7 atrizes que escolheríamos para o papel de Nina Simone em vez de Zoe Saldana

 

No ano passado, o documentário indicado ao Oscar What Happened, Miss Simone? arrebatou mentes e corações ao apresentar a intensa trajetória de Nina Simone. Nos próximos meses, os holofotes se voltam novamente à diva, agora por meio de uma obra ficcional da diretora estreante Cynthia Ann Mort.

Nina chegará aos cinemas norte-americanos no final de abril. Você confere o pôster oficial aqui e o primeiro trailer aqui.

nina simone - zoe saldena

Controverso, o filme enfrenta dificuldades desde a pré-produção, iniciada em 2012. Por discordar do roteiro e foco da história, a filha da cantora, Lisa Simone, decidiu não colaborar com a produção.

Já em relação ao casting, de início, Mary J. Blide havia sido escalada para estrelar o longa, mas deixou o projeto por dificuldades de conciliar a agenda. A atriz Zoe Saldana então assumiu o papel.

A escolha da atriz, que tem o tom de pele mais claro que o de Nina, foi fortemente criticada. Uma nova polêmica surgiu assim que o trailer foi divulgado e viu-se que Zoe teve de escurecer a pele e usar uma prótese nasal para fazer o filme.

Todos esses fatores reascenderam uma série de discussões sobre o embranquecimento de personagens e o racismo em Hollywood. O assunto ganhou novos contornos nesta quinta-feira (3), quando a família da cantora se manifestou negativamente, pelo Twitter, sobre o filme.

Para divulgar o vídeo, Zoe publicou no Twitter: “Vou lhe dizer o que liberdade é para mim: não ter medo #NinaSimone”. A conta oficial de Nina Simone respondeu: “História legal, mas, por favor, tire o nome de Nina de sua boca. Pelo resto de sua vida”.

Em tempos de avanço do empoderamento negro, acreditamos que essa discussão é importante.

Nina Simone teve uma biografia também marcada justamente pela luta em prol dos direitos da população negra. E o tom de sua pele preta deveria, sim, ser levado em consideração na escolha da atriz que a representaria neste projeto.

Para ampliar a discussão, sugerimos a seguir 7 atrizes tão talentosas quanto Zoe Saldana, que representariam muito bem Nina Simone na telona – sem a necessidade do recurso de black face.

1. Alfre Woodart 

Já estrelou Desperate HousewivesTrue Blood e 12 Anos de Escravidão.

2. Danai Gurira

Já estrelou Law & OrderO Visitante The Walking Dead

3. Fantasia Barrino

 A cantora venceu a terceira edição do reality American Idol e também estrelou O Mordomo da Casa Branca.

4. Uzo Aduba

Precisamos falar que a Crazy Eyes de Orange is The New Black é maravilhosa? <3

5. Lupita Nyong’ o

Além de ser ícone fashion, a atriz estrelou 12 anos de Escravidão (que lhe rendeu um Oscar), Sem Escalas Star Wars: O Despertar da Força.

6. Lauryn Hill

Cantora fora de série e vencedora de 5 Grammys, ela brilhou como atriz lá na década de 1990 em Mudança de Hábito 2.

7. Viola Davis

Ela simplesmente a escolha PERFEITA para um papel de Nina no cinema, no teatro ou em qualquer outro projeto audiovisual. Ah, só pra constar, já estrelou Histórias CruzadasDúvida e How to Get Away With Murder.

Faltou alguma outra boa indicação? Compartilhe com a gente nos comentários!

-+=
Sair da versão mobile