A luta abolicionista e o papel do negro na construção da própria história

O movimento abolicionista é exemplo de nossa resistência aconteceu e ainda acontece durante todo o nosso período na diáspora.

Por Tulio Custódio Do Huff post Brasil

O 13 de Maio é sempre lembrado com muita suspeita por muitos de nós, pessoas engajadas na luta anti racista no Brasil. Por ser uma data que, apesar de marcar oficialmente o fim da escravatura no Brasil, em 1888, é também uma data que está aliada a um discurso ainda corrente da democracia racial. Uma data, portanto, que tem sido historicamente ligada ao protagonismo branco — no caso da Princesa Isabel, que assinou a Lei Áurea — para o fim da escravidão.

Acredito ser importante lembrarmos que a resistência negra também esteve presente de forma protagonista na luta pelo abolicionismo

Os movimentos negros durante todo o século XX lutaram ferrenhamente para que houvesse um deslocamento semântico da importância que essa data teria para nós, negros, como memória de liberdade e luta contra racismo, para uma data que refletisse isso. Nessa esteira, a data de 20 de Novembro — aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, tido como um dos maiores líderes quilombolas da História — ganhou protagonismo de representação e se tornou nossa data oficial do Dia da Consciência Negra.

Essa data do 20 de Novembro é fundamentalmente importante para estabelecimento da memória e do legado negro no Brasil, para que possa existir uma herança de nós, sobre nós e feita por nós: da nossa resistência frente à realidade de 4 séculos de exploração escravista e desumanização. E que, apesar da abolição, não foram plenamente resolvidas com amanhecer das Repúblicas, que trouxeram em seu pacote e plano de desenvolvimento histórico, a subcidadania, o racismo institucional e as práticas diárias e constantes de violências, todas estruturantes de um genocídio epistemológico, cultural, social e físico do contingente negro — essa pequena parcela de 52% da população brasileira.

Tudo isso é muito importante, mas não podemos esquecer que a luta abolicionista foi nossa também.

Porém, acredito ser importante lembrarmos que a resistência negra também esteve presente de forma protagonista na luta pelo abolicionismo. Apesar de pesquisas acadêmicas demonstrarem com sofisticada reconstituição histórica isso, no plano do debate público e até bandeiras de luta, ainda estamos de certo modo apegados às formas de resistência vinculadas ao modelo dos quilombos do período colonial, da atividade dos movimentos negros e lideranças que marcaram século XX ou ainda das manifestações das culturas negras (presentes na chamada “cultura popular” — oras, sabemos de sua origem! — e nas religiões afro-brasileiras). Tudo isso é muito importante, mas não podemos esquecer que a luta abolicionista foi nossa também.

O movimento abolicionista, como bem demonstrado no último trabalho da socióloga Angela Alonso, fora o que podemos um dos primeiros movimentos sociais brasileiros. Em seu livro “Flores, Votos e Balas — O movimento abolicionista brasileiro (1868–88)”, Alonso demonstra como movimento abolicionista lançou mão de diversas táticas para implementar suas pautas na ordem social e política nacionais, e obter êxito em suas demandas. Seja através da política, da cultura e das artes ou enfrentamento armado direto, a luta do movimento abolicionista por cerca de 20 anos construiu um cenário político favorável para que em 1888 a Lei Áurea, através de muita pressão, pudesse existir.

O movimento abolicionista é exemplo de nossa resistência aconteceu e ainda acontece durante todo o nosso período na diáspora.

Aliás, e gosto particularmente desse detalhe quando lemos nos livros: quando se observa as negociações nos gabinetes políticos e a reação da imprensa abolicionista aos seus contrários, quase em nada (com boa dose de crítica para evitarmos anacronismos desnecessários) perdemos para o que vemos na política atual: negociação atrás de negociação até mesmos charges. Vale a pena ler esse trabalho.

O ponto essencial é que todo esse processo e toda existência do movimento abolicionista tivera entre suas lideranças diversas pessoas negras, em especial três figuras: Luiz Gama, André Rebouças e José do Patrocínio. Diversos negros, em grande livres ou ex-escravizados, estiveram empenhados na campanha abolicionista, no meio dessas táticas das flores, votos e balas, e portanto não devemos desconsiderar isso.

O movimento abolicionista é exemplo de nossa resistência aconteceu e ainda acontece durante todo o nosso período na diáspora. Desde os quilombos, passando pelo movimento abolicionista, as religiões afro-brasileiras, e os movimentos negros no combate contra racismo e genocídio do povo negro, nossa existência tem significado luta e resistência. E é por essa memória que podemos dizer, com crítica combativa ao apagamento histórico do negro, que o 13 de Maio também é nosso.

Toda memória sobre a nossa resistência deve ser lembrada, disseminada e celebrada, em enfrentamento a um racismo sistêmico sistêmico que torna invisível o protagonismo negro na história em todas as esferas e diminui nossa importância nos marcos da experiência histórica.

Seguimos em luta.

+ sobre o tema

Sancionada criação do Dia Nacional de Zumbi

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira (10) a...

17 mulheres negras brasileiras que lutaram contra escravidão

As mulheres que foram escravizadas no Brasil contribuiram, e...

Centro cultural celebra Dia da Consciência Negra com marcha pelo respeito à ancestralidade africana

  O Centro Cultural Orùnmilá oferece uma programação especial de...

para lembrar

Negro demais para os brancos; branco demais para os negros

Certa vez assistindo uma entrevista com a atriz e...

O falso feminismo interseccional ou o que importa é representar

Texto de Naila Chaves para as Blogueiras Feministas. Desde quando...

Parem de chamar os negros ativistas de agressivos!

Sobre negros, Era de Aquário e representações Este texto nasceu...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...
-+=