Voz romântica de “Me and Mrs. Jones”, Billy Paul morre aos 81 anos nos EUA

O cantor soul americano Billy Paul, conhecido pela voz grave romântica e seus inúmeros sucessos nos anos 1970, morreu neste domingo (24), aos 81 anos, em Nova Jersey. A informação foi publicada no site oficial do artista.

Do UOL

Segundo entrevista do empresário do cantor à rede NBC Philadelphia, ele foi diagnosticado com câncer e hospitalizado na semana passada no hospital Temple University. Paul morreu em casa, no bairro de Blackwood.

“Lamentamos informar que Billy faleceu hoje em sua casa após séria condição médica. Gostaríamos de estender as nossas mais sinceras condolências a sua mulher Blanche e à família pela perda, enquanto eles e o mundo choram a perda de outro ícone musical que ajudou a criar o R&B de hoje”, diz o comunicado divulgado no site do cantor.

“Billy fará falta verdadeiramente. Por favor, compartilhe seus pensamentos, mensagens e histórias de Billy como nos lembramos deste lendário artista, membro da família e amigo.”

Trajetória

Natural da Filadélfia, Billy Paul começou sua carreira musical com 11 anos, quando começou a ser apresentar em rádios locais. No início da trajetória, chegou a se apresentar em clubes e universidades ao lado de lendas do jazz como Charlie Parker, Nina Simone e Miles Davis.

Após servir o Exército, Paul lançou seu primeiro álbum em 1968, quando já tinha 33 anos. Durante a década de 1970, fez fama com sua voz rouca e estilo romântico, que combinava música pop tradicional com arranjos orquestrados.

Ao lado de nomes como Kenny Gamble, Leon Huff e Thom Bell, ficou conhecido como um dos expoentes do chamado “philly soul”, a música soul da Filadélfia.

Seus grandes sucessos foram as faixas “Me and Mrs. Jones” vencedora do Grammy e inspiração de “Me & Mr Jones”, de Amy Winehouse e a cover de Elton John “Your Song”, ambas lançadas em 1972 no álbum “360 Degrees of Billy Paul”, seu disco mais vendido.

Em entrevista ao UOL em agosto do ano passado, Billy Paul comentou sua relação com o Brasil, que visitou inúmeras vezes desde 1976, e com o público feminino. “Amo as mulheres, tanto as que me fazem rir quanto as que me fazem chorar. Eu canto canções doces. Eu canto para elas.”

+ sobre o tema

Ronaldinho Gaúcho diz que viveu seus melhores anos no Barcelona

Em carta à torcida, Craque se mostrou emocionado ao...

Ilú Obá De Min convida para 6ª edição do Heranças Africanas

    Olá amigos e amigas do Ilú Obá De Min,...

Willow Smith tenta emplacar mais um hit com o single 21st Century Girl

Willow Smith tenta emplacar mais um hit. Depois do...

para lembrar

Luis Vagner, o guitarreiro que foi do twist ao samba-rock para animar o terreiro brasileiro

♪ OBITUÁRIO – “Luis Wagner guitarreiro / Liga essa...

Elza Soares: Versão póstuma de ‘Meu Guri’ chega às plataformas digitais

Nova versão de "Meu Guri," performada por Elza Soares, chegou às...

Rapper Coolio, conhecido pelo hit “Gangsta’s Paradise”, morre aos 59 anos

O rapper Coolio, que iluminou as paradas musicais com sucessos...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=