22 fotos incríveis de garotas negras que sempre foram poderosas

Elas simplesmente arrasam.

Por Sylvia Obell, do BuzzFeed

1. Diahann Carroll em 1955

Hulton Archive / Getty Images

Saudações à rainha-mãe Diahann, que abriu caminho para cada atriz negra que amamos agora quando se tornou a primeira mulher negra a ser a estrela de um programa de televisão em Julia. Tivemos que esperar até Kerry Washington ser escalada como Olivia Pope em Scandal para vermos isso acontecer de novo.

2. Dorothy Dandridge em 1956

Evening Standard / Getty Images

Essa deusa fez história quando se tornou a primeira mulher negra a ser nomeada para um Oscar por seu papel em Carmen Jones. Coincidentemente, a primeira mulher negra a realmente ganhar um Oscar de Melhor Atriz em um papel principal — Halle Berry — viria a interpretar Dandridge em sua cinebiografia Dorothy Dandridge – O Brilho de uma Estrela.

3. Diana Ross em 1968

Larry Ellis / Getty Images

A diva original! A modelo! Não somos dignos de sua grandeza! Você teria problemas se fosse procurar um músico que não tenha sido influenciado por essa lenda viva. Ela foi 12 vezes indicada ao Grammy e foi a queridinha da Motown, a vocalista do The Supremes, a estrela de filmes clássicos como Mahogany e muito mais.

4. Lena Horne da década de 1950

Afp / AFP / Getty Images

Essa mulher do Brooklyn apareceu no cinema, na televisão e na Broadway por 70 anos. Mas o que realmente a fez se destacar foi o seu ativismo político, que também a colocou na lista negra de Hollywood por algum tempo.

5. Eartha Kitt em 1960

Central Press / Getty Images

Orson Welles uma vez a chamou de “a mulher mais excitante do mundo”, e isso pode ser verdade. Ela era conhecida por dizer o que pensava e usava muitos chapéus como atriz, cantora, estrela de cabaré, dançarina, comediante stand-up, ativista e artista de voz. Em 1953, duas de suas canções, “Santa Baby” e “C’est Si Bon”, atingiram o topo das paradas de sucesso dos EUA.

6. Mary Wells em 1963

Michael Ochs Archives / Getty Images

Essa beleza marcante foi a primeira grande estrela da Motown e ajudou a moldar o icônico som original da gravadora na década de 1960 com sucessos como os indicados ao Grammy “You Beat Me to the Punch” e “My Girl.”

7. Tina Turner em 1983

Keystone / Getty Images

Essa mulher tornou-se a rainha do rock, três vezes vencedora do Grammy e uma das artistas que mais vendeu discos em todos os tempos, apesar de ser constantemente derrubada, tanto literal como figurativamente. Ela é a rainha da volta por cima, que ensinou às mulheres o poder da força e resistência. Obrigada Sra. Turner!

8. Pearl Bailey em 1945

R. Gates / Getty Images

Essa atriz e cantora definitivamente tinha o mundo nas mãos. Ela ganhou um Tony e recebeu tanto o Screen Actors Guild Life Achievement Award como a Medalha Presidencial da Liberdade. Nada mal Pearl!

9. Hilda Simms em 1947

Denis De Marney / Getty Images

Essa beleza deixou a faculdade para seguir carreira atuando e, eventualmente, tornou-se mais conhecida por seu papel na Broadway em Anna Lucasta. E suas fotos simplesmente parecem feitas de ouro maciço.

10. Cicely Tyson em 1973

Dennis Oulds / Getty Images

Por onde eu começo? Sra. Tyson – que ainda está detonando, ganhando prêmios Tony e soltando joias de sabedoria por onde passa até hoje – tem detonado na TV, filmes e na Broadway desde os anos 1960. Ela foi indicada e/ou ganhou quase todos os grandes prêmios lá fora, de Emmys a Academy Awards — chame como quiser, eles reconheceram sua grandeza. CURVEM-SE!

11. Josephine Baker em 1951

AP Images

Ela foi a primeira mulher negra a estrelar em um grande filme, Zouzou. Ela também se tornou a primeira a ser uma artista mundialmente famosa depois de deixar os EUA e ir para a França, porque ela se recusou a se apresentar para plateias segregadas. Isso que é coragem!

12. Ruby Dee em 1962

Library of Congress

Essa atriz, poetisa, dramaturga, roteirista, jornalista e ativista, provavelmente mais conhecida por seu papel como Ruth em O Sol Tornará a Brilhar, teve uma carreira que durou décadas. Ela também foi indicado ao Oscar recentemente, em 2007, antes de falecer em 2014. Ela e seu marido Ossie Davis foram também um dos mais icônicos casais negros de Hollywood de todos os tempos.

13. Nina Simone em 1964

Getty Images

Nina MF Simone gravou mais de 40 álbuns durante sua carreira. QUARENTA. A cantora e pianista cantava, escrevia e compunha sua própria música, que passou por muitos gêneros, incluindo música clássica, jazz, blues, folk, R&B, gospel e pop. O Netflix também lançou recentemente um documentário sobre ela intitulado What Happened, Miss Simone?

14. Billie Holiday (data desconhecida)

Mpi / Getty Images

Ela era a rainha do blues, a cantora pioneira de um novo estilo de entrega/improvisação vocal para a música jazz e muito mais. Frank Sinatra disse à Ebony em 1958, “Lady Day é, sem dúvida, a mais importante influência no canto popular americano nos últimos vinte anos”, além de ser a única grande influência. Demais, irmã.

15. Bessie Smith em 1924

AP Images

A Imperatriz, como eles chamavam, foi a maior cantora de blues nas décadas de 1920 e 1930. Sua influência ajudou a abrir espaço para cantoras como Billie Holiday. Sua história até ajudou Queen Latifah a ganhar um Screen Actors Guild Award por interpretá-la na cinebiografia da HBO Bessie.

16. Sarah Vaughan na década de 1940

Metronome / Getty Images

Essa cantora de jazz vencedora do Grammy foi descrita como tendo “uma das vozes mais maravilhosas do século 20”. Também é importante observar que o jogo de acessórios em seu cabelo era perfeito.

17. Donna Summer em 1979

Nick Ut / AP

Deixe-me dar uma aula rápida sobre a Rainha da Discoteca. Ela foi a primeira artista — ponto — a ter três álbuns duplos consecutivos atingindo o 1º lugar nas paradas da Billboard, e teve quatro músicas em 1º lugar em um ano. Ela também vendeu mais de 140 milhões de discos. Ah, e eu mencionei que ela ganhou cinco Grammys? Sim, ela era tudo.

18. Aretha Franklin em 1968

Express Newspapers / Getty Images

A Rainha do Soul realmente não precisa de apresentação. A mulher tem DEZOITO Grammys, 112 músicas nas paradas de sucesso (fazendo dela a mulher com mais músicas nas paradas de sucesso de todos os tempos) e já vendeu mais de 75 milhões de discos em todo o mundo. Ela também foi a primeira mulher no Hall da Fama do Rock e foi classificada em 1º lugar na lista dos Maiores Cantores de Todos os Tempos da Rolling Stone. A Sra. Franklin continua se apresentando até hoje, incluindo a posse do presidente Barack Obama em 2009. Se isso não vale um pouco de R-E-S-P-E-I-T-O, eu não sei o que vale.

19. Nina Mae McKinney em 1949

John D. Kisch / Getty Images

Muitas vezes chamada de a primeira estrela negra do cinema, Nina fez seu nome atuando no período de pós-guerra no teatro, cinema e televisão. Suas características impressionantes fizeram dela um sucesso na Europa, onde eles a chamavam de a Greta Garbo negra. Seu trabalho ajudou a definir as bases para outras atrizes como Dorothy Dandridge e Lena Horne a interpretarem papéis de “negras tentadoras”.

20. Theresa Harris em 1940

John D. Kisch / Getty Images

Ela atuou, dançou e cantou em muitos filmes como Para Amar e Ser Amada, Serpente de Luxo e Namoradeira Profissional. Ela é a inspiração por trás da peça de 2011 “By the Way, Meet Vera Stark”.

21. Roberta Flack em 1969

Jack Robinson / Getty Images

Ela foi a primeira cantora a ganhar o Grammy de Gravação do Ano duas vezes consecutivas e foi conhecida por seus sucessos de 1º lugar, como “The First Time Ever I Saw Your Face”, “Killing Me Softly with His Song” e “Feel Like Makin’ Love”, além de seus muitos duetos com Donny Hathaway.

22. Tammi Terrell (data desconhecida)

Rb / Redferns

Se você estiver querendo saber a quem agradecer pelas noites de karaokê gastas cantando “Ain’t No Mountain High Enough”, é a essa mulher aqui. Ela e uma série de duetos de Marvin Gaye são lendários, e ela foi definitivamente tirada de nós muito cedo. Além disso, seu delineador é tão perfeitamente alado que um anjo deve ter ajudado a aplicá-lo cada vez que ela pisou no palco.

-+=
Sair da versão mobile