1° Novembro Negro da OAB SP: Identidade, Memória e Resistência

FONTEDa OAB
Divulgação

O primeiro Novembro Negro da OAB-SP se inicia em 03/11/2020, às 19:00, discutindo as epistemologias negras e pautando conhecimento e identidade negra na Advocacia e na Academia em geral, tratando o pensamento crítico nas perspectivas de racialidades, e mergulhando nas origens institucionais da Comissão de Igualdade Racial da OAB-SP. Não perca!

DESCRIÇÃO DO EVENTO

Programação:

Eixo 1 – Conhecimento e Identidade

Painel 1 – Epistemologias Negras: Intelectualidade e Pensamento Crítico

Data: 03/11 – horário: 19:00 às 21:00

Abertura: Dr. Caio Augusto Silva dos Santos

Presidente da OAB SP

Expositoras:

Dra. Amarílis Costa

Advogada. Mestra em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo – USP. Presidente da Comissão de Graduação, Pós Graduação e Pesquisa da OAB-SP. Presidente da Comissão de Igualdade Racial da Subseção do Tatuapé da OAB-SP. Integrante do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres de São Paulo. Membra da Rede Feminista de Juristas. Membra da Secretaria Executiva das Comissões da Mulher Advogada, de Igualdade Racial, e de Política Criminal e Penitenciária da OAB-SP. Pesquisadora do GEPPIS – EACHUSP.

Dra. Jurema Werneck

Ativista negra, médica (pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense), autora e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nascida no Morro dos Cabritos, Copacabana, acumula uma longa trajetória de luta no movimento de saúde da população negra e dos direitos humanos. É fundadora da ONG Criola, que desde 1992 atua pela garantia dos direitos das mulheres negras no país. Em 2017, assumiu a Direção Executiva da Anistia Internacional Brasil, uma das maiores e mais importantes organizações de direitos humanos do mundo. Integra o Conselho Diretor da Global Fund for Women e é Presidenta do Conselho de Administração do Fundo Brasil de Direitos Humanos. Em 2000, organizou o livro “Saúde das Mulheres Negras: Nossos Passos Vêm de Longe” (em conjunto com Evelyn C. White e Maria Luísa Mendonça).

Dra. Maria Sylvia

Presidente do Geledés, Instituto da Mulher Negra. Conselheira Seccional da OAB SP. Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB SP. Pós-Graduada em Direito Empresarial e em Direito Tributário pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU. Advogada.

Direção dos trabalhos – Coordenadoria Temática do Direito Civil da Comissão de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa

Dra. Beatriz Almeida

Advogada, Professora. Pós graduanda em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do ABC – UFABC e em Compliance pela PUC MG. Coordenadora na área de direito civil na Comissão de Graduação Pós Graduação e Pesquisa, Secretaria Geral na Comissão da Mulher Advogada e membro da Comissão de Igualdade Racial, todas da OAB SP.

Presidência da Mesa:

Dra. Lazara Carvalho

Advogada, palestrante. Pós graduada em Relações Étnico Raciais, Direito e Processo do Trabalho, Direito Previdenciário, com especialização em Direito de Família e Direito das Mulheres com ênfase em combate à Violência Doméstica. Sou Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Osasco, Secretária Geral da Comissão de Igualdade Racial da OAB Seccional São Paulo, Secretária Geral da Comissão de Graduação Pós Graduação e Pesquisa da OAB Seccional São Paulo, Conselheira do Conselho de Promoção da Igualdade Racial em Osasco, Conselheira do Conselho Penitenciário Municipal de Osasco.

Painel 2 – Memória e resiliências: A história da Comissão da Igualdade Racial

Data: 04/11 – Horário: 17h00 – 21h00.

Expositor:

Dr. Marco Antonio Zito

Procurador Federal. Presidente da Comissão de Assuntos Antidiscriminatórios.

Membro da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil – OAB SP.

Entrevistador:

Dr. Julio Evangelista Santos Junior (Júlio Tumbi Are (nome social))

Advogado. Técnico de Informática com ênfase em Gestão de Negócios. Graduando em Ciências Sociais – USP (em andamento). Pós-graduando em Antropologia (em andamento). Membro do Movimento Negro Unificado – MNU Seção Baixada Santista. Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Cubatão/SP. Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Santos. Presidente em exercício da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB Santos. Membro efetivo regional da Comissão de Igualdade Racial da OAB Seção SP. Coordenador da Câmara Temática de Direitos Humanos do CONDESB (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista) e Palestrante.

Expositora:

Dra. Carmem Dora

Advogada, Palestrante, Integrou pelo Quinto Constitucional, lista sêxtupla para o cargo de Desembargadora Federal no TRT2 e recebeu diversas homenagens como a Medalha do Mérito Cultural Clovis Bevilaqua.

Entrevistadora :

Dra. Michelle Benedicto

Advogada, Presidente da Comissão de Igualdade Racial OAB Lapa. Membra da Comissão da Mulher Advogada OAB Lapa.

Expositor:

Dr. Eduardo Pereira

Advogado, Membro da Comissão de Ética e Disciplina na Subseção Penha de França e Recebeu diversas homenagens como o Prêmio Personalidade de Destaque na 8ª edição da Ordem do Parlamentares da Língua Portuguesa.

Entrevistadora:

Dra. Larissa Costa

Advogada. Mestra em Direito – Unimar/SP. Especialista em Penal e Processo Penal – Toledo Prudente. Professora e Presidente da Comissão de Igualdade Racial na OAB de Presidente Prudente.

Expositor:

Dr. Antonio Carlos Arruda

Militante do movimento social negro desde os anos 70 ao entrar no curso de direito da PUC em 1977, criei juntamente com outr@s companheir@s o histórico Grupo Negro da PUC onde se formou em 1981. Em 1984 fui convidado pelo governador Franco Montoro para ser um dos três integrantes do grupo de trabalho que criou o Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, primeiro órgão público oficial brasileiro a reconhecer o racismo e a necessidade de políticas públicas para combatê-lo desde a abolição. No Conselho da Comunidade Negra foi onde reuniu pela primeira vez advogadas e advogados negros para discutir a nossa organização e participação na OAB em 1984. Fez especialização em Análise e Planejamento de Políticas Públicas no Brasil na Universidade do Texas em Austin – EUA. Foi presidente Conselho da Comunidade Negra por oito anos e a minha última atuação no Serviço Público foi como Coordenador de Políticas para a População Negra e Indígena da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Ministrou cursos de Direitos e Garantias Fundamentais na Polícia Militar do Estado de São Paulo, nos cursos CAO – Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e CSP – Curso Superior de Polícia onde ajudei a conceber e implantar a cadeira da matéria Igualdade Racial e Ações Afirmativas que é hoje ministrada em todos os cursos e formação de policiais civis e militares em todo Brasil.

Entrevistadora:

Dra. Ana Vanessa Rodrigues Da Silva

Advogada, Presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB Campinas, pós-graduanda em história e Cultura afro brasileira.

Expositor:

Dr. Sinvaldo José Firmo

Coordenador jurídico do Instituto do Negro Padre Batista; Advogado; membro do Sindicato dos Advogados de São Paulo; Membro da CEVENB-OAB/SP; Vice presidente da Comissão da Igualdade Racial – OAB/Itaquera.

Entrevistadora

Dra. Alcione Julian

Advogada, Presidente da Comissão de Igualdade Racial – OAB SP – Subseção de Itaquera. Membro das Comissões da Mulher advogada e Igualdade Racial – OAB SP. Membro do GT – Mulheres na Política – CMA – OAB SP. Membro do Grupo Dororidade Jurídica. Conciliadora e Mediadora (curso pelo CNJ). Conselheira Fiscal da IANB (Instituto da Advocacia Negra Brasileira).

Eixo 2 – Economia e Sociedade: A Racialidade no Centro do Debate

Painel 1 – Das Ganhadeiras ao Vale do Dendê: Resistência Econômica

Data: 12/11 – Horário: 19:00 às 21:00

Expositores:

Beatriz Souza

Representante da BrAfrika. Empreendedora no ramo de turismo Afro no mercado interno e externo.

A Brafika Viagens é uma agência de turismo online, afrocentrada com pacotes individuais e em grupos nacionais e internacionais, em lugares que trazem forte história ancestral e futura sobre a população negra. Acredita que independente da cor, raça, credo, gênero e orientação sexual, TODOS têm a ganhar quando conhecemos melhor a história dos povos Africanos que constituem nosso país. Nossas viagens afrocentradas trarão um pouco da sua própria história.

Giselle Christina

Consultora em diversidade e inclusão (D&I corporativa) é Mestranda em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades pela Universidade de São Paulo – USP e Bacharel em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP. Entusiasta em Data Science, Fundamentos de Estatística e Processos de Decisão, possuí vasta experiência na execução de pesquisas qualitativas, quantitativas, mercadológicas e desenvolvimento de projetos de inteligência de mercado e consumer insights. Destacam-se os projetos realizados para clientes como L’Oreal (censo da diversidade), Afrobras, Faculdade Zumbi dos Palmares, Feira Preta, EmpregueAfro (censo da diversidade Médicos Sem Fronteiras), Campari (censo da diversidade) no desenvolvimento de análise de dados, produção de relatórios, pesquisas e planejamento estratégico.

Pappo

Consultoria Financeira, Contábil e de Recursos Humanos que presta atendimento consultivo, personalizado e próximo ao Cliente. Acreditamos nos negócios para os quais prestamos consultoria e trabalhamos arduamente para que ele prospere, trazendo diminuição das desigualdades sociais e raciais e aumentando o empoderamento econômico de nossos Clientes. A Pappo acredita que o futuro já começou e é preciso transformar as relações com as pessoas e com as empresas. Crescimento será contínuo e sólido a medida que nossos clientes cresçam também.

Carlos Norberto Ribeiro

Representante da Pappo. Graduado pela fundação Getúlio Vargas em Controladoria e Auditoria. Possui diversos cursos de especialização na área de Finanças como Planejamento Tributário, Auditoria Trabalhista, Fiscal e Contábil, Direito Tributário, dentre outros. Já atuou em multifuncionais como Auditor Trabalhista, Especialista Tributário e Gerente Fiscal.

Direção dos trabalhos 

Dra. Bruna Cândido

Advogada, Consulting e curadora do projeto “café as quintas” da @empresateca. 2ª Vice Presidenta da Comissão da Mulher Advogada OAB/SP Coordenadora do GT de Educação & Lei 10.639/03 da Comissão de Igualdade Racial – OAB SP, Especialista em Direito e Processo Civil e Processo do Trabalho (ESA – Escola Superior de Advocacia) Formada em Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Escola do Parlamento – EDP). Formada em Africanidades, Literatura Infantil e Circularidades (UFABC) Membra do MNU movimento negro unificado, Pós graduanda em gestão de projetos na Faculdade Metropolitanas.

Presidência da Mesa

Dra. Lazara Carvalho

Advogada, palestrante e feminista. Pós graduada em Relações Étnico Raciais, Direito e Processo do Trabalho, Direito Previdenciário, com especialização em Direito de Família e Direito das Mulheres com ênfase em combate à Violência Doméstica. Atuo também junto a movimento por moradia popular, anti encarceramento em massa, e igualdade racial. Sou Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Osasco, Secretária Geral da Comissão de Igualdade Racial da OAB Seccional São Paulo, Secretária Geral da Comissão de Graduação Pós Graduação e Pesquisa da OAB Seccional São Paulo, Conselheira do Conselho de Promoção da Igualdade Racial em Osasco, Conselheira do Conselho Penitenciário Municipal de Osasco.

Painel 2 – Iniciativas Negras: Empreender e Resisti

Data: 13/11 – Horário: 17:00 às 21:00

Expositora:

Nathalia Alves

Proprietária da D’Moura Marketing e Eventos. Mercadóloga (Profissional de Marketing), Especialista em Eventos Corporativos. Atuou por 9 anos na diretoria de marketing de uma grande instituição bancária, diversificando experiências nas áreas correlatas, é bacharel em Marketing e especialista Gestão de Eventos Corporativos. No ano de 2016, em meio ao movimento de empreendedorismo, passou a utilizar sua experiência para fomentar a economia criativa criando a D’Moura Marketing e Eventos, com foco no atendimento de empreendedores e grandes empresas com consultorias de marketing e produção de eventos. D’Moura Agência focada no desenvolvimento de negócios através das ferramentas de marketing.

Entrevistadora:

Dra. Luciana Peña Advogada

Empreendedora e Ativista das Pautas Raciais. Formada há 18 anos pela Universidade Paulista. Presidente da Comissão de Combate à Discriminação Racial da OAB-Barretos. Autora da Cartilha de Combate à Discriminação Racial da 7ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil. Autora de diversos artigos sobre a temática racial. Palestrante. Membro da Comissão da Igualdade Racial da OAB/SP. Membro da Academia de Letras e Artes de Barretos (Cadeira Machado de Assis).

Expositor:

Fernando Cândido

Proprietário da Rap Burguer, hamburgueria dedicada a cultura Hip Hop em São Paulo. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Fatec.

Rap Burguer O primeiro espaço gastronômico dedicado ao Rap no Brasil. Funcionando desde o início de agosto de 2017 a Rap Burguer já é sucesso e preferência entre os fãs de hip hop. E funciona de Segunda a Sexta das 17h às 22h. E sábado e domingo das 14h às 23h !

Entrevistador:

Dr. Jonadabe Laurindo

Advogado. Especialista em Direito Sindical. Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Guarulhos.

Expositora:

Patrícia Santos

Profissional de Recursos Humanos. Formada em Pedagogia pela FMU, pós-graduada em Gestão de Pessoas pela USP e com MBA em Administração pela Trevisan Escola de Negócios, fundadora da EmpregueAfro, uma consultoria de RH focada em diversidade étnico-racial.
EmpregueAfro É uma consultoria em recursos humanos focada em diversidade étnico-racial, criada no final de 2004, com a ideia inicial de capacitação para jovens negros em processos seletivos de grandes multinacionais, porém, com o tempo, essas empresas demandaram serviços de recrutamento e seleção, treinamentos e workshops sobre a temática. Assim, ao longo do tempo, nos especializamos e hoje somos reconhecidos como a única consultoria de RH do país com essa expertise.

Entrevistador:

Dr. Ivan Ferreira da Cruz

Advogado, Vice Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB de Osasco, Membro da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB de Osasco, Especialista em Direito Civil com ênfase em Direito Bancário, Direito de Família e Sucessões, Conciliador, Facilitador de Desenvolvimento Humano e Pai em construção.

Eixo 3 – Raça e Poder

Painel 1 – Privilégio e Subalternização: Hegemonia e Poder

Data: 19/11 – Horário: 19:00 às 21:00

Expositores:

Dra. Rosana Rufino

Professora de inglês jurídico e advogada. Diretora Executiva do IANB (Instituto da Advocacia Negra Brasileira). Coordenadora Temática em Direito Antidiscriminatório na Comissão de Graduação Pós Graduação e Pesquisa da OAB SP. Integrante da Secretaria Executiva das Comissões da Advocacia Assalariada (CADAS) e Igualdade Racial também da OAB SP.

Dra. Luciana Xavier

Professora Adjunta do Bacharelado em Ciências e Humanidades e do Planejamento Territorial da Universidade Federal do ABC (São Bernardo do Campo, São Paulo). Doutora em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Comunicação Social, Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), e Mestrado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (2008). Autora, doutoranda em Serviço Social (PPGSS/UFRJ) membro do GPSEM-Estado e Sociedade (PPGSS/UFRJ/UFF/INCT-InEAC).

Dra. Simone Henrique

Advogada, mestra em Direitos Humanos ( USP). Especialista em Compliance (IBCCRIM-Coimbra). Conselheira Seccional Suplente da OAB SP e ocupa a Vice-Presidência da Comissão Especial da Verdade sobre a Escravidão Negra da OABSP.

Direção dos trabalhos:

Paulo Augusto de Carvalho

Estudante de Direito, Especialista em Administração Condominial, Pesquisador de Tecnologia e Audiovisual, Vice Presidente do Conselho Penitenciário do Município de Osasco, Membro Consultor da Comissão de Graduação, Pós Graduação e Pesquisa da OAB SP.

Presidência da Mesa

Dra. Raphaella Reis

Advogada, especialização em Compliance Regulatório pela Penn State University (em curso). Vice-presidente da Comissão de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa da OAB-SP. Membra da Secretaria Executiva da Comissão de Igualdade Racial da OAB-SP. Membra da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP. Membra da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB SP. Conselheira Representante do Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo – SASP. Vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia do Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo – AJA com SASP. Membra da Rede Femijuris. Membra da Rede Feminista de Juristas – DeFEMde. Coordenadora Regional do Movimento da Advocacia Trabalhista Independente – MATI em São Paulo.

Para visualizar a continuação da programação acesse o link:
https://docs.google.com/document/d/1dsCYNfdNgkyi9v0m6N0_Fo3TvIgP-5mC40Vme8_BlIM/edit?usp=sharing

CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO: 

Será conferido certificado para o participante que estiver com nome completo na plataforma Zoom. Fica sob total responsabilidade do participante renomear seu nickname. Não haverá nova emissão de certificado para nome declarado incompleto e ou errado.

Ao adentrar a sala virtual o campo para nickname e e-mail aparecerão automaticamente. Caso isso não ocorra, acesse as configurações de sua conta e realize as alterações no perfil.

Registramos que o prazo para emissão de certificados é de até 60 dias, a contar da data do evento. Quando da emissão do certificado, o inscrito receberá um e-mail da Comissão de Cultura e Eventos da OAB SP, com número de protocolo e link para download do arquivo pelo site da OAB SP.

-+=
Sair da versão mobile