10 mulheres negras ativistas de destaque no Brasil

Foto: Marcus Steinmayer

Sabemos que existem muitas mulheres negras brasileiras que contribuem para uma sociedade mais democrática, mais justa e igualitária. Aqui fiz uma lista das 10 mulheres negras que conheço e acredito que são ativistas de destaque no Brasil. Elas fundaram organizações, ou estão à frente de organizações e são mulheres incansáveis, verdadeiras guerreiras, as quais faço referência nesta lista:

Foto: Marcus Steinmayer

Sueli Carneiro 

“Uma das maiores intelectuais do Brasil contemporâneo”.

Sueli Carneiro, uma das ativistas mais importantes do movimento negro brasileiro e uma das fundadoras do Geledés – Instituto da Mulher Negra, primeira organização negra e feminista independente, que defende os direitos das mulheres negras no Brasil e desenvolve propostas de políticas públicas que promovam a eqüidade de gênero e raça.

A empreendedora Sueli Carneiro é feminista e intelectual. Doutora em educação pela USP tem destacado papel na ação política do Movimento Negro onde é reconhecida no Brasil e no exterior.

Foto: Reprodução/Facebook

Alzira Rufino

“Atuante no Movimento Negro e no Movimento de Mulheres Negras”

Alzira Rufino é uma ativista política atuante no Movimento Negro e no Movimento de Mulheres Negras. Em 1986, fundou o Coletivo de Mulheres Negras da Baixada Santista, um dos mais antigos grupos de mulheres negras do Brasil. Em 1990, fundou a Casa de Cultura da Mulher Negra (CCMN).

Alzira é graduada em Enfermagem, Iyalorixá, poeta e presidente da Casa de Cultura da Mulher Negra. Tem publicado artigos em jornais e revistas brasileiras e do exterior. Ganhou diversos prêmios de poesia em nível local e nacional e tem publicações de poesia, ficção e ensaios.

Foto: Carolina Oms/Believe.Earth

Cida Bento

“Em sua luta para assegurar os direitos da população negra”

Maria Aparecida Silva Bento, foi uma das fundadoras do Centro de Estudos das Relações do Trabalho e da Desigualdade (Ceert), que tem por objetivo conjugar pesquisa e produção de conhecimento para a implementação de programas institucionais de promoção da igualdade racial e de gênero.

Cida Bento, como é conhecida, se formou em psicologia, na década de 1980, decidiu se engajar na luta contra o preconceito racial no espaço de trabalho e fundou o Ceert, para promover estudos e ações com vistas à igualdade de raça e de gênero. Com uma atuação de abrangência nacional, já obteve importantes vitórias em vários tribunais do país em sua luta para assegurar os direitos da população negra.

Vera Roberto

“Uma releitura da Bíblia, através de uma visão de negritude”.

Vera Maria Roberto, é Coordenadora da Pastoral de Negritude do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI – Região Brasil) e membro do Grupo de Referência da Pastoral de Negritude Latino-Americana e Caribenha do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI). Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Saúde Pública/Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo e graduada em Educação Física pela Universidade Mogiana de Educação e Cultura. Membro da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.

Fezinha

“Reflexões bíblicas e teológicas, com consciência étnica e de gênero”.

Maria da Fé da Silva Viana (Fezinha), Coordenadora da Pastoral de Combate ao Racismo da Igreja Metodista e do Fórum Permanente de Mulheres Negras Cristãs.

Empenhada na busca de uma sociedade mais justa e fraterna. Fezinha é educadora, ativista do movimento negro e membro da Igreja Metodista de Fonte Carioca.

Foto: Andréia Magnoni

Laina Crisóstomo

“Mulher, negra, feminista e evangélica”

Fundadora da Pastoral Negra Protestante Divino Mestre, membro da Coordenação Nacional de Entidades Negras(CONEN) e Coletivo Pensar Negro.

É Bacharel em Direito pela UCSal, Pós graduanda em Gestão Pública pela FTC.

Laina é militante do movimento negro, de mulheres e evangélica da Igreja Batista Aliança do Salvador.

 

Diná da Silva

“A construção de uma igreja que contemple a diversidade étnico-racial”.

Diná da Silva Branchini – e coordenadora do Ministério AA-AFRO-3RE, da Igreja Metodista.

Graduada em Serviço Social, é Muiscoterapeuta e Mestre em Ciências da Religião, na área de ciências sociais.

Diná é referencia da Pastoral Nacional de Combate ao Racismo da Igreja Metodista.

Foto: Adriana Medeiros

Jurema Werneck

“Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra”

Jurema Werneck, coordenadora da Ong Criola, que atua em defesa dos Direitos de Mulheres Negras.

Ela é integrante do Conselho Nacional de Saúde, é médica e passou a ter na sua história de militância pró-saúde pública, o fato de ser a primeira mulher negra a coordenar uma Conferência Nacional de Saúde.

 

Foto:Reprodução/Facebook

Eliane Cavalleiro

“O conhecimento é a arma que dispomos para lutar pela defesa de nossa história”.

Eliane dos Santos Cavalheiro é Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP, 2003 – coordenadora executiva de Geledés – Instituto da Mulher Negra, de 2001 a 2004; coordenadora de Diversidade da SECAD/MEC, de 2004 a 2006; ex-professora adjunta da Faculdade de Educação da UNB – de 2006 a fev/2010; presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores negros, de 2008 a jul/2010, é cidadã brasileira, que luta para que seus netos e bisnetos e demais gerações tenham o direito a uma verdadeira educação anti-racista.

Foto: PEGN

Adriana Barbosa

“Eu respiro cultura negra”

Adriana Barbosa é empreendedora social, graduada em gestão de eventos com especialização em arte e cultura pela USP (ECA).

Criou a Feira Preta para estimular o empreendedorismo étnico por meio de capacitações em temas relacionados à gestão de negócio. Adriana atua nesse segmento de mercado e dar visibilidade às contribuições culturais e econômicas da população negra.

Ela luta todos os dias para que todos reconheçam o valor da cultura afro-brasileira.

 

Se você conhece outras mulheres negras ativistas de destaque no Brasil, que criaram organizações ou estão à frente de organizações negras, e queira acrescentar nesta lista sua colaboração será muito bem-vinda.

Hernani Francisco da Silva – Afrokut

Referências:

http://portaldoarruda.blogspot.com/2011/06/sueli-carneiro-filosofa-…
http://www.ashoka.org.br/blog/2009/10/25/maria-aparecida-silva-bento/
www.geledes.org.br
www.feirapreta.com.br
www.metodista.org.br
www.claibrasil.org.br
pastoralnegraprotestante.blogspot.com/
www.ceert.org.br
www.casadeculturadamulhernegra.org.br
www.criola.org.br/
www.feirapreta.com.br
www.ciranda.net/auteur/eliane-cavalleiro

 

Fonte: Afroku

-+=
Sair da versão mobile