a tragédia e o fracasso do modelo atual de gestão pública em áreas fundamentais como a educação, a saúde e a segurança pública, isso, sem falar na habitação e infraestrutura.

Por Mônica Francisco Do Jornal Do Brasil

Está cada vez mais óbvio, e por ironia, quanto mais obviedade mais se empanam as mentes das quais esperamos muita serenidade e clareza nestes momentos.

Mas não só a gestão pública, principalmente quando o foco é a parcela mais vulnerável de nossa sociedade, comete equívocos. Nossa sociedade também vem mostrando ou solidificando práticas e pensamentos cada vez mais refratários a uma organização social que nos permita viver com um mínimo de harmonia.

E claro, é a mesma sociedade que ocupa os cargos de gestão e, em os ocupando. potencializa suas ideologias e seus preconceitos. E é aí que mora o perigo, porque, ao contrário do que reza o discurso hipócrita que proferimos por tê-lo naturalizado, não somos cordiais, não somos pacíficos, somos racistas, sim, nós, os brasileiros alegres e hospitaleiros.

E nestes momento de tensão, se expõem os sentimentos mais sórdidos que habitam o coração e os pensamentos dos que de alguma forma detêm os mecanismos de influência, ou de ação.

E todos eles, os pensamentos e os sentimentos, são contra aqueles que não fazem parte, que nunca farão, que nem sonham em fazer, porque não foram privilegiados nem com o direito de sonhar, com a conquista de uma cidadania plena. Cidadãos e cidadãs, de segunda classe, sem importância, que mortos, não diferem muito de sua condição quando vivos e vice-versa, são completamente dispensáveis.

Não importa e nem nunca importará, o fato de não terem escola, ou família, tanto faz, é gente que não conta. Nesse momento, vou me lembrando de um sem número de situações, pessoas, livros, filmes, frases, debates, discussões, e me vem a cena em mente, de um documentário, o “Domésticas”, de Gabriel Mascaro.

Uma cena em especial me marcou e ela vem à minha mente neste instante. Nele, adolescentes, filhos dos patrões, filmavam e entrevistavam “suas” domésticas sobre seu cotidiano no trabalho, e seus sentimentos em relação a isso.

A tal cena, é de uma das domésticas, que se não me engano, folgava uma vez por mês e que fala sobre o fato de ter ficado mais ou menos três meses sem ir em casa, porque a mãe de sua patroa havia quebrado o fêmur e não podia ficar sozinha.

Sua única tristeza, a de que no decorrer deste período, seu filho foi assassinado e ela não ter podido estar mais com ele.(tenho dúvida entre se três ou seis meses). Acho que tem algo muito errado em algumas mentes e alguns corações privilegiados deste país.

“A nossa luta é todo dia. Favela é cidade. Não aos Autos de Resistência, à GENTRIFICAÇÃO e ao RACISMO, ao RACISMO INSTITUCIONAL, ao VOTO OBRIGATÓRIO e à REMOÇÃO!”

*Membro da Rede de Instituições do Borel, Coordenadora do Grupo Arteiras e Consultora na ONG ASPLANDE.(Twitter/@ MncaSFrancisco)

+ sobre o tema

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho....

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

Selo Sesc lança Relicário: Dona Ivone Lara (ao vivo no Sesc 1999)

No quinto lançamento de Relicário, projeto que resgata áudios...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=