A mulher negra e o amor

FONTEPor Beatriz Nascimento, no Jornal Maioria Falante. Fevereiro - Março - 1990
Beatriz Nascimento (Foto: Arquivo Nacional)

Esta contradição histórica no terreno das idéias e do real, sabemos que impunha o poder da razão, no seu interior.

Para exemplificar a mecânica dessa ideologia na prática do pensamento ocidental onde a afirmação corresponde à afirmação corresponde à negação, reflitamos sobre esta frase por Martinho Lutero no século XVII – ” a razão é uma mulher astuta” . Contraporíamos : logo, é preciso que seja aprisionada pelo homem e expressada como atributo masculino, só assim pode ser dominante .

Por esse pensamento formulado, a mulher seria um homem, embora não sendo total. Seria ciclicamente homem, conforme seu próprio ciclo natural(puberdade e maternidade). Fora desses estados, sua capacidade de trabalho estaria a reboque da necessidade do desenvolvimento econômico (mão de obra anexada ou excludente de acordo com as variações da Economia) . Fora desses espaços, ou mesmo aí ela não o é . Será a razão de lugar, ou exercerá sua razão fora do campo produtivo .

Vai recobrir a mulher a moral totalizadora, seja enquanto agente ou enquanto submetida . Revestir- se à de fantasias, de sonhos, de utopias, de eroticidade não satisfeita e estagnada pela condição específica da sua arquitetura física e psicossocial.

Dentro desse arcabouço, qualquer expressão do feminino é revestido pela instituição da moral. Representa em si a desigualdade caracterizada pelos conflitos entre submissão X dominação; atividade X passividade, infantilização X maturação . A contrapartida a este estado de coisas coloca a mulher num papel desviante do processo social, onde a violência é negação de sua auto- estima .

A mulher negra na sua lua diária durante e após à Escravidão no Brasil, foi contemplada como mão- de obra, na maioria das vezes não qualificada .

Num país em que só nas últimas décadas desse século, o trabalho passou a ter significado dignificante, o que não acontecia antes, devido ao estigma da escravatura, reproduz -se na mulher negra “um destino histórico” .

É ela quem desempenha, em sua maioria, os serviços domésticos, os serviços em empresas públicas e privadas recompensadas por baixíssimas remunerações . São de fato empregos onde as relações de trabalho avocam as mesmas da Escravocracia.

A profunda desvantagem em que se encontra a maioria da população feminina, repercute nas suas relações com o outro sexo. Não há noção de paridade sexual entre ela e os elementos do sexo masculino . Essas relações são marcadas mais por um desejo de exploração por parte do homem, do que pelo desejo amoroso do repartir afeto, assim como material. Via de regra, nas camadas mais baixas da população cabe a mulher negra o verdadeiro eixo econômico onde gira a família negra . Essa família, grosso modo, não obedece os padrões patriarcais, muito menos os padrões modernos de constituição nuclear.

São da família todos aqueles (filhos, maridos, parentes) que vivem as dificuldades de uma extrema pobreza .

Quanto ao homem negro, geralmente, desempregado profissionalmente por força de contingências históricas e raciais, tem na mulher negra economicamente ativa um meio de auxílio à sua sobrevivência, quando não à própria sobrevivência, já que à mulher se impõe, como sabemos, dupla jornada.

Entretanto, nem todas as mulheres negras estão nesta condição. Quando ela escapava para ouras formas de alocação de mão- de obra, dirigem – se, ou para profissões que requerem uma educação formal ou para a arte (a dança). Nestes papéis elas se tornam verdadeiras exceções sociais . Mesmo aqui, continua com o papel de mantenedora, na medida em que, numa família preta são poucos os indivíduos a cruzarem a barreira da ascensão social. Quando cruzam, variadas gamas de discriminação racial dificultam os encontros da mulher preta, seja com homens pretos, sejam de outras etnias.

Por exemplo: uma mulher preta que atinge determinado padrão social, no mundo atual, requer cada vez mais relações de parceria, o que pode recrudescer as discriminações a essa mulher específica . Pois numa sociedade organicamente calçada no individualismo tende a massificar e serializar as pessoas, distanciando o distanciando o discriminado das fontes de desejo e prazer.

A parceria, elemento de complementação em que todas as relações, inclusive as materiais, é obstruída e restringida na relação amorosa da mulher.

Quanto mais a mulher negra se especializa profissionalmente numa sociedade desse tipo, mais ela é levada a individualizar- se . Sua rede de relações também se especializa. Sua construção psíquica, forjada no embate entre a sua individualidade e a pressão da discriminação racial, muitas vezes surge o impedimento à atração do outro, na medida em que este, habituado aos padrões formais de relação dual, teme a potência dessa mulher . Também ela, por sua vez, acaba por rejeitar esses outros, homens, masculinos, machos. Já não aceitará uma proposta de dominação unilateral .

Desse modo, ou permanece solidária, ou liga – se a alternativas, onde os laços de dominação possam ser afrouxados . Convivendo em uma sociedade pluri-racial, que privilegia padrões estéticos femininos como ideal de um maior grau de embranquecimento, (desde a mulher mestiça até à branca), seu trânsito afetivo é extremamente limitado. Há poucas chances para ela numa sociedade em que a atração sexual está impregnada de modelos raciais, sendo ela representante da etnia mais submetida. Sua escolha por parte do homem passa pela crença de que seja mais erótica ou mais ardente sexualmente que as demais, crença relacionadas às características do seu físico, muitas vezes exuberantes. Entretanto quando trata- se de um relacionamento institucional, a discriminação étnica funciona como um impedimento, mais reforçado à medida que essa mulher alça uma posição de destaque social, como nos referimos acima.

No contexto em que se encontra cabe a essa mulher a desmistificação do conceito de amor, transformando este em dinamizador cultural e social (envolvimento na atividade política, por exemplo), buscando mais a paridade entre os sexos do que a “igualdade iluminista” . Rejeitando a fantasia da submissão amorosa, pode surgir uma mulher preta participante, que não reproduza o comportamento masculino autoritário, já que se encontra no oposto deste, podendo assim, assumir uma postura crítica intermediando sua própria história e seus ethos . Levantaria ela a proposta de parcerias nas relações sexuais que, por fim, se distribuiria nas relações sociais mais amplas.

 

-+=
Sair da versão mobile