Você viu aquele mano na porta do bar? Ele defende o impeachment da Dilma!

Você viu aquele mano na porta do bar
Ultimamente andei ouvindo ele reclamar
Da sua falta de dinheiro era problema
Que a sua vida pacata já não vale a pena
(…)
A lei da selva consumir é necessário
Compre mais, compre mais
Supere o seu adversário,
O seu status depende da tragédia de alguém
É isso, capitalismo selvagem

Racionais MC’s

Foto: Gabriel Brito/Correio da Cidadania

 

Por Douglas Belchior, do Negrobelchior

IMG_20150224_153746981_HDR-1024x575

Jornais e TVs parecem combinar as pautas: “Agora vamos falar só disso”. É assim em relação à lógica da construção social do endosso à violência policial dirigida aos negros e pobres em territórios periféricos, bem como, vemos nos principais canais abertos em seus programas vespertinos. E é assim também na cobertura política e econômica. E tem TV em quase todos os botecos aqui perto de casa. Onde você mora também é assim?

Há meses, desde o fim das eleições, só se fala em Petrobrás: “Operação Lava Jato”, “esquemas de propina”, “corrupção”, são palavras e conceitos que estão na boca das pessoas nas rodas dos bares aqui no meu bairro (divisa de Itaim Paulista com Poá/Ferraz), nas academias de ginástica, na feira-livre, no ônibus, no trem, no futebol, no mercadinho: “Nossa! Como as coisas estão caras! Um absurdo! E você viu a sem-vergonhice da corrupção da Petrobrás?”. E isso tudo ganhou um tempero a mais nas últimas semanas: a ideia de impeachment da Dilma.

ItaimPTA-009-1024x768

Registre-se: não acho que a mídia não deve cobrir os acontecimentos. Mas é necessário “peneirar” as informações que nos chegam ou, como diria Brecht: “pergunte sempre a cada ideia: a quem serves?”.

Todos os governos são corruptos! Isso não quer dizer que devemos concordar ou tolerar governos corruptos. Trato aqui apenas de parar um minuto para pensar sobre o que está por trás da campanha midiática de popularização e massificação do debate sobre corrupção e impeachment. O que será?

Antes que digam: “Esse aí é petralha!”, reafirmo: tanto o governo Dilma quanto o que viria a ser um governo Aécio, na humilde opinião deste blogueiro, prestaria seus serviços aos mesmos Senhores: O Mercado; O Capital; O interesse privado. Com pequenas e pontuais diferenças.

Mas é justo e necessário dizer: O PSDB e a oposição de direita não tem moral para apontar o dedo a nenhum mal feito. Não tem!

A mobilização e os protestos “Contra a Corrupção” e pelo “Impeachment da Dilma”, convocados por esses setores, pelas redes sociais, proposto para o próximo dia 15 de março e, para o qual alguns dos meus alunos aqui no bairro, meus vizinhos e colegas dizem que irão, é um circo armado de maneira oportunista pelo PSDB de Aécio e Serra, aliados à grande mídia, especialmente, à Rede Globo.

A crítica despolitizada que alimenta a demonização de todos os partidos, como sendo iguais; De todas as instituições, como sendo ultrapassadas e burocráticas; Da política e dos políticos – todos e sem exceção – como sendo criminosos e responsáveis pela corrupção e maus feitos dos governos, só afasta ainda mais a população da participação política organizada e a torna alvo fácil do discurso oportunista e da manipulação.

É preciso disputar, não como uma defesa ao governo Dilma – indefensável que é -, mas como uma tarefa de disputa de mentes e corações para os valores progressistas, transformadores e de defesa dos direitos sociais, próprios de uma oposição de esquerda que tem legitimidade para exigir da presidenta coerência entre as ações do governo e o que foi compromissado no segundo turno de sua campanha.

Sei que muitos educadores sociais, ativistas e professores de escolas públicas, em São Paulo e pelo Brasil afora, me dão a honra de sua atenção e confiança, acompanhando e lendo os textos neste BlogNegroBelchior. Especialmente a vocês, digo:

Seja na luta da sala de aula da escola, do cursinho popular, nas oficinas ou no cotidiano do bairro, do trabalho, na labuta das greves, das mobilizações e da vida: é preciso disputar a mentalidade coletiva! Disputar a opinião e criar estratégias de intervenção para isso. E para criá-las, é sempre bom imaginar perguntas e compreender o ambiente, para, a partir daí, pensar ações:

A surdez e a cegueira do PT, em relação às reivindicações de fortalecimento das mídias alternativas, de democratização dos meios de comunicação e de investimento em educação popular, teria o condenado,  a não ter capacidade de reação num momento como o que vivemos agora? As opções políticas do PT ao chegar no poder, o tornou incapaz de defender valores progressistas e de disputar consciências?

E porque seria incapaz? Por ter enterrado a própria moral e legitimidade? Por não ter criado instrumentos para essa disputa? E o medo maior: Teria o PT, pela importância de sua construção e existência, frente ao olhar das gerações mais jovens e de outras que virão, condenado toda a esquerda brasileira?

Movimentos, partidos de esquerda e lutadoras/es sociais – nisso incluo um minoritário setor do próprio PT, precisam se refazer, se reinventar enquanto uma opção capaz de criticar, apontar as contradições de seu governo, sem que isso signifique o fortalecimento da direita histórica e das forças alinhadas ao PSDB e à Globo. Não negar o PT e suas experiências, mas superá-lo enquanto um projeto político para o país.

Bem, sobre isso tudo, lógico, será necessário refletir mais, aprofundar e debater. Então façamos!

Mas, voltemos à tarefa do agora:

Sobre o tema “Corrupção” e sua relação com o imaginário coletivo, além da poesia insuperável dos Racionais MC’s, na letra de “Mano na porta do bar”, sugiro abaixo o videozinho super pedagógico que voltou a circular por esses dias nas redes sociais, de um trecho do Jornal da Cultura de 12/Dez/2014, no qual o historiador Leandro Karnal, da UNICAMP, comenta sobre as raízes da corrupção no Brasil.

Há tempos não se aproveita 2:47s tão bem! O professor dá uma aula sobre o que é corrupção no Brasil, sobre o conceito de “prática estrutural” e faz menção a como reagir a algo tão enraizado na sociedade brasileira, lembrando: a sociedade é formada pelas pessoas, logo, enraizada em cada um de nós – assim como sempre lembramos aqui, também o é, o racismo, o machismo, a homofobia e outras aberrações sociais. Como reagir? Educação!

+ sobre o tema

Campanha “30 dias por Rafael Braga” denuncia racismo estrutural no Brasil

Atividades culturais e rodas de conversa serão usadas para...

TIRIRICA E SARNEY

Por: Luis Fernando Veríssimo Richard Nixon certa vez...

Fica MUF: Museu de Favela está perdendo seu espaço

A ONG Museu de Favela - MUF é uma...

Documentário que mostra a farsa do impeachment é premiado em Berlim

Documentário que mostra a farsa do impeachment é premiado...

para lembrar

A cada desocupação a cidade diz: “O Centro não é para gente como vocês”

Ontem a cidade de São Paulo mostrou a verdadeira...

Por uma consciência negra e feminista

Enquanto as mulheres brancas reivindicavam o mercado de trabalho,...

Camiseta com logo da Febem naturaliza a violência,diz Douglas Belchior

Para o professor da Uneafro, a Febem é uma...

Douglas Belchior: “Debate sobre clima é debate sobre direitos humanos”

O historiador Douglas Belchior, uma das principais lideranças do...

Bolsonaro cria ordem do mérito Princesa Isabel; historiador diz que é ‘provocação em fim de festa’

O presidente Jair Bolsonaro (PL) criou, na última sexta-feira (9), a Ordem do Mérito Princesa Isabel para homenagear pessoas e entidades que tenham prestado...

Bem Viver na TV: “Debate sobre racismo no Brasil não acontece separado do geral”, diz Belchior

Esta edição do Bem Viver, produzido pelo Brasil de Fato, traz mais um programa cheio de conteúdo especial pelo mês da consciência negra. No quadro de Entrevista, o professor e ativista...

COP27 precisa ter conexão com a vida real

Na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), ocorrida em 2021 em Glasglow, na Escócia, a participação histórica do movimento negro centralizou o racismo no debate...
-+=