5 coisas que você deve saber para elaborar um plano de aprendizado

FONTEUniversia Brasil
Imagem: Getty Images
Imagem: Getty Images

5 coisas que você deve saber para elaborar um plano de aprendizado. Se você deseja que seus alunos possam aprender mais em menos tempo, isso é possível por meio de um plano de aprendizado. Porém, para que você consiga elaborar um plano eficaz, é imprescindível que você mantenha 5 coisas em mente. São elas:

1 – Priorize

Priorizar as tarefas e conteúdos realmente importantes é a chave para que seus alunos tenham uma melhor experiência de aprendizado. Mostre a eles quais são os tópicos mais importantes para a sua formação, diga quais assuntos serão mais cobrados nos trabalhos e provas e os ensine a perceber quais são as prioridades. Além de otimizar o tempo de estudos, a capacidade de definir as tarefas são importantes é útil também para a vida profissional.

2 – Hierarquia

Nunca se esqueça de que você é o professor e, por isso, é a figura de autoridade na sala de aula. Isso não impede que você tenha um bom relacionamento com os alunos, porém, não esqueça a importância da hierarquia na sala de aula. O seu papel, como líder, é guiar todos os estudantes para o mesmo objetivo, contornar possíveis problemas e ajudá-los quando eles tiverem dúvidas.

3 – Atividades

É essencial que as suas aulas contenham atividades que instiguem os alunos a aprender. Não crie planos de aula que consistam com você falando, em pé, e os alunos sentados e olhando para a lousa. Essas aulas são cansativas e até mesmo tediosas para os alunos atuais. Tente sempre, quando possível, trazer novidades para eles e propor trabalhos mais modernos, criativos e interativos.

4 – Habilidades

Se você se preocupa em fornecer uma boa formação para os seus alunos, lembre-se que a sua matéria é somente um dos assuntos importantes. Para que um estudante esteja preparado para o mercado de trabalho, você deve desenvolver outras habilidades neles, como o trabalho em equipe, criatividade e responsabilidades. Elabore exercícios e atividades que além de ensiná-lo sobre o assunto da aula também ajudem a torná-los profissionais melhores.

5 – Feedback

Dentro do seu plano de aulas é essencial que você reserve um espaço para o feedback. Seus alunos devem se sentir confortáveis para dizer o que acham da sua aula e é importante que você os escute. No final de cada bimestre, veja se os objetivos foram alcançados e faça uma autoanálise das suas aulas.

-+=
Sair da versão mobile