15 comentários sobre cabelos que as negras estão cansadas de ouvir

1. É tudo seu?

Talvez sim, talvez não. Não é da sua conta e é grosseiro perguntar. Aliás, esta pergunta se aplica a outros tipos de cabelo? Existem mulheres com fios de diferentes texturas de todas as raças, pessoal.

2. Você consegue pentear?

Uma forma estranha de sugerir que não há possibilidade de “domesticar” toda esta rebeldia em cima da minha cabeça. Mas, sim, é possível – e cada mulher deve encontrar o melhor jeito de lidar com os próprios fios. Fica a dica: cuidado para não soar ignorante com as perguntas.

3. Você lava seu cabelo?

Sério? Rude. E claro que sim!

4. O que você faz para que ele fique assim?

Depende do que você quer dizer com o “assim”. Se você está se referindo à forma volumosa e cheia de espirais que é como os fios nascem naturalmente, então a resposta é “nada”. Eu apenas deixo que cresça e seja fabuloso à sua maneira.

tumblr_n8gypx18XS1tdn2hho1_500

5. Por que seu cabelo não é igual ao da [nome da celebridade negra]?

Porque somos pessoas diferentes com combinaçãos genéticas diferentes e, mais óbvio ainda, com jeitos diferentes de cuidar do nosso cabelo. Dois cabelos naturais nunca serão parecidos um com o outro. Pra que comparar quando você pode encontrar beleza na diferença?

6. Você tem cabelo “bom” ou “ruim”.

Já é hora de frases assim desaparecerem para sempre. São rótulos que conversam com um padrão eurocêntrico ultrapassado e limitado de beleza que não devemos mais reproduzir. Todo e qualquer cabelo é bom.

7. Você se parece com a…

Não é qualquer nome de celebridade negra que vai funcionar para completar a frase. Todas têm um cabelo lindo, mas nós não somos parecidas. Meu cabelo natural permite que a minha personalidade se destaque. Embora eu possa gostar do estilo de alguém famosa, o fato de os nossos cabelos serem parecidos não me torna parecida com ela.

8. Eu também assumiria meu cabelo se ele fosse igual ao da [nome da personalidade cacheada].

A vida é muito curta para se perguntar como seria se você arriscasse uma transformação de beleza ou estilo. A vida é muito curta para usar sempre produtos químicos para alterar a textura do seu cabelo sem nunca realmente conhecer ou gostar do jeito que seu cabelo é ou como ele seria bonito e saudável se você os tratasse melhor. Ao invés de desejar que seu cabelo fosse diferene, por que não aprender a aceitá-lo e amá-lo como ele é?

9. Você pode nadar?

Claro! Meu cabelo natural não me impede de nadar ou malhar ou viver!

anigif_enhanced-buzz-2820-1385403606-23

10 . Você ficaria bem de cabelo liso.

É basicamente como dizer: “Eu não gosto do seu cabelo como ele é e preferiria que você adotasse um estilo que se aproxima mais dos meus conceitos limitados de beleza.” (Também vale: “Você deveria alisar seu cabelo mais vezes!”) Fico feliz em apenas ignorar qualquer sugestão não solicitada sobre meus fios.

11. Só lavar e pronto?

Então você… não faz nada? Pode ser simples assim – o cabelo natural não precisa ser incrivelmente complicado, ao contrário da crença popular. Mas algumas de nós temos o conhecimento e a habilidade para criar penteados muito legais. A beleza do cabelo natural: versatilidade.

Oprah-deal-with-it_thumb3

12. Você vai deixá-lo assim para o seu [evento importante]?

Sim, vou. Não aceito noções ultrapassadas de que o cabelo natural não é “profissional” ou que não posso ir assim ao meu casamento. É minha escolha, minha prerrogativa, e sou linda assim.

13. Dói quando você penteia?

Eu entendo que meu cabelo é vivo e vibrante, mas você sabe que ele não tem terminações nervosas, certo? Cabelo natural pede certos cuidados, mas se o penteio das pontas à raiz, sem puxar, não há dor envolvida.

issa-rae-gif-2

14. Se eu deixasse meus cachos como eles são, seria uma bagunça.

Conversas como esta revelam um tipo de projeção desconfortável. “Fica tão bom em você mas ficaria terrível para mim” geralmente significa, “Acho o cabelo natural e encaracolado bagunçado e despenteado.” Melhor abandonar o diálogo enquanto temos razão.

1dontmytouchhair

15. Posso tocar?

Em primeiro lugar, esta pergunta é bemmm estranha. Em segundo lugar, não. Não sou um bichinho de estimação e nem sei onde você andou colocando sua mão!

Leia Também:

“Ah. . . mas o meu cabelo não é assim!”

“Mas com esse cabelo?”

30 Prós e Contras de ter um cabelo cacheado crespo – brincando com os crespos

8 Mulheres que não são nada sem seus cachos

+ sobre o tema

Salvador – Yemanjá é Black: moda, estilo e animação para saudar a Rainha do Mar

A festa Yemanjá é Black reunirá moda e música...

Corpo de Tim Maia é exumado para exame de paternidade no Rio

Os restos mortais do cantor Tim Maia, que morreu...

Designer e cientista africanos juntam-se para fazer moda antimalária

Beleza útil Um cientista e uma designer de moda, ambos...

Anderson Silva se veste de Michael Jackson para a revista Rolling Stone

Com o bom humor de sempre, Anderson Silva protagonizou...

para lembrar

Nem seu cabelo, nem seu turbante vão te livrar do racismo

Eu sou uma entusiasta do empoderamento estético há anos....

“Negras cabeças”: exposição de baiana exalta mulheres de etnias africanas

Se hoje é comum vermos personalidades como Maju Coutinho,...

Eu negra.

Não vou começar esse texto dizendo que sou filha...

Policial ganha as redes sociais ao pintar cabelo de rosa em defesa dos homossexuais

Luke Watson mudou de visual para o Dia Internacional...
spot_imgspot_img

Anvisa cancela registro de mais de 1,2 mil pomadas de modelar cabelos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou nesta sexta-feira (29) os registros de 1.266 pomadas sem enxágue, ceras e sprays para modelar, trançar ou...

Canta, Luciane

Luciane Dom é uma mulher negra de 34 anos, nascida em Paraíba do Sul (RJ). Formou-se em História na Uerj. É cantora e compositora....

Lázaro Ramos: ‘Mostrar afeto por nossos traços é uma mensagem muito forte’

Caso eu me arriscasse a escrever uma biografia de meu cabelo, assim como a protagonista de Djaimilia Pereira de Almeida no romance "Esse Cabelo",...
-+=